A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Apresentação SÍNDROME DE BURNOUT Waldemir S. Borba Júnior.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Apresentação SÍNDROME DE BURNOUT Waldemir S. Borba Júnior."— Transcrição da apresentação:

1 Apresentação SÍNDROME DE BURNOUT Waldemir S. Borba Júnior

2 CONHECENDO A SÍNDROME DE BURNOUT
BREVE HISTÓRICO O termo Burnout foi inicialmente utilizado em 1953 em uma publicação de estudo de caso de Schwartz e Will, conhecido como ‘Miss Jones’. Neste, é descrita a problemática de uma enfermeira psiquiátrica desiludida com o seu trabalho.

3 Em 1960, outra publicação foi realizada por Graham Greene, denominada de ‘A Burn Out Case’, sendo relatado o caso de um arquiteto que abandonou sua profissão devido aos sentimentos de desilusão gerados pela mesma. Os sintomas e sentimentos descritos pelos dois profissionais são os que se conhece hoje como burnout (Maslach e Schaufeli, 1993).

4 Em 1974, Herbert Freudenberger, médico psicanalista, descreveu o fenômeno como um sentimento de fracasso e exaustão, causado por um excessivo desgaste de energia e recursos. Complementou seus estudos entre e 1977, incluindo em sua definição comportamentos de fadiga, depressão, irritabilidade, aborrecimento, perda de motivação, sobrecarga de trabalho, rigidez e inflexibilidade (Perlman e Hartman, 1982).

5 Estudos pelo mundo e no Brasil

6 Estresse - esgotamento pessoal que interfere na vida do indivíduo, mas não necessariamente na relação com o trabalho. síndrome que envolve atitudes e condutas negativas com os usuários, clientes, organização e trabalho. Burnout -

7 Síndrome de Burnout Exaustão Emocional (EE) Despersonalização (DP)
Envolvimento com o Trabalho (ET)

8 Inventário Burnout de Maslach
DECLARAÇÕES FAIXA DE BURNOUT 1. Sinto-me emocionalmente esgotado(a) com meu trabalho. 2. Sinto-me esgotado(a) no final de um dia de trabalho. 3. Sinto-me cansado(a) quando me levanto pela manhã e preciso encarar outro dia de trabalho Exaustão emocional 4. Trabalhar o dia todo é realmente motivo de tensão para mim. 5. Sinto-me acabado(a) por causa do meu trabalho. 6. Só desejo fazer o meu trabalho e não ser incomodado(a). 7. Tornei-me menos interessado(a) no meu trabalho desde que assumi esse cargo. 8. Tornei-me menos interessado(a) com meu trabalho Despersonalização 9. Tornei-me mais descrente sobre se o meu trabalho contribui para algo ou alguma coisa. 10.Duvido da importância do meu trabalho. 11.Sinto-me entusiasmado(a) quando realizo algo no meu trabalho Envolvimento 12.Realizei muitas coisas valiosas no meu trabalho com o 13.Posso efetivamente solucionar problemas que surgem no meu trabalho trabalho 14.Sinto que estou dando uma contribuição efetiva à organização onde trabalho. 15.Na minha opinião, sou bom (boa) no que faço. 16.No meu trabalho, me sinto confiante de que sou eficiente e capaz de fazer com que as coisas aconteçam. FREQUÊNCIA 0 = Nunca 1 = Raramente no ano 4 = Uma vez por semana 2 = Algumas vezes no ano 5 = Algumas vezes durante a semana 3 = Algumas vezes durante o mês 6 = Todo dia

9 As leis brasileiras de auxílio ao trabalhador já contemplam o burnout
As leis brasileiras de auxílio ao trabalhador já contemplam o burnout. No Anexo II do Decreto nº3048/99 ao se referir aos transtornos mentais e do comportamento relacionado com o trabalho (Grupo V da CID-10), o inciso XII aponta a sensação de estar acabado (síndrome de burn-out, síndrome do esgotamento profissional) (Z73.0) (Ministério da Saúde, 1999).

10 Estatísticas Nos Estados Unidos, o estresse e problemas relacionados, como é o burnout, provocam um custo anual para as organizações que é acima de $150 bilhões (Donatelle e Hawkins, 1989).

11 As implicações financeiras da síndrome de burnout podem estar relacionadas com a insatisfação, absenteísmo, rotatividade e aposentadoria precoce (World Health Organization, 2003).

12 Estudos 70% dos médicos não fazem check-up com regularidade (Miller; McGowen,2000). Os médicos apresentam baixa adesão aos tratamentos prescritos pelos seus colegas(Tokarz et al., 1979). Automedicam-se (Miller;McGowen,2000).

13 Estudos A doença psiquiátrica em médicos tem uma prevalência superior à da população geral — 47% têm um rastreio positivo para doença mental lata e 29% sintomas clínicos de depressão (Scott e Hawk, 1986).

14 Estudos Os suicídios representam 38% das mortes prematuras em médicos, no mundo inteiro, e são quatro vezes superiores nas mulheres relativamente à população geral. Inclusive os suicídios em médicas são superiores aos existentes em qualquer outro grupo profissional (Arnetz et al., 1987).

15 Estudos Constata-se que os médicos recorrem aos tóxicos para aliviarem o sofrimento emocional — 12% a 14% dos médicos abusam de álcool ou dependem de tóxicos(Talbott et al ).

16 Estudos Os médicos têm frequentes conflitos familiares e divorciam-se vinte vezes mais do que a população geral (Gabbard e Menninger 1988).

17 Estudos Foi evidenciado no Canadá que enfermeiros possuíam uma das taxas mais altas de licenças médicas entre todos os trabalhadores, o que se devia, principalmente ao burnout (Shamian et al., 2003).

18 Estudos Comparados com gestores, os médicos têm um nível superior dos hormônios do estresse. Comparados com dentistas e profissionais de direito, apresentam aumento na incidência de enfarte de miocárdio e angina e morrem mais precocemente (Scott e Hawk, 1986).

19 Estudos Na Grã-Bretanha um terço dos médicos considera a violência um grave problema no trabalho, tendo 95% sido vítimas de agressões nos últimos doze meses; contudo, só 2% a 4% reportam oficialmente o problema (Reuters, 2003).

20 Estudos Em Portugal, a Direção-Geral da Saúde realizou uma pesquisa em que 81% de unidades hospitalares e 77% dos centros de saúde revelaram ter registrado casos de violência sobre profissionais de saúde e as vítimas são predominantemente médicos (66%). A maioria decorre das ameaças e agressões verbais; no entanto, a agressão física está também patente em 54% dos casos, assim como os danos contra o patrimônio pessoal.

21 Perfil profissional A escolha da Medicina, em alguns casos, seria uma resposta adaptativa à uma vivência de fragilidade e baixa auto-estima levando à disfunções profissionais, como relação simbiótica com os doentes ou afastamento emocional dos mesmos (Vaillant et al., 1972).

22 Reflexão Ações Reações Revisão salarial
Redimensionamento de Recursos Humanos Melhorias no local de trabalho; segurança Programa de atenção aos profissionais de saúde: ● Programas de saúde ● Capacitações Reações Diminuição da carga horária de trabalho semanal Aumento na resolutividade dos atendimentos Diminuição da violência contra os profissionais Diminuição nos índices da Síndrome de Burnout

23 Humanização na saúde Resultado
Melhoria da qualidade de vida do profissional Aumento da qualidade no atendimento Humanização na saúde

24


Carregar ppt "Apresentação SÍNDROME DE BURNOUT Waldemir S. Borba Júnior."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google