A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ILÍADAILÍADA. AUTOR Homero – Séc. VIII a.C (Estimativa) Nasceu na cidade grega de Khíos ou na turca Esmirna Viveu na zona colonial Jônica (Estimativa)

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ILÍADAILÍADA. AUTOR Homero – Séc. VIII a.C (Estimativa) Nasceu na cidade grega de Khíos ou na turca Esmirna Viveu na zona colonial Jônica (Estimativa)"— Transcrição da apresentação:

1 ILÍADAILÍADA

2 AUTOR Homero – Séc. VIII a.C (Estimativa) Nasceu na cidade grega de Khíos ou na turca Esmirna Viveu na zona colonial Jônica (Estimativa) Poeta da Grécia Antiga Possuía Deficiência visual Dúvidas sobre sua existência Obras atribuídas: Odisséia e Ilíada Teria morrido na Ilha de Íos (Estimativa) Os homens são como as ondas, quando uma geração floresce, a outra declina.

3

4 O LIVRO O poema é estruturado por versos. Compostos em hexâmetro dáctilo (o estilo convencional adotado pela poética heroica da Grécia); formados por uma sílaba longa e duas breves. Tradição oral; foi escrito apenas no século VI a.C Organizado em 24 cantos. Gênero épico ou epopeia: Narrativa em versos que apresenta um episódio heroico da história de um povo.

5 Personagens Gregos e aliados: Aquiles: Filho de Peleu e Tétis, comandante dos mirmidões. Pátroclo: amigo de Aquiles, morto por Heitor Ulisses: soberano de Ítaca Agamenon: Rei de Micenas irmão de Menelau. Ajax: Comandante aqueu do contingente salaminho. Helena: Filha de Zeus, esposa de Menelau, amante de Páris. Menelau : marido de Helena, irmão de Agamenon Panopeu : aqueu que teve a ideia do cavalo de Troia. Briseida: filha de Briseu, prisioneira de Aquiles. Criseida : Filha de Crises, prisioneira de Agamenon.

6 Personagens Troianos e aliados: Heitor: Filho de Príamo e Hécuba, comandante supremo dos troianos. Páris: Filho de Príamo e Hécuba Eneias: filho de Afrodite, comandante dos dardâneos. Príamo: rei de Tróia, pai de Heitor e Páris. Briseida: filha de Briseu, prisioneira de Aquiles. Criseida : Filha de Crises, prisioneira de Agamenon.

7 Personagens Principais Deuses: POSÊIDON: Deus do mar, tempestades e terremotos. ATENA: Deusa da sabedoria; Habilidosa e especialista nas artes e na guerra. HADES: Deus dos mortos (não é mau). HERA: Mulher de Zeus e rainha do Olimpo; é a deusa do matrimônio e do parto. ZEUS: Líder dos deuses. AFRODITE: Deusa do amor; a mais bela entre as deusas. HEFESTO: Deus do fogo e da forja. ARES: O terrível deus da guerra. APOLO: O deus da luz (Sol), das artes, da medicina e da música. ÁRTEMIS: Deusa da caça e protetora dos animais; única deusa virgem. HERMES: Deus mensageiro; protetor de viajantes.

8 HISTÓRIA *Deusa Tétis mergulhando seu filho Aquiles no poderoso Rio Estige.

9 *Páris escolhendo Afrodite como a Deusa mais bela.

10 *Páris fugindo para Tróia com Helena.

11 *Exércitos Gregos a caminho de Tróia.

12 *A fúria de Apolo.

13 *Agamenon tirando Briseida de Aquiles.

14 *Menelau e Páris lutando pela posse de Helena.

15 *Afrodite ajudando Páris na batalha

16 A guerra fica mais sangrenta.

17 *Aquiles não perdoa Agamenon

18 *Aquiles e seu melhor amigo Pátroclo

19 *A grande armadura de Aquiles feita pelo Deus Hermes.

20 *Aquiles glorioso. Heitor preso na carruagem.

21 *Páris acertando uma flecha no tornozelo de Aquiles.

22 *Cavalo de madeira utilizado para esconder soldados gregos à fim de destruir Tróia.

23 Mapa da Grécia Antiga

24 Curiosidades Ilíada e Odisseia são os 2 maiores poemas épicos da história, considerados o início da literatura narrativa ocidental. Tiveram enorme influência nas manifestações da arte, da literatura e da civilização do Ocidente, e seus personagens e sagas se tornaram símbolos e sínteses de toda a aventura humana. Estudiosos discutem a hipótese de que Ilíada pode ser a recomposição de poemas anteriores, da tradição oral, reunidos por um poeta anônimo. Ulisses, amigo de Aquiles, teve a grande ideia de construir um cavalo à fim de se infiltrar em Tróia.

25 Edições

26 Filme

27 FIM


Carregar ppt "ILÍADAILÍADA. AUTOR Homero – Séc. VIII a.C (Estimativa) Nasceu na cidade grega de Khíos ou na turca Esmirna Viveu na zona colonial Jônica (Estimativa)"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google