A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Introdução a Química Orgânica Gratiane Velleda Brito.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Introdução a Química Orgânica Gratiane Velleda Brito."— Transcrição da apresentação:

1 Introdução a Química Orgânica Gratiane Velleda Brito

2 O que é Química ? Ciência que estuda a matéria, substância Ciência que estuda a matéria, substância ( constitui a matéria) e suas transformações. Um exemplo prático é um tênis pois o mesmo é constituído de Borracha,tecido e metal. Um exemplo prático é um tênis pois o mesmo é constituído de Borracha,tecido e metal.

3

4 Qual é a diferença entre a Química Inorgânica da Orgânica? Química Inorgânica: estuda os compostos extraídos dos minerais. Química Orgânica: Estuda compostos extraídos dos elementos vivos, ou seja, da natureza.

5 Química Orgânica: Parte da química que estuda praticamente todos os compostos do elemento carbono.

6 Representações Carbônicas

7 Ocorre para que haja o compartilhamento de elétrons entre os átomos da molécula, havendo então a estabilização da mesma. Ocorre para que haja o compartilhamento de elétrons entre os átomos da molécula, havendo então a estabilização da mesma. Essas representações podem ocorrer pela: Essas representações podem ocorrer pela:

8 Fórmula Molecular (F.M.) Mostra apenas a quantidade existente de cada átomo na molécula. Mostra apenas a quantidade existente de cada átomo na molécula.Exemplo: CH 4 C 2 H 6 O

9 Fórmula Eletrônica Aparece o número de elétrons de valência de cada átomo da molécula. Aparece o número de elétrons de valência de cada átomo da molécula. Exemplo: Exemplo: OBs.: Cada par de elétron compartilhado da origem a uma ligação.

10 Fórmula Estrutural Mostra as ligações formadas pelos pares de elétrons.Podem ser elas planas ou condensadas: Mostra as ligações formadas pelos pares de elétrons.Podem ser elas planas ou condensadas:Exemplos: Plana: aparece todas as ligações da molécula. Condensada: só não aparece as ligações dos átomos de Hidrogênio,as demais aparecem.

11 Fórmula de Linhas ou Bastão. Aparece somente as ligações entre os átomos de carbono. Aparece somente as ligações entre os átomos de carbono.Exemplo:

12 Tipos de Ligações Sigma (σ) e Pi (π)

13 Ligações Sigma (σ) São ligações extremamente fortes.São as primeiras a ocorrer. Só ocorre uma vez em cada dois átomos. São conhecidas como ligações simples. Ligações Pi (π) São ligações fracas. Facilmente são rompidas. Elas são conhecidas como duplas ou triplas ligações.

14 Exemplo: σ σ σ σ σ σ σ σ σ σπ π π π 10 ligações sigma 4 ligações pi

15 Postulados de Kekulé Entre 1858 e 1861 lançou três postulados fundamentais da Química Orgânica. 1° Postulado: O carbono é tetravalente 2° Postulado: as ligações simples do carbono são todas iguais. 3° Postulado: o carbono é capaz de formar cadeias longas com outros átomos de carbono.

16

17 TEORIA DA LIGAÇÃO COVALENTE De acordo com a teoria da ligação covalente, as ligações químicas só são efetuadas por orbitais atômicos semi preenchidos. Vamos analisar o Carbono, em seu estado fundamental: 6 C : 1s 2 2s 2 2p 2 NA CAMADA DE VALÊNCIA HÁ DOIS ORBITAIS SEMIPREENCHIDOS: ASSIM,O CARBONO SERIA BIVALENTE

18 TETRAVALÊNCIA DO CARBONO C ATIVADO

19 LigaçõesHibridizaçãoGeometriaÂngulo sp 3 Tetraédrica109°28 sp 2 Trigonal Plana 120° spLinear180°

20 Classificação dos Átomos de Carbono

21 Carbono Primário: se liga somente a um ou a nenhum átomo de carbono Carbono Secundário: se liga a dois outros átomos de carbono. Carbono Terciário: se liga a três outros átomos de carbono. Carbono Quaternário: se liga a mais quatro átomos de carbono. 1° 2° 3° 4°

22 Classificação das Cadeias Carbônicas

23 Cadeia aberta, Acíclica ou alifática Possui duas ou mais extremidades com carbonos primários. Exemplos:

24 Cadeia Fechada, Cíclica ou alicíclica Não possui extremidades distintas. Exemplos:

25 Cadeia Aromática Cadeia fechada com 6 átomos de carbono onde ocorre ligações duplas e simples se alternando. Esse fenômeno é chamado de ressonância. Exemplos:

26 Cadeia Mista Possui uma parte aberta e outra fechada (não aromática). Exemplos:

27 Cadeia Normal Possui na sua estrutura somente carbonos primários e secundários Exemplos:

28 Cadeia Ramificada Possui na sua estrutura carbonos terciários e/ou quaternários. Exemplos:

29 Cadeia Saturada Possui somente ligações simples, entre os átomos de carbono. Exemplos:

30 Cadeia Insaturada Possui ligações do tipo pi (duplas e/ou triplas) entre átomos de carbono. Exemplos:

31 Cadeia Homogênea Não Possui Heteroátomo entre os átomos de carbono. Exemplos: Heteroátomo: átomo diferente de carbono e hidrogênio.

32 Cadeia Heterogênea Possui heteroátomo entre átomos de carbono. Exemplos:


Carregar ppt "Introdução a Química Orgânica Gratiane Velleda Brito."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google