A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Personalidade Anti- social Sociopatas, Psicopatas, Personalidade dissocial, personalidade amoral.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Personalidade Anti- social Sociopatas, Psicopatas, Personalidade dissocial, personalidade amoral."— Transcrição da apresentação:

1 Personalidade Anti- social Sociopatas, Psicopatas, Personalidade dissocial, personalidade amoral

2 Prevalência 3% em homens 1% em mulheres As estimativas de prevalência em contextos clínicos têm variado de 3 a 30%, dependendo das características predominantes das populações amostradas.

3 Casos 1) Kelly Samara Carvalho dos Santos -Ago. 2007: Jovem, 19 anos, bonita e bem vestida, presa em São Paulo acusada de falsidade ideológica, estelionato e furtos. Conquistava a confiança de pessoas ricas, homens e idosos, roubava suas jóias, dinheiro, cartões de crédito e cheques. Já se passou por estudante de direito, veterinária, dermatologista, fazendeira,...

4 2) Champinha Nov. 2003: Jovem, 16 anos, condenado pelo sequestro e assassinato de Felipe Caffé (19 anos) e Liana (16 anos) em São Paulo. Felipe recebeu um tiro na nuca e foi jogado num córrego. Liana foi abusada sexualmente por 4 dias e morta a facadas.

5 3) Divina de Fátima Pereira Nega Nov. 2007: Acusada de matar a irmã grávida de 9 meses, em Goiânia. A irmã descobriu que Divina tinha roubado seus documentos e cheque para dar golpes, então ameaçou denunciá-la à policia. Divina a estrangulou com um sutiã. Voltou em algumas horas e fingiu estar surpresa com a morte da irmã. Divina continuou a aplicar golpes com os documentos da irmã falecida.

6 4) Suzane Von Richthofen

7 Gravidade Grau I -Leve : Trapaças, golpes, pequenos roubos. Não são inclinados à matar Grau II e III -Moderado à Grave: Matam com crueldade e prazer

8 Predadores Sociais Palavra Psicopata: -psyche: Mente -pathos: Doença - Mas não são considerados loucos - Não há Delírios, Alucinações e nem sofrimento mental

9 Perfil do Psicopata - Superficialidade e Eloquência - Egocentrismo e Megalomania: Superioridade, arrogância, auto-confiança - Ausência de empatia - Manipulação, mentiras e trapaças -Pobreza de emoções (Não sentem amor, compaixão e respeito) - Ausência do sentimento de culpa

10 Características Comportamentais 1.Impulsividade - Incapacidade de fazer planos para o futuro.

11 Exemplo de Impulsividade Um presidiário psicopata grave, um dia estava a caminho de uma festa e resolveu comprar um engradado de cerveja. Ao perceber que havia deixado sua carteira em casa, simplesmente pegou um pedaço de madeira robusto e assaltou o posto de gasolina mais próximo, deixando um funcionário gravemente ferido.

12 2. Autocontrole deficiente (Irritabilidade e Agressividade) - Ofendem-se por motivos banais e respondem com violência. - Após este comportamento voltam a agir normalmente, como se nada tivesse ocorrido. - Repetidas lutas corporais ou agressões físicas.

13 Exemplo de Auto-controle deficiente Estacionar no shopping em local proibido, e ao ser solicitado para retirar o carro, agir com agressão e depois ser capaz de passear no shopping como se nada tivesse acontecido.

14 3. Necessidade de excitação -Intolerância ao tédio ou rotina, por isso envolvem-se em situações ilegais, agressões físicas, brigas, direção perigosa, uso de drogas, promiscuidade sexual. - Mudam de residência e emprego constantemente.

15 Exemplo de Necessidade de Excitação Jovens de classe média são pegos ateando fogo em um mendigo que dormia na praça da cidade. Na delegacia declararam que estavam voltando de uma festa e resolveram brincar com as pessoas que encontrassem na rua. O mendigo foi o primeiro que encontraram.

16 4. Irresponsabilidade - Incapacidade de manter-se no trabalho (faltas frequentes) e de honrar compromissos financeiros. - Indiferença com a família - Desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia.

17 5. Problemas comportamentais precoces - Mentiras recorrentes, vandalismo e violência precoces. - Crueldade com animais, colegas, crianças, irmãos. - Praticantes de bullying (intimidações) - Ausência de remorso - Punições não mudam seus comportamentos

18 6. Comportamento transgressor no adulto - Incapacidade em se adequar às normas sociais (comportamentos ilícitos) - Desrespeito e violação dos direitos dos outros. - Propensão para enganar (usar nomes falsos, mentir repetidamente, ou ludibriar outrém para obter vantagem própria)

19 Diagnóstico Características anteriores > 18 anos Existência de Transtorno de conduta com início aos 15 anos, Exclusão de outras doenças mentais (Esquizofrenia ou Episódio Maníaco)

20 Critérios Diagnósticos para F Transtorno da Personalidade Anti-Social A. Um padrão invasivo de desrespeito e violação dos direitos dos outros, que ocorre desde os 15 anos, como indicado por pelo menos três dos seguintes critérios: (1) fracasso em conformar-se às normas sociais com relação a comportamentos legais, indicado pela execução repetida de atos que constituem motivo de detenção (2) propensão para enganar, indicada por mentir repetidamente, usar nomes falsos ou ludibriar os outros para obter vantagens pessoais ou prazer (3) impulsividade ou fracasso em fazer planos para o futuro (4) irritabilidade e agressividade, indicadas por repetidas lutas corporais ou agressões físicas (5) desrespeito irresponsável pela segurança própria ou alheia (6) irresponsabilidade consistente, indicada por um repetido fracasso em manter um comportamento laboral consistente ou honrar obrigações financeiras (7) ausência de remorso, indicada por indiferença ou racionalização por ter ferido, maltratado ou roubado outra pessoa B. O indivíduo tem no mínimo 18 anos de idade. C. Existem evidências de Transtorno da Conduta com início antes dos 15 anos de idade. D. A ocorrência do comportamento anti-social não se dá exclusivamente durante o curso de Esquizofrenia ou Episódio Maníaco.

21 Referência Bibliográfica Mentes Perigosas: O psicopata mora ao lado. SILVA, A.B.B. Ed. Fontanar Rio de Janeiro. o.aspx?area=ES/VerClassificacoes&idZClassific acoes=50


Carregar ppt "Personalidade Anti- social Sociopatas, Psicopatas, Personalidade dissocial, personalidade amoral."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google