A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA. 1. A extinção de uma espécie num determinado ecossistema: a) pode provocar a extinção de outras espécies a ela relacionadas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA. 1. A extinção de uma espécie num determinado ecossistema: a) pode provocar a extinção de outras espécies a ela relacionadas."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA

2 1. A extinção de uma espécie num determinado ecossistema: a) pode provocar a extinção de outras espécies a ela relacionadas. b) não tem maiores conseqüências, pois as espécies não se relacionam entre si. c) é sempre compensada por outra, de mesmo papel ecológico. d) ocorre apenas por falta de adaptação a bruscas alterações físico-químicas e ambientais. e) apresenta variações diferentes das citadas nas alternativas anteriores.

3 Extinção e Ecossistema

4 1. A extinção de uma espécie num determinado ecossistema: a) pode provocar a extinção de outras espécies a ela relacionadas. b) não tem maiores conseqüências, pois as espécies não se relacionam entre si. c) é sempre compensada por outra, de mesmo papel ecológico. d) ocorre apenas por falta de adaptação a bruscas alterações físico-químicas e ambientais. e) apresenta variações diferentes das citadas nas alternativas anteriores.

5 2. Associando os reinos de seres vivos abaixo assinalados com suas principais características a seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é: 1. Monera 2. Plantae 3. Fungi 4. Animalia 5. Protista (__) ausência de clorofila, seres heterótrofos, reprodução sexuada ou assexuada, esta principalmente por meio de esporos. (__) ausência de carioteca, mitocôndrias e cloroplastos, seres autótrofos ou heterótrofos. (__) seres autótrofos, pluricelulares na sua grande maioria. (__) seres heterótrofos, pluricelulares. (__) presença de carioteca e mitocôndrias, seres unicelulares, seres autótrofos ou heterótrofos. a) 3, 1, 2, 4, 5 b) 4, 1, 3, 2, 5 c) 3, 5, 2, 4, 1 d) 2, 1, 5, 3, 4 e) 5, 3, 2, 4, 1

6

7 2. Associando os reinos de seres vivos abaixo assinalados com suas principais características a seqüência correta encontrada, de cima para baixo, é: 1. Monera 2. Plantae 3. Fungi 4. Animalia 5. Protista (__) ausência de clorofila, seres heterótrofos, reprodução sexuada ou assexuada, esta principalmente por meio de esporos. (__) ausência de carioteca, mitocôndrias e cloroplastos, seres autótrofos ou heterótrofos. (__) seres autótrofos, pluricelulares na sua grande maioria. (__) seres heterótrofos, pluricelulares. (__) presença de carioteca e mitocôndrias, seres unicelulares, seres autótrofos ou heterótrofos. a) 3, 1, 2, 4, 5 b) 4, 1, 3, 2, 5 c) 3, 5, 2, 4, 1 d) 2, 1, 5, 3, 4 e) 5, 3, 2, 4, 1

8 3. A pasteurização, técnica de esterilização parcial de alimentos, como leite e os sucos industrializados, consiste em: a) aquecer a mais de 200ºC, durante 15 minutos, para destruir esporos de bactérias e fungos. b) aquecer até 75ºC e resfriar bruscamente, entre 0º e 2ºC, visando eliminar bactérias patogênicas. c) resfriar a 0ºC, durante 15 horas, que resultará em morte de todos os tipos de vírus. d) transformar o líquido em pasta, por centrifugação contínua e resfriar, para desnaturar proteínas tóxicas. e) utilizar conservantes bactericidas e fungicidas, os quais não alteram o sabor.

9

10 3. A pasteurização, técnica de esterilização parcial de alimentos, como leite e os sucos industrializados, consiste em: a) aquecer a mais de 200ºC, durante 15 minutos, para destruir esporos de bactérias e fungos. b) aquecer até 75ºC e resfriar bruscamente, entre 0º e 2ºC, visando eliminar bactérias patogênicas. c) resfriar a 0ºC, durante 15 horas, que resultará em morte de todos os tipos de vírus. d) transformar o líquido em pasta, por centrifugação contínua e resfriar, para desnaturar proteínas tóxicas. e) utilizar conservantes bactericidas e fungicidas, os quais não alteram o sabor.

11 8. Na próxima semana será iniciado o combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. O erro científico cometido na frase é: a) não existe erro na frase. b) Aedes aegypti não é o causador da dengue e sim o transmissor do vírus. c) Aedes aegypti não é mosquito e sim um percevejo. d) Aedes aegypti é o causador da malária. e) Aedes aegypti é o causador da leptospirose.

