A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO

2 Psicologia da Educação e Aprendizagem Programa da Disciplina Unidade 2 – Perspectiva Teórica sobre Aprendizagem: Pressupostos e Contribuições Olhar histórico sobre as teorias de aprendizagem Jean Piaget Lev Vygotsky Henri Wallon Paulo Freire: E.J.A

3 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem Visões científicas para a pesquisa da aprendizagem...INATISMO...AMBIENTALISMO... INTERACIONISMO... INATISMO...conhecimento oriundo das capacidades inatas...condutas humanas estão vinculadas aos instintos......socialização é um instinto.. AMBIENTALISMO...o ambiente interfere no conhecimento e no comportamento do individuo... INTERACIONISMO...relação reciproca entre o indivíduo e o meio...existe uma permanente construção...

4 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem...VISÕES COMPORTAMENTAIS DA APRENDIZAGEM... CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER... aprendizagem ocorre por meio de estimulos......reforços: POSITIVO (fortalece) e NEGATIVO (restringe).........o aprendizado se dá por mudanças no comportamento...partindo da aprendizagem mais simples a mais complexa... 1.Aprendizagem de Sinais; 2.Aprendizagem em cadeia 3.Aprendizagem de Associação Verbal 4.Aprendizagem Estímulo-Respostas; 5.Aprendizagem de Conceitos 6.Aprendizagem de Informação Verbal...

5 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem Visões Cognitivas da Aprendizagem......existem duas linhas de abordagem opostas....BEHAVIORISTA (Skinner) e a COGNITIVISTA (Bruner)......BRUNER...propõe uma reflexão sobre a aprendizagem Descritiva X Instrutiva...Método de Aprendizagem por Descoberta – INSTRUÇÃO...como a criança tende a representar o mundo...níveis: Representação Enativa ou Ativa:...representa o mundo pela ação... Representação Icônica:...faz representações mentais dos objetos sem vê-los. Representação Simbólicas:...faz representações simbólicas, abstrações sem o uso da imagem... Aprendizagem por Descoberta...conhecimento que ultrapassa a simples memorização...

6 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem...Teoria de Aprendizagem Social de Bandura......Albert Bandura.......Abordagem Cognitiva Social.......o comportamento de um indivíduo se modifica em função da exposição ao comportamento de outro indivíduo, ou seja, da imitação...

7 Psicologia da Educação e Aprendizagem JEAN PIAGET...fundador do CONSTRUTIVISMO, uma teoria do conhecimento aplicada a educação......o homem constrói a mente e o conhecimento na interação com outros homens...entretanto, conforme Piaget, o seu conhecimento passa por uma série de estágios...

8 Psicologia da Educação e Aprendizagem Jean Piaget...A ordem pela qual se avança de um estágio para outros é a mesma em todos os seres humanos, mas o período em que se passa de um estádio para outro não é fixo, dependendo de fatores biológicos, culturais, educacionais e sociais......O desenvolvimento acontece graças ao equilíbrio entre assimilação e acomodação, resultando em adaptação....

9 Psicologia da Educação e Aprendizagem Jean Piaget...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER.......na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...

10 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY Lev Vygotsky (1896-1934)...o teórico do ensino como processo social... ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças...seus trabalhos estão inseridos numa linha teórica denominada: SÓCIO-HISTÓRICA......o desenvolvimento segue a aprendizagem por meio da interação social......mediado por sistemas simbólicos: LINGUAGEM......a linguagem dá forma ao pensamento e reorganiza as funções psicológicas, sua atenção, memória e imaginação...

11 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY...uma das maiores contribuições de Vygostsky para a Educação... ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL... ZDP é capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente...aquelas funções que ainda não amadureceram...onde o professor interfere...onde a aprendizagem vai ocorrer...

12 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY VYGOSTSKY – MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO......MEDIAÇÃO...é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento... Elementos Mediadores: Signos são elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos ou situações... Instrumentos são objetos sociais e mediadores da relação entre o indivíduo e o mundo...assim ampliam as possibilidades de transformações... Elementos Mediadores: Signos são elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos ou situações... Instrumentos são objetos sociais e mediadores da relação entre o indivíduo e o mundo...assim ampliam as possibilidades de transformações...

13 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY FATORES DO DESENVOLVIMENTO: o filogenético (a espécie humana tem sua própria história), ontogenético (o indivíduo tem sua história), sócio-histórico(o sujeito deve ser considerado em sua relação sócio-cultural) e microgenético (o desenvolvimento do indivíduo é singular, cada um tem seu tempo de assimilação).

14 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON Henri Wallon (1879 – 1962) A afetividade refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis e desagradáveis....A Teoria Psicogenética de Wallon preocupa-se com a explicação da relação entre a criança e seu meio social

15 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON Segundo Wallon......o desenvolvimento humano possui etapas distintas...as passagens são marcadas por conflitos, rupturas e obedecem as LEIS: Alternância Funcional : funções e domínios; Preponderância Funcional: afetividade e cognição são recursos entre a criança e o meio... Diferenciação e Integração Funcional: consagração de um novo estágio IMPULSO EMOCIONAL (1 Ano) SENSÓRIO MOTOR PROJETIVO (1 – 3 anos) PERSONALISTA (3-6 ANOS) CATEGORIAL (6-11 ANOS) ADOLESCÊNCIA (11 ANOS EM DIANTE)

16 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER.......na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...

17 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER.......na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...


Carregar ppt "PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google