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UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE PÓLO DE RIBEIRÓPOLIS-SE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIAGNÓSTICO.

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1 UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE PROJETO SALA VERDE PÓLO DE RIBEIRÓPOLIS-SE PREFEITURA MUNICIPAL DE RIBEIRÓPOLIS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DIAGNÓSTICO AMBIENTAL DO MUNICÍPIO DE RIBEIRÓPOLIS-SE OBJETIVOS - Geral: Diagnosticar as áreas ambientais degradadas e vulneráveis no município de Ribeirópolis-Se. - Específicos: * Averiguar o estágio de sustentabilidade do uso e ocupação do solo; * Avaliar o papel do Estado em todas as suas instâncias quanto as questões ambientais; * Analisar o fator cultural da comunidade de Ribeirópolis quanto ao impulso e condições de uso do meio ambiente local. METODOLOGIA Para atingir os objetivos propostos referente a este projeto de pesquisa, serão desenvolvidos os seguintes procedimentos metodológicos: 1 - Na primeira fase, faremos o levantamento e fichamento bibliográfico de livros, teses, dissertações, periódicos, artigos, etc., sobre a temática ambiental, que servirão para construir a nossa fundamentação teórica, acrescida de publicações sobre o município. 2 - Também será realizada a coleta de dados no Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), na Secretaria de Estado do Planejamento e da Ciência e Tecnologia (SEPLANTEC), no Departamento Agropecuário de Sergipe (DEAGRO), no Departamento Nacional de Produção Mineral (DNPM), na Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (EMBRAPA) e na SUDENE; 3 - Realização de trabalho de campo com a população do município, que possibilitará uma melhor compreensão da área de estudo, já que as informações empíricas transportam o pesquisador para a realidade estudada. Fotografaremos e faremos o mapeamento do uso do solo que facilitará a compreensão do território e suas relações, e por fim, o levantamento quantitativo e qualitativo dos dados. RESULTADOS ESPERADOS Identificar as áreas degradadas e vulneráveis a fim de propor políticas públicas no sentido de implementar técnicas sustentáveis de uso e ocupação do solo, e uma Educação Ambiental de forma que a comunidade local possa contribuir na conservação e recuperação do meio ambiente. INTRODUÇÃO Os estudos ambientais constituem uma das preocupações das últimas décadas em função do avanço do sistema capitalista e da degradação do meio ambiente, tornando-se importante conhecer sua dinâmica, a fim de fornecer subsídios para a elaboração de uma política de ocupação territorial que aproveite de modo racional os recursos naturais. A complexidade dos problemas ambientais exige mais do que medidas pontuais que busquem resolver problemas a partir de seus efeitos, ignorando ou desconhecendo suas causas. A questão ambiental deve ser tratada de forma global, considerando que a degradação ambiental é resultado de um processo social, determinado pelo modo como a sociedade apropria-se e utiliza-se dos recursos naturais. Não é possível resolver os problemas ambientais de forma isolada. É necessário introduzir uma nova abordagem decorrente da compreensão de que a existência de certa qualidade ambiental está diretamente condicionada ao processo de desenvolvimento adotado pelas nações e por cada indivíduo. O projeto em tela justifica-se pela necessidade de identificar as áreas degradadas e vulneráveis no município de Ribeirópolis-Se (Figura 01), a fim de conhecer melhor o meio ambiente e trabalhar a Educação Ambiental de forma global e local, propondo mudanças de comportamento para que o poder público e a comunidade possa fazer sua parte, usando os recursos naturais de forma equilibrada e correta. Alaine DArc Góis, Creunice Leite da Silva, Evandro Barbosa Portela, Michele Feitosa Lima, Roseilde Almeida dos Santos, Simone de Oliveira Santana. Orientadora: Profª Drª Maria Inês Oliveira Araújo. FIGURA 01. MAPA DE SERGIPE 2005 Figura 02. Açude Cajueiro/Ribeirópolis- Se. Foto: Prefeitura Municipal, Figura 03. Lixeira da Fazendinha Ribeirópolis-Se. Foto: JESUS, REFERENCIAL TEÓRICO BERTRAND, Fréderic. As relações homem-natureza no quadro dos litorais atlânticos. RAEGA. Curitiba: Editora da UFPR, ano IV,V.4, 2000, p DREW, David. Processos interativos homem-meio ambiente. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, DIAS, Genebaldo Freire. Educação ambiental: princípios e práticas. São Paulo:GAIA,2000. Figura 04. Esgoto sem tratamento Ribeirópolis-Se. Foto: JESUS, 2009.


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