12

13 8. Na próxima semana será iniciado o combate ao mosquito causador da dengue, o Aedes aegypti. O erro científico cometido na frase é: a) não existe erro na frase. b) Aedes aegypti não é o causador da dengue e sim o transmissor do vírus. c) Aedes aegypti não é mosquito e sim um percevejo. d) Aedes aegypti é o causador da malária. e) Aedes aegypti é o causador da leptospirose.

14 1. Coelhos himalia em temperaturas de cerca de 20ºC são inteiramente brancos. Quando colocados em temperaturas de cerca de 5ºC desenvolvem pêlos pretos nas patas, orelhas e focinho. O fenômeno descrito ilustra: a) a interação do meio e do genótipo. b) o processo de seleção natural. c) a influência do ambiente na alteração do genótipo. d) a atuação do meio nas mutações. e) a transmissibilidade dos caracteres adquiridos.

15

16 1. Coelhos himalia em temperaturas de cerca de 20ºC são inteiramente brancos. Quando colocados em temperaturas de cerca de 5ºC desenvolvem pêlos pretos nas patas, orelhas e focinho. O fenômeno descrito ilustra: a) a interação do meio e do genótipo. b) o processo de seleção natural. c) a influência do ambiente na alteração do genótipo. d) a atuação do meio nas mutações. e) a transmissibilidade dos caracteres adquiridos.

17 3. O heredograma a seguir representa a herança de um par de genes entre os quais há dominância. Os símbolos escuros representam indivíduos que exibem a característica recessiva. Nesse heredograma não se pode determinar o genótipo do indivíduo. a) 1 b) 3 c) 5 d) 6 e) 7

18 A_ aa aa A_ A_ A_ A_ aaa a a a

19 3. O heredograma a seguir representa a herança de um par de genes entre os quais há dominância. Os símbolos escuros representam indivíduos que exibem a característica recessiva. Nesse heredograma não se pode determinar o genótipo do indivíduo. a) 1 b) 3 c) 5 d) 6 e) 7

20 9. Um determinado banco de sangue possui 4 litros de sangue AB, 7 litros de sangue tipo A, 1 litro de sangue tipo B e 9 litros de sangue tipo O, todos do tipo RH +. Se houver necessidade de transfussões sangüíneas para um indivíduo com sangue tipo B, Rh +, estarão disponíveis para ele, do total mencionado. a) 4 litros b) 16 litros c) 12 litros d) 13 litros e) 10 litros

21

22 9. Um determinado banco de sangue possui 4 litros de sangue AB, 7 litros de sangue tipo A, 1 litro de sangue tipo B e 9 litros de sangue tipo O, todos do tipo Rh +. Se houver necessidade de transfussões sangüíneas para um indivíduo com sangue tipo B, Rh +, estarão disponíveis para ele, do total mencionado. a) 4 litros b) 16 litros c) 12 litros d) 13 litros e) 10 litros

23 2. Quanto às hipóteses e idéias sobre a origem da vida assinale a alternativa correta. a) na origem por evolução química a vida teria surgido de forma espontânea em nosso planeta. b) segundo o criacionismo os seres evoluíram a partir de um procarionte. c) a hipótese mais aceita na atualidade é a da origem extraterrestre. d) o bioquímico Miller não conseguiu demonstrar, por meio de experimentos as idéias de Oparin. e) é de comum acordo entre os cientistas que na atmosfera primitiva já existia gás oxigênio.

24

25

26

27 2. Quanto às hipóteses e idéias sobre a origem da vida assinale a alternativa correta. a) na origem por evolução química a vida teria surgido de forma espontânea em nosso planeta. b) segundo o criacionismo os seres evoluíram a partir de um procarionte. c) a hipótese mais aceita na atualidade é a da origem extraterrestre. d) o bioquímico Miller não conseguiu demonstrar, por meio de experimentos as idéias de Oparin. e) é de comum acordo entre os cientistas que na atmosfera primitiva já existia gás oxigênio.

28 8. Observe a ilustração abaixo e assinale a alternativa incorreta: a) a figura representa a fórmula geral de um aminoácido. b) o que diferencia um aminoácido do outro é o seu radical. c) existem 20 tipos de aminoácidos. d) um conjunto de aminoácidos forma um polipeptídio. e) chamamos de síntese por desidratação a quebra de dois aminoácidos.

29

30 Ligação Pepitídica

31 8. Observe a ilustração abaixo e assinale a alternativa incorreta: a) a figura representa a fórmula geral de um aminoácido. b) o que diferencia um aminoácido do outro é o seu radical. c) existem 20 tipos de aminoácidos. d) um conjunto de aminoácidos forma um polipeptídio. e) chamamos de síntese por desidratação a quebra de dois aminoácidos.

32


Carregar ppt "PROF. VALDIRAN WANDERLEY DE SOUZA. 1. A extinção de uma espécie num determinado ecossistema: a) pode provocar a extinção de outras espécies a ela relacionadas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google