A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Cap. 07 – Núcleo e cromossomos Células eucarióticas podem ser mononucleadas, binucleadas, multinucleadas ou Anucleadas. Núcleo composto por carioteca,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Cap. 07 – Núcleo e cromossomos Células eucarióticas podem ser mononucleadas, binucleadas, multinucleadas ou Anucleadas. Núcleo composto por carioteca,"— Transcrição da apresentação:

1 Cap. 07 – Núcleo e cromossomos Células eucarióticas podem ser mononucleadas, binucleadas, multinucleadas ou Anucleadas. Núcleo composto por carioteca, nucleoplasma, cromatina e nucléolo. CARIOTECA NUCLÉOLO CROMATINA E NUCLEOPLASMA

2 Carioteca Membrana que envolve e organiza o núcleo de células eucariontes. Possui poros, por onde o núcleo se comunica com o citoplasma Cromatina Conjunto de sequências de nucleotídeos que formam o DNA. Quando se condensam formam os cromossomos. Eucromatina e Heterocromatica

3 Nucleoplasma Também é conhecido como CARIOLINFA É o plasma do núcleo (solução aquosa) onde se encontram a cromatina e o nucléolo. Nucléolo Corpúsculo denso onde acontecem intensas atividades de síntese de RNAr, que irão compor os ribossomos.

4 Cromossomos Fora do período de divisão celular, eles se encontram na forma de cromatina. A quantidade de cromossomos de um núcleo varia de acordo com as espécies: -Seres humanos possuem 46 cromossomos; -Chipanzés possuem 48 cromossomos; -Moscas Drosophila melanogaster possuem apenas 8.

5 Características gerais Ao se dividir, a célula precisa manter o nº de cromossomos originais, e para isso ela duplica os seu cromossomos formando as cromátides-irmãs. Centrômeros: região de estrangulamento do cromossomo condensado que ainda não completaram sua duplicação. Prendem as cromátides-irmãs e também os cromossomos ao fuso, durante a divisão celular.

6 Alguns conceitos... Genes – cada trecho do DNA que contém a informação para a formação de uma proteína. Genoma – conjunto de moléculas de DNA de uma espécie, que contém os genes e também as sequências de bases nitrogenadas que não podem ser transcritas para formar proteínas. Autossomos – são cromossomos presentes em todas as celulas dos indivíduos de AMBOS OS SEXOS. Nos seres humanos existem 22 PARES autossômicos. Cromossomos Sexuais – são os que variam de acordo com o sexo do indivíduo. Ex.: Mulheres(XX) e Homens(XY).

7 Cromossomos Homólogos – se organizam em pares e exercem mesma função. Cada par de cromossomos possui uma origem diferente: Um veio do pai (trazido pelo espermatozoide) e o outro veio da mãe (trazido pelo óvulo). Células Diplóides – células que apresentam pares de cromossomos homólogos, e por tanto possuem o número total de cromossomos da espécie. São representadas por 2n. Células Haplóides - células que não apresentam pares de cromossomos e por tanto possuem apenas um único lote ou a metade do número de cromossomos totais da espécie. São representados por n.

8 Atividades Caderno : – Resumo em tópicos do Cap. 07; – Atividades das páginas 162 e 163 – nº 1, 2, 7, 8, 13 e e 165 – nº 8, 9, 15, 17 e 18 Para ir mais longe : pg 161 e 162 Portfólio : Atividade 01 Situação problema: você é um médico geneticista e recebe em seu consultório uma senhora com 2 bebês. Ela afirma ter 48 anos e que os bebês são frutos de sua última gestação que se encerrou a pouco mais de 3 meses. O menino apresenta Síndrome de Down e a menina Síndrome de Turner. Sua tarefa será explicar, de forma coerente, para esta mãe como foi possível bebês gêmeos, nascerem com sexos diferentes, com síndromes diferentes, o que é cada síndrome, como funciona o exame que possibilitou que ele descobrisse os problemas dos bebês e orientá-la como não ter não ter mais filhos devido a sua idade.


Carregar ppt "Cap. 07 – Núcleo e cromossomos Células eucarióticas podem ser mononucleadas, binucleadas, multinucleadas ou Anucleadas. Núcleo composto por carioteca,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google