A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO"— Transcrição da apresentação:

1 PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO

2 OBJETIVO DO PROJETO Desenvolver uma prática educacional visando desenvolvimento integral do cidadão através da arte-educação, esporte e cultura contribuindo para a construção de uma sociedade justa, democrática, fraterna e sustentável. OBJETIVOS GERAIS A FUNBAI Promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico artístico e cultural do estado do Piauí; Promover gratuitamente a educação às crianças e aos adolescentes na forma de ensino complementar, cursos de aperfeiçoamento e oficina de arte; Defender, preservar e conservar o meio ambiente promovendo o desenvolvimento sustentável; Promover o desenvolvimento econômico e social, combatendo a pobreza com base na sustentabilidade ambiental; Realizar atividades de lazer e esporte para a população; Promover e incentivar a realização de pesquisa que visem a melhoria das condições de vida da população.

3 FUNDAMENTOS POLÍTICO-EDUCATIVOS
Contexto sócio-político Capitalismo e da globalização Sistema educacional deficitário Aumento da exclusão social e da pobreza Alienação Desejo de sociedade Sociedade pautada em valores centrados na justiça, democracia e solidariedade que tenha como conseqüência, mudanças pessoais e coletivas na direção de uma nova perspectiva de vida.

4 Concepção de Educação “A educação abrange os processos formativos que se desenvolvem na vida familiar, na convivência humana, no trabalho, nas instituições de ensino e pesquisa, nos movimentos sociais e organizações da sociedade civil e nas manifestações culturais” (BRASIL, 1996).

5 Educação Formal X Educação Informal X Educação Não Formal
A educação formal pode ser resumida como aquela que está presente no ensino escolar institucionalizado, cronologicamente gradual e hierarquicamente estruturado; A educação informal como aquela na qual qualquer pessoa adquire e acumula conhecimentos, através de experiência diária em casa, no trabalho e no lazer; A educação não-formal, define-se como qualquer tentativa educacional organizada e sistemática que, normalmente, se realiza fora dos quadros do sistema formal de ensino. (BIANCONI;CARUSO, 2005)

6 Educação Não Formal A educação não-formal abrange quatro campos ou dimensões: aprendizagem política dos direitos dos indivíduos; capacitação dos indivíduos para o trabalho, por meio da aprendizagem de habilidades e/ou desenvolvimento de potencialidades; aprendizagem e exercício de práticas que capacitam os indivíduos a se organizarem com objetivos comunitários, voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos; aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal em formas e espaços diferenciados.

7

8 Concepção política O respeito às diferenças, a valorização e o compromisso com a vida, a percepção do outro, a consciência planetária de que fazemos parte de um grande universo em que somos causa e conseqüência do que é traçado na história (MORIN, 2001; DELORS, 2000). A educação representa um forte e importante mecanismo de conscientização e libertação, tornando- se um espaço de transformação política, intervenção social e construção da cidadania (FREIRE, 1979). O trabalho coletivo como princípio educativo, fornece bases para organização coletiva das atividades, onde todos (professores e alunos) assumem obrigações políticas e responsabilidades sociais (MAKARENKO, 1992).

9 Concepção de Educando As crianças e os jovens são vistos como detentores de conhecimentos, a partir de sua vivência e história pessoal; Pessoas em condição peculiar de desenvolvimento pessoal e social (Estatuto da Criança e do Adolescente) Compreendemos as crianças e jovens não como causa e/ou vítima dos inúmeros problemas sociais existentes, mas como parte dessa solução (COSTA, 2010); Acreditamos ser possível a construção de uma aprendizagem significativa para as crianças e adolescentes, onde os mesmos possam ser livres para pensar e produzir(AUSUBEL, 2010) .

