A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti"— Transcrição da apresentação:

1 Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti
FAESO – Faculdade Estácio de Sá de Ourinhos Bacharelado em Engenharia de Produção Aula 03 Gerador de Van der Graaf / Vento Elétrico Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti OURINHOS-SP 2013

2 Gerador de Van de Graaf Dispositivo que funciona a partir da eletrização por atrito e pode acumular cargas na sua cabeça esférica metálica, fornecendo uma diferença de potencial de 400 KV e corrente na casa dos µA (microamperes) de corrente elétrica.

3 Esquema de funcionamento do gerador:
Gerador de Van de Graaf Esquema de funcionamento do gerador:  1 esfera de metal; 2 eletrodo conectado a esfera, com uma escova na ponta para assegurar a ligação entre a esfera e a correia;  3 rolete superior; 4 lado positivo da correia; 5 lado negativo da correia; 6 rolete inferior; 7 eletrodo inferior; 8 bastão terminado em esfera usado para descarregar a cúpula; 9 faísca produzida pela diferença de potencial;

4 Gerador de Van de Graaf Entre os experimentos realizados com este gerador eletrostático está o de arrepiar os cabelos de uma pessoa em contato com a máquina. Vale lembrar que a pessoa deve estar isolada eletricamente do solo e os cabelos devem ser finos, lisos estar bem limpos.

5 Gerador de Van de Graaf Com este gerador eletrostático podemos observar as linhas de campo elétrico através de uma cuba contendo óleo de rícino e partículas isolantes espalhadas sobre o óleo.

6 Gerador de Van de Graaf Também podemos realizar o experimento do vento elétrico que consiste em observar o fenômeno da ionização do ar atmosférico através do acumulo de cargas em pontas metálicas.


Carregar ppt "Física Experimental III Prof. Ms. Alysson Cristiano Beneti"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google