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Revolução de 1930 Respostas. Revolução de 1930Revolução de 1932 Local da revolta MG, RS e o apoio de alguns estados do Nordeste. São Paulo. Grupos participantes.

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1 Revolução de 1930 Respostas

2 Revolução de 1930Revolução de 1932 Local da revolta MG, RS e o apoio de alguns estados do Nordeste. São Paulo. Grupos participantes Militares, elites dos estados de MG e do RS e setores populares. Elite paulista. Reivindicações do movimento Incentivar a produção agrícola nacional e a indústria. Realizar uma reforma política. Fim do governo provisório, novas eleições para presidência da república, autonomia estadual e elaboração de uma nova Constituição para o país. Resultados Um grupo de militares ocupou provisoriamente o governo após renúncia de Washington Luís. Getúlio Vargas foi nomeado presidente da república. A Força Pública Paulista que lutou contra as tropas federais durante 3 meses se rendeu em outubro de Apesar disso, foi nomeado um interventor paulista para o estado.

3 2. Escreva um breve texto salientando as diferenças entre a AIB e a ANL. Considere os seguintes aspectos. Pág. 144 a) Signos da siglas AIB = Ação Integralista Brasileira ANL = Aliança Nacional Libertadora. b) AIB defendia um regime totalitário, ou seja, o governo sobre o controle de tudo, eram contra um governo democrático. ANL defendia o nacionalismo das empresas estrangeiras, a reforma agrária e um governo popular, eram contra ao integralismo, ao nazismo e ao fascismo. c) AIB contra ao comunismo ANL a favor do comunismo

4 3. Responda as questões: Pág. 148 a) Criou-se o salário mínimo, proibição do trabalho para menor de 14 anos, a garantia de igualdade salarial entre homens e mulheres e a jornada diária de 8 horas de trabalho. b) a legislação trabalhista visa proteger o trabalhador contra a exploração e os abusos dos patrões e garantir direitos como férias, registro em carteira e 13 salário.

5 4. Em 1941, estreava o Repórter Esso, programa jornalístico de maior sucesso no rádio no Brasil, comente. Pág. 155 a) Entre os motivos destacam-se uma programação destinada a atingir o grande público, com linguagens mais fácil e objetiva; o interesse em dinamizar as vendas de produtos; e a criança de um meio de comunicação acessível aos analfabetos. b) Para as grandes empresas interessava a formação de uma rede de divulgação que pudesse tornar suas mercadorias mais conhecidas. O rádio possibilitava atingir de forma simultânea um grande número de pessoas, de diferentes grupos sociais. c) Com a difusão do rádio, este veículo tornou-se para grande parte da população, o mais importante meio de entretenimento e informação.

6 5. Associe cada letra ao item correspondente. Pág.145 a)Contexto em que foi decretado o Estado Novo. b)Motivo alegado para o golpe. c)Medidas imediatas ao golpe. d)Definição do Estado Novo. ( B ) Divulgou-se um suposto plano comunista para a tomada do poder, o Plano Cohen. ( C ) Partidos políticos foram fechados e os governadores dos estados substituídos por interventores. ( D ) Regime político implantado por Getúlio Vargas, caracterizado pela centralização do poder em torno do presidente e pela supressão das liberdades democráticas. ( A ) Os meios políticos encontravam-se mobilizados para a sucessão presidencial, que deveria ocorrer em 1938.

7 6. Assinale as afirmativas corretas, sobre a situação do Brasil às vésperas da Revolução de Págs. 140 a 141 a)A preponderância de São Paulo e Minas Gerais na política nacional passou a ser questionado pelas elites de outros estados do Brasil. b) O movimento de 1930 era liderado principalmente pelas oligarquias cafeeiras de São Paulo. c) A Aliança Liberal foi formada pelos estados apoiadores do governo de Washington Luís. d) O café, principal produto de exportação nacional, teve uma queda acentuada nos preços no mercado internacional devido à crise de e) Na República das Oligarquias, as fraudes eleitorais eram muito comuns. A existência do voto em aberto colaborava para isso.

8 7.Faça a questão 5 da pág.156 e leia para responder as págs. 152 e 153. a) A primeira imagem contém referencias ao patriotismo, uma das marcas do nacionalismo do governo de Vargas. A segunda imagem trata da importância da educação como principal meio de formação do cidadão. b) O Departamento de imprensa e Propaganda tinha a função de incutir o ideal nacionalista do Estado Novo nas camadas populares e médias da população, coordenando, orientando e centralizando a propaganda interna e externa; fazendo censura às produções artísticas; dirigindo o programa de radio fusão oficial do governo e organizando manifestações cívicas e patrióticas, exposições e concertos. c) A cartilha, de produção do DIP, é o retrato da propaganda governamental veiculada durante o Estado Novo voltada para jovens e crianças.

9 8. O que foi a Intentona Comunista? Pág.144 O Partido Comunista (PCB) foi colocado na ilegalidade pelo governo de Getúlio Vargas. Os comunistas se uniram a outros opositores e formaram a ANL. Os aliancistas passaram a ser a principal força de oposição ao governo Vargas, defendendo mudanças políticas e sociais profundas para o Brasil. O líder da ANL era Luís Carlos Prestes, que havia organizado e liderado, anos antes, a Coluna Prestes. Considerando uma ameaça para o Brasil, Vargas resolveu combater a ANL, proibindo suas atividades em Porém, os integrantes da ANL continuaram atuando, mesmo de forma clandestina e ilegal. E em meados de 1935 foi organizado uma revolta, e que pretendia derrubar o governo de Getúlio Vargas. O governo denominou a revolta de Intentona Comunista e usou de pretexto para decretar o estado de sítio, ou seja, suspendeu temporariamente direitos e garantias individuais.

10 9. Faça a questão 4 da pág. 150 a) A principal diferença foi a extensão do voto às mulheres, já introduzida pela Constituição de b) * Determina o voto direto e secreto. * Estabelece a obrigatoriedade do voto para os brasileiros com idade de 18 e 70 anos e o torna facultativo para os que têm entre 16 a 18 anos e mais de 70. * Elimina as restrições aos mendigos, analfabetos e militares, vetando o voto apenas aos jovens que estão prestando o serviço militar e aos estrangeiros. c) A Constituição de 1988 é a mais democrática. Ela eliminou as restrições de classe, que impediam o voto dos analfabetos e dos mendigos, reforçou o sufrágio universal e estabeleceu o voto direto e secreto. Assim, além de ampliar a população de eleitores, a Constituição de 1988 procurou eliminar resquício autoritários, como o Colégio Eleitoral, organismo criado pelos militares, na década de 1970, para eleger o presidente da República.


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