10 EIXOS E DIMENSÕES EDUCATIVOS DA FUNBAI
Dimensão Eixos educativos Objetivos Atividades Aprendizagem política dos direitos individuais e coletivo Meio ambiente Defender, preservar e conservar o meio ambiente promovendo o desenvolvimento sustentável; OFICINA: Educação ambiental Visitas aos parques ambientais de Teresina. Caminhada em defesa do meio ambiente Distribuição de mudas Reflorestamento de áreas desmatadas na comunidade. Esporte e lazer Realizar atividades de lazer e esporte para a população; Capoeira Angola e Regional Futebol de campo masculino e feminino Handball Cultura Promover a cultura, defesa e conservação do patrimônio histórico artístico e cultural do estado do Piauí; OFICINAS: Danças regionais Ballet Clássico Contador de estórias e lendas de Teresina. Dança de Quadrilha. Visita ao Complexo Cultural de Teresina.

11 Dimensão Eixos Educativos Objetivos Atividades Capacitação dos indivíduos pára o trabalho Formação para o trabalho Promover o desenvolvimento econômico e social, combatendo a pobreza com base na sustentabilidade ambiental; OFICINAS Cabeleireiro Prevenção ao trabalho infantil Prevenção à Exploração sexual e violência doméstica. Prevenção às drogas. Cozinha alternativa Formação de pedreiro Curso de economia solitária Exercício de práticas comunitárias voltadas para a solução de problemas coletivos cotidianos Diagnóstico Situacional/ Pesquisa Promover e incentivar a realização de pesquisa que visem a melhoria das condições de vida da população. Diagnóstico Situacional das famílias dos educandos da FUNBAI acerca da incidência de substâncias psicoativas. Mapeamento do trabalho infantil informal urbano na Região Sudeste de Teresina. Aprendizagem dos conteúdos da escolarização formal Arte-Educação Promover gratuitamente a educação às crianças e aos adolescentes na forma de ensino complementar, cursos de aperfeiçoamento e oficina de arte; OFICINAS: Reforço escolar Teatro Canto coral Roda literária de produções piauiense nacional Percussão

12 ACOMPANHAMENTO, CONTROLE E AVALIAÇÃO DAS AÇÕES DA PROPOSTA PEDAGÓGICA
O trabalho proposto será avaliado de forma sistemática através de: palestras, reuniões mensais, realização de auto-avaliação no final de cada período. As informações resultantes dos avanços e dos recuos identificados no processo de execução da proposta pedagógica serão utilizadas no sentido de melhorar a prática educativa possibilitando assim oferecer uma educação de qualidade a toda comunidade.

13 REFERÊNCIA AUSUBEL, David Paul . Teorias. Disponível em: < Acesso em: 21 fev BIANCONI, M. Lucia; CARUSO, Francisco. Educação não-formal.Cienc. Cult. vol.57 no.4 São Paulo Oct./Dec. 2005. Disponível:< &script=sci_arttext>. BRASIL. Lei Federal n de 13 de julho de 1990: dispõe sobre o Estatuto da criança e do adolescente e dá outras providências. Disponível em: < BRASIL. Lei Federal no 4.320, de 17 de março de 1964: Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Disponível em < BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996.: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Disponível em: < COSTA. Antonio Carlos Gomes da. Conceitos básicos: juventude, educação e mudança. In: Protagonismo Juvenil: O que é e como praticá-lo. Disponível em: < cont/costa-protagonismo.htm>. Acesso em: 21 fev. 2010, DELORS, Jacques et all. Educação: um tesouro a descobrir - Relatório para a UNESCO da Comissão Internacional sobre Educação para o século XXI. 4 ed. São Paulo: Cortez; Brasília, DF: MEC: UNESCO, 2000. FREIRE, Paulo. Educação e mudança. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários á prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. MAKARENKO, Anton. Vida e obra - pedagogia na revolução. São Paulo: Expressão Popular, MORIN, Edgar - Os sete Saberes Necessários à Educação do Futuro 3a. ed. - São Paulo - Cortez; Brasília, DF: UNESCO, 2001 RIOS, Terezinha Azerêdo. Ética e competência. São Paulo: Cortez, 2006.

14 Muito obrigado e E bom trabalho!
[...] a leitura do mundo precede sempre a leitura da palavra. (Paulo Freire) Muito obrigado e E bom trabalho!


Carregar ppt "PROJETO POLITICO PEDAGÓGICO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google