A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OBJETIVO Iniciar o processo de desnaturalização do olhar. Estabelecer a diferenciação entre o olhar sociológico e o do Senso.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OBJETIVO Iniciar o processo de desnaturalização do olhar. Estabelecer a diferenciação entre o olhar sociológico e o do Senso."— Transcrição da apresentação:

1 SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OBJETIVO Iniciar o processo de desnaturalização do olhar. Estabelecer a diferenciação entre o olhar sociológico e o do Senso Comum.

2 Senso Comum x Olhar Sociológico

3 PROCESSO DE DESNATURALIZAÇÃO Para desenvolvermos um olhar sociológico precisamos mudar nossa forma de encarar a realidade a nosso redor. Temos que entender que existe outras formas de ver a realidade. Se afastando dos juízos de valores. Temos que buscar um olhar de afastamento e de crítica em relação a tudo que acontece na sociedade.

4 IMEDIATISMO DO OLHAR Por que é preciso se distanciar do olhar do Senso Comum para desenvolver um olhar crítico? Temos que entender que o conhecimento científico não é construído com base no senso Comum. Esse olhar que se afasta do Senso Comum é o olha de Estranhamento. Por isso precisamos treinar este olhar.

5 Vamos treinar nosso olhar ??? IMEDIATISMO DO OLHAR

6 Descreva o que você esta vendo?

7

8

9

10 M. C. ESCHER Maurits Cornelis Escher ( ) nascido na Holanda, estudou Arquitetura, mas não se formou. Gostava de desenhar. Hoje Escher é conhecido como um grande artista gráfico do século XX. Fez gravuras, litografias, ilustrou livros, pintou murais entre outros trabalhos.

11 As obras de Escher nos ajudará a trabalhar o tema do imediatismo, da superficialidade e dos preconceitos do olhar de forma lúdica. Escher gostava muito de brinca com o nosso olhar, com o imediatismo do olhar. Para ele, desenho é ilusão. M. C. ESCHER ENTÃO VAMOS AS OBRAS DE ESCHER

12

13 RELATIVIDADE Este desenho nos ajuda a refletir sobre a relatividade dos nossos, de nossa perspectiva, pois quando mudamos o ângulo podemos compreender de uma melhor forma. Nos ajuda a refletir a respeito de questões relacionadas ao preconceito.

14 M. C. ESCHER O olhar que lançamos na realidade pode estar errado e repleto de preconceitos que precisamos deixar de lado. Aquilo que parece certo para você é errado para o outro.

15 M. C. ESCHER É o processo que permite ao indivíduo perceber que os problemas pessoais que o rodeia estão ligados a questões gerais da estrutura social e que a sua história pessoal é influenciada, senão moldada, pelo que acontece na sua socie­dade. Desse modo ele pode compreender o que lhe está acontecendo numa amplitude maior.

16 IMEDIATISMO DO OLHAR POR QUE VOCÊS ACHAM QUE MUITAS PESSOAS NÃO QUEREM ADOTAR UM NOVO PONTO DE VISTA?


Carregar ppt "SITUAÇÃO DE APRENDIZAGEM 1 OBJETIVO Iniciar o processo de desnaturalização do olhar. Estabelecer a diferenciação entre o olhar sociológico e o do Senso."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google