A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alunas: Amanda Ayumi Yamashita E Lays da Silva Sales. Professora: Patrícia Pirssuno. Orientação: Sara Marques. Serie: 6° ano Escola: SESI Maria José Castello.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alunas: Amanda Ayumi Yamashita E Lays da Silva Sales. Professora: Patrícia Pirssuno. Orientação: Sara Marques. Serie: 6° ano Escola: SESI Maria José Castello."— Transcrição da apresentação:

1 Alunas: Amanda Ayumi Yamashita E Lays da Silva Sales. Professora: Patrícia Pirssuno. Orientação: Sara Marques. Serie: 6° ano Escola: SESI Maria José Castello Zahran.

2 Cadeia Alimentar: A CADEIA ALIMENTAR É UMA SEQUÊNCIA DE SERES VIVOS QUE DEPENDEM UNS DOS OUTROS PARA SE ALIMENTAR. A CADEIA ALIMENTAR É UM PERCURSO DE MATÉRIA E ENERGIA EM VÁRIOS NÍVEIS TRÓFICOS, OU SEJA: A CADA GRUPO DE ORGANISMOS COM NECESSIDADES ALIMENTARES SEMELHANTES QUANTO À FONTE PRINCIPAL DE ALIMENTO A ELE.

3 PRODUTORES SÃO FONTE DE ALIMENTO PARA OS CONSUMIDORES. PRIMÁRIOS – ORGANISMOS HERBÍVOROS E QUE, POR SUA VEZ, SÃO ALIMENTOS (E FONTE DE ENERGIA) PARA OUTROS CONSUMIDORES. ESSES ORGANISMOS SERÃO CONSUMIDOS PELOS SERES DETRITÍVOROS. DECOMPOSITORES – COMO URUBUS E BACTÉRIAS, RESPECTIVAMENTE. E, DESTA FORMA, UM ORGANISMO É FONTE DE MATÉRIA E ENERGIA A OUTRO ORGANISMO, AO SERVIR.

4 As interações alimentares são bem mais complexas do que até aqui se tem vindo a abordar. Por cada ser vivo, as transferências de energia e matéria envolvem um vasto conjunto de escolhas alimentares diferentes. De fato são raros os animais que se alimentam apenas de uma única espécie, por outras palavras, o mesmo ser vivo faz assim parte de várias cadeias alimentares. Numa comunidade, existem várias cadeias alimentares interligadas que constituem uma rede ou teia alimentar.

5 Herbívoros: São aqueles que se alimentam de partes das plantas. Também é um tipo de relação que existe entre animais e plantas. Essas plantas se tornam nutrientes para ajudar na sobrevivência e na obtenção de energia e nutrientes, essa relação é chamada de autótrofos.

6 Uma colônia é o agrupamento de vários indivíduos da mesma espécie que apresentam um elevado grau de dependência entre si, podendo ou não ocorrer divisão do trabalho. Todos os indivíduos são iguais e executam as mesmas funções vitais, nesses casos são denominadas colônias isomorfas. Quando constituídas por indivíduos com formas e funções distintas ocorre a divisão de trabalhos, (são denominadas colônias heteromorfas).

7 Na sociedade desde os tempos mais remotos teve a existência da hierarquia, uma divisão de funções para cada membro participante, assim como hoje existe essa divisão de tarefas, e vindo cada vez com mais força, também em relação as mulheres por exemplo.

8 Predatismo ou predação é uma relação desarmônica em que um ser vivo se alimenta do outro. O predador captura e mata um outro ser vivo para se alimentar obtendo da vitima nutrientes e energias. Geralmente acontece com seres de diferentes espécies.

9 O parasitismo acontece quando um ser se alimenta de partes do indivíduo sem necessariamente remove-lo de sua espécie. O individuo que se torna nutrição para o outro ser é designado hospedeiro, do qual retira alimentos.

10 Seleção natural: A competição em ambas modalidades, interespecífica ou intraespecífica constitui-se no principal instrumento da seleção natural onde vencem as formas de vida mais bem adaptadas ao meio ambiente, os mais hábeis, os mais fortes, os mais bonitos, os mais saudáveis, os mais poderosos etc... É uma relação de competição entre indivíduos de espécies diferentes, que concorrem pelos mesmos fatores ambiente, fatores existentes em quantidades limitadas.

11 O mutualismo trófico ocorre quando a relação envolve parceiros na obtenção de energias e nutrientes.

12 O mutualismo defensivo acontece quando a relação envolve, além da conexão alimentar entre os seres, abrigo e defesa contra herbívoros

13 O mutualismo dispersivo é aquele que envolve seres que facilitam o transporte de materiais relacionado a produção como pólens e sementes.

14


Carregar ppt "Alunas: Amanda Ayumi Yamashita E Lays da Silva Sales. Professora: Patrícia Pirssuno. Orientação: Sara Marques. Serie: 6° ano Escola: SESI Maria José Castello."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google