A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO."— Transcrição da apresentação:

1 PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO

2 Psicologia da Educação e Aprendizagem Programa da Disciplina Unidade 2 – Perspectiva Teórica sobre Aprendizagem: Pressupostos e Contribuições Olhar histórico sobre as teorias de aprendizagem Jean Piaget Lev Vygotsky Henri Wallon Paulo Freire: E.J.A

3 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem Visões científicas para a pesquisa da aprendizagem...INATISMO...AMBIENTALISMO... INTERACIONISMO... INATISMO...conhecimento oriundo das capacidades inatas...condutas humanas estão vinculadas aos instintos......socialização é um instinto.. AMBIENTALISMO...o ambiente interfere no conhecimento e no comportamento do individuo... INTERACIONISMO...relação reciproca entre o indivíduo e o meio...existe uma permanente construção...

4 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem...VISÕES COMPORTAMENTAIS DA APRENDIZAGEM... CONDICIONAMENTO OPERANTE DE SKINNER... aprendizagem ocorre por meio de estimulos......reforços: POSITIVO (fortalece) e NEGATIVO (restringe) o aprendizado se dá por mudanças no comportamento...partindo da aprendizagem mais simples a mais complexa... 1.Aprendizagem de Sinais; 2.Aprendizagem em cadeia 3.Aprendizagem de Associação Verbal 4.Aprendizagem Estímulo-Respostas; 5.Aprendizagem de Conceitos 6.Aprendizagem de Informação Verbal...

5 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem Visões Cognitivas da Aprendizagem......existem duas linhas de abordagem opostas....BEHAVIORISTA (Skinner) e a COGNITIVISTA (Bruner)......BRUNER...propõe uma reflexão sobre a aprendizagem Descritiva X Instrutiva...Método de Aprendizagem por Descoberta – INSTRUÇÃO...como a criança tende a representar o mundo...níveis: Representação Enativa ou Ativa:...representa o mundo pela ação... Representação Icônica:...faz representações mentais dos objetos sem vê-los. Representação Simbólicas:...faz representações simbólicas, abstrações sem o uso da imagem... Aprendizagem por Descoberta...conhecimento que ultrapassa a simples memorização...

6 Psicologia da Educação e Aprendizagem Teorias da Aprendizagem...Teoria de Aprendizagem Social de Bandura......Albert Bandura Abordagem Cognitiva Social o comportamento de um indivíduo se modifica em função da exposição ao comportamento de outro indivíduo, ou seja, da imitação...

7 Psicologia da Educação e Aprendizagem JEAN PIAGET...fundador do CONSTRUTIVISMO, uma teoria do conhecimento aplicada a educação......o homem constrói a mente e o conhecimento na interação com outros homens...entretanto, conforme Piaget, o seu conhecimento passa por uma série de estágios...

8 Psicologia da Educação e Aprendizagem Jean Piaget...A ordem pela qual se avança de um estágio para outros é a mesma em todos os seres humanos, mas o período em que se passa de um estádio para outro não é fixo, dependendo de fatores biológicos, culturais, educacionais e sociais......O desenvolvimento acontece graças ao equilíbrio entre assimilação e acomodação, resultando em adaptação....

9 Psicologia da Educação e Aprendizagem Jean Piaget...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...

10 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY Lev Vygotsky ( )...o teórico do ensino como processo social... ressalta o papel da escola no desenvolvimento mental das crianças...seus trabalhos estão inseridos numa linha teórica denominada: SÓCIO-HISTÓRICA......o desenvolvimento segue a aprendizagem por meio da interação social......mediado por sistemas simbólicos: LINGUAGEM......a linguagem dá forma ao pensamento e reorganiza as funções psicológicas, sua atenção, memória e imaginação...

11 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY...uma das maiores contribuições de Vygostsky para a Educação... ZONA DE DESENVOLVIMENTO PROXIMAL... ZDP é capacidade de solucionar problemas com a ajuda de um parceiro mais experiente...aquelas funções que ainda não amadureceram...onde o professor interfere...onde a aprendizagem vai ocorrer...

12 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY VYGOSTSKY – MEDIAÇÃO E INTERAÇÃO......MEDIAÇÃO...é o processo de intervenção de um elemento intermediário numa relação; a relação deixa então de ser direta e passa a ser mediada por esse elemento... Elementos Mediadores: Signos são elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos ou situações... Instrumentos são objetos sociais e mediadores da relação entre o indivíduo e o mundo...assim ampliam as possibilidades de transformações... Elementos Mediadores: Signos são elementos que representam ou expressam outros objetos, eventos ou situações... Instrumentos são objetos sociais e mediadores da relação entre o indivíduo e o mundo...assim ampliam as possibilidades de transformações...

13 Psicologia da Educação e Aprendizagem LEV VYGOSTKY FATORES DO DESENVOLVIMENTO: o filogenético (a espécie humana tem sua própria história), ontogenético (o indivíduo tem sua história), sócio-histórico(o sujeito deve ser considerado em sua relação sócio-cultural) e microgenético (o desenvolvimento do indivíduo é singular, cada um tem seu tempo de assimilação).

14 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON Henri Wallon (1879 – 1962) A afetividade refere-se à capacidade, à disposição do ser humano de ser afetado pelo mundo externo/interno por sensações ligadas a tonalidades agradáveis e desagradáveis....A Teoria Psicogenética de Wallon preocupa-se com a explicação da relação entre a criança e seu meio social

15 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON Segundo Wallon......o desenvolvimento humano possui etapas distintas...as passagens são marcadas por conflitos, rupturas e obedecem as LEIS: Alternância Funcional : funções e domínios; Preponderância Funcional: afetividade e cognição são recursos entre a criança e o meio... Diferenciação e Integração Funcional: consagração de um novo estágio IMPULSO EMOCIONAL (1 Ano) SENSÓRIO MOTOR PROJETIVO (1 – 3 anos) PERSONALISTA (3-6 ANOS) CATEGORIAL (6-11 ANOS) ADOLESCÊNCIA (11 ANOS EM DIANTE)

16 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...

17 Psicologia da Educação e Aprendizagem HENRI WALLON...ERRO NO PROCESSO DE APRENDER na concepção CONSTRUTIVISTA...o erro é uma importante fonte de aprendizagem...uma técnica de aprendizagem...


Carregar ppt "PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM Prof. Cleyton Machado de Oliveira Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI INSTITUTO DIMENSÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google