A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Química Prof. Lays Omena. Tabela Periódica H i s t o r i n h a s.... As Tríades de Johann W. Döbereiner; As Oitavas de Newlands (Massas Atômicas) Classificação.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Química Prof. Lays Omena. Tabela Periódica H i s t o r i n h a s.... As Tríades de Johann W. Döbereiner; As Oitavas de Newlands (Massas Atômicas) Classificação."— Transcrição da apresentação:

1 Química Prof. Lays Omena

2 Tabela Periódica

3 H i s t o r i n h a s.... As Tríades de Johann W. Döbereiner; As Oitavas de Newlands (Massas Atômicas) Classificação de Mendeleiev; (Massas Atômicas) Classificação Periódica Moderna = Lei da Periodicidade de Moseley. (Nº Atômico).

4 Conhecendo a Tabela Periódica... Famílias: Linhas Verticais Família A Elementos Representativos; Família B Elementos de Transição; Períodos: Linhas horizontais São 7 períodos. Cada um deles corresponde a uma camada da Eletrosfera.

5 1º Período = K 2º Período = L 3º Período = M 4º Período = N 5º Período = O 6º Período = P 7º Período = Q

6

7 Identificando os blocos da tabela....

8

9 1. Em relação à tabela periódica, fazem-se as seguintes afirmações. Marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( ) É a relação dos elementos químicos conhecidos, ordenada na sequência crescente de suas massas atômicas. ( ) É ordenada segundo a sequência dos números atômicos dos elementos. ( ) Estrutura-se em 7 períodos e 18 famílias. ( ) Mostra para cada elemento: símbolo, número atômico e massa atômica. ( ) Segue a ordem de descoberta dos elementos químicos. ( ) Permite prever o comportamento de elementos da mesma família. ( ) Classifica os elementos em três grandes grupos: elementos representativos, elementos de transição e gases nobres.

10 1. Em relação à tabela periódica, fazem-se as seguintes afirmações. Marque V para as verdadeiras e F para as falsas: ( F ) É a relação dos elementos químicos conhecidos, ordenada na sequência crescente de suas massas atômicas. ( V ) É ordenada segundo a sequência dos números atômicos dos elementos. ( V ) Estrutura-se em 7 períodos e 18 famílias. ( V ) Mostra para cada elemento: símbolo, número atômico e massa atômica. ( F ) Segue a ordem de descoberta dos elementos químicos. ( V ) Permite prever o comportamento de elementos da mesma família. ( V ) Classifica os elementos em três grandes grupos: elementos representativos, elementos de transição e gases nobres.

11 4. (Univali-SC) – O bromato de potássio, produto de aplicação controvertida na fabricação de pães, tem por fórmula KBrO3. Os elementos que o constituem, na ordem indicada na fórmula, são das famílias dos: a) alcalinos, halogênios e calcogênios b) halogênios, calcogênios, alcalinos. c) Calcogênios, halogênios, alcalinos d) Alcalinos-terrosos, calcogênios, halogênios. e) Alcalinos-terrosos, halogênios, calcogênios.

12

13 4. (Univali-SC) – O bromato de potássio, produto de aplicação controvertida na fabricação de pães, tem por fórmula KBrO3. Os elementos que o constituem, na ordem indicada na fórmula, são das famílias dos: a) alcalinos, halogênios e calcogênios b) halogênios, calcogênios, alcalinos. c) Calcogênios, halogênios, alcalinos d) Alcalinos-terrosos, calcogênios, halogênios. e) Alcalinos-terrosos, halogênios, calcogênios.

14 5. (CeuB-DF) O aço tem como um dos componentes que lhe dá resistência e ductibilidade o elemento vanádio; sobre o vanádio (Z = 23) podemos afirmar que seu subnível mais energético e seu período são respectivamente: a) 4s2 e 4º período. b) 4s2 e 5º período. c) 3d3 e 4º período. d) 3d3 e 5º período. e) 4p3 e 4º período.

15

16 5. (CeuB-DF) O aço tem como um dos componentes que lhe dá resistência e ductibilidade o elemento vanádio; sobre o vanádio (Z = 23) podemos afirmar que seu subnível mais energético e seu período são respectivamente: a) 4s2 e 4º período. b) 4s2 e 5º período. c) 3d3 e 4º período. d) 3d3 e 5º período. e) 4p3 e 4º período.

17 6. (UFPA) Considere um determinado elemento químico cujo subnível mais energético é o 5s2. seu número atômico e o grupo em que está localizado na tabela periódica são, respectivamente: a) 20; 1A b) 20; 2A c) 38; 2A d) 38; 1A e) 39; 2A

18

19 6. (UFPA) Considere um determinado elemento químico cujo subnível mais energético é o 5s2. seu número atômico e o grupo em que está localizado na tabela periódica são, respectivamente: a) 20; 1A b) 20; 2A c) 38; 2A d) 38; 1A e) 39; 2A

20 Propriedades Aperiódicas São aquelas cujos valores só AUMENTAM ou só DIMINUEM com o número ATÔMICO. Ex: Massa Atômica Calor específico – de um elemento no estado sólido SEMPRE diminui com o AUMENTO do número atômico. C = Q elevar em 1ºC a temperatura de 1g.

21 Propriedades Periódicas São aquelas que se repetem a cada período. Vejamos algumas delas:

22 Raio Atômico

23 3. (Cesgranrio-RJ) Considerando um grupo ou família na tabela periódica, podemos afirmar em relação ao raio atômico: a) Aumenta com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de camadas. b) Aumenta à medida que aumenta o número de elétrons do nível L. c) Não sofre influência da variação do número atômico. d) Diminui à medida que aumenta o número atômico, devido ao aumento da força de atração do núcleo. e) Diminui com o aumento do número atômico, devido ao aumento do número de elétrons.

24


Carregar ppt "Química Prof. Lays Omena. Tabela Periódica H i s t o r i n h a s.... As Tríades de Johann W. Döbereiner; As Oitavas de Newlands (Massas Atômicas) Classificação."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google