A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Trichomoníase.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Trichomoníase."— Transcrição da apresentação:

1 Trichomoníase

2 Características gerais
Introdução A Tricomoníase é uma doença ocasionada por um protozoário unicelular eucarionte do grupo dos triapanossomos, sendo transmitido sexualmente. Epidemiologia Agente etiológico – Trichomonas vaginalis. Hospedeiro – homem. Segundo a OMS há 170 milhões de infecções novas a cada ano. Nos países em desenvolvimento 5% dos homens para cada 15% das mulheres são portadores da tricomoniose. Características gerais O T. vaginalis trata-se de um parasito eucarionte, flagelado e anaeróbio. Possui 4 ou 5 flagelos e membrana ondulante que lhe dão mobilidade. Por não respirarem o oxigênio, utilizam seus hidrogenossomas para a produção do gás hidrogênio. O tricomonas existe apenas na forma trofozoíto, sendo simultaneamente infeccioso e ativo. Sua reprodução ocorre por divisão binária simples.

3 Morfologia 4 Flagelos livres. Membrana ondulante (flagelo aderente).
Axóstilo (microtúbulos). Núcleo único. Grânulos cromatóides. Não possui mitocôndrias.

4 Transmissão Considerada uma DST, transmitida pelo contato entre a mucosa infectada de um indivíduo para outro. As mulheres são mais afetadas pelos sintomas do que os homens, nestes, os sintomas apresentam-se entre 80% e 90% de foma assintomática. A transmissão também ocorre pela partilha de toalhas e banhos, roupas íntimas e etc.

5 Ciclo de vida Cuide de sua saúde Na mulher – após a contaminação o os sintomas manifestam-se de 3 a 20 dias, variando de mulher para mulher. No home – o trofozoíto sobrevive mais d uma semana sob o prepúcio após a relação sexual. O trofozoíto se reproduz por divisa binária.

6 Sintomas Na mulher No homem Assintomática: 25 a 50% dos casos
Vaginite aguda: Corrimento vaginal fluido abundante de cor amarelo-esverdeada e de odor fétido, prurido ou irritação vulvovaginal. Dor durante as relações sexuais. Dor ao urinar (disúria) e frequência miccional. Vaginite crônica: sintomas leves No homem Assintomática na maioria dos casos. Uretrite aguda: corrimento abundante. Sintomatologia leve: escasso corrimento, disúria, prurido Complicações (raras): epididimite, infertilidade e prostatite.

7 Diagnóstico laboratorial
Trichomonas vaginalis presente em material colhido do trato genital feminino. Examina-se uma amostra da secreção ou urina colhida da região infectada através do microscópio.

8 Diagnóstico laboratorial
Citologia - TGF Giemsa Gram

9 Tratamento e profilaxia
medicamentoso com cura em até 95 %. Ambos os parceiros também devem receber tratamento simultaneamente, onde uma única dose não é eficaz, fazendo-se necessário o uso por 7 dias. Metronidazol - Não é indicado para o tratamento de mulheres que estejam no primeiro trimestre de gravidez Já foram descritas linhagens de parasitas resistentes na Europa Uso de preservativos.


Carregar ppt "Trichomoníase."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google