A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As diferentes linguagens midiáticas Linguagem impressa: Jornal Disciplina: Tecnologia e comunicação Profª: Andréa Karla Nunes Acadêmica: Aline dos santos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As diferentes linguagens midiáticas Linguagem impressa: Jornal Disciplina: Tecnologia e comunicação Profª: Andréa Karla Nunes Acadêmica: Aline dos santos."— Transcrição da apresentação:

1 As diferentes linguagens midiáticas Linguagem impressa: Jornal Disciplina: Tecnologia e comunicação Profª: Andréa Karla Nunes Acadêmica: Aline dos santos Vicente Lorena santos de sousa alves Maria dos prazeres nunes Vitória regina de santana gomes

2 Apresentação CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA; USABIIBLIDADE USO NA EDUCAÇÃO CONCLUSÃO BIBLIOGRAFIA

3 CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA O primeiro jornal oficial de que se tem notícia é o Acta Diurna Populi Romani, (Relatos diários ao povo de Roma), que surgiu na antiga Roma durante o governo do imperador Júlio César, cerca de 59 anos a.C. Escrita em grandes placas brancas e expostas em lugares públicos populares.

4 O jornal impresso foi um dos primeiros meios de comunicação que existiu, com a finalidade de informar a guerras que aconteciam em Roma. Além de informar, serviu como propaganda para vender objetos. No século XIX, no ano de 1844, o telégrafo foi inventado, agora as informações eram transmitidas em questão de minutos, permitindo relatos atuais e relevantes. As primeiras fotografias em jornal também surgiram no século XIX.

5 Jornal no Brasil Dia 2 de setembro de 1808, foi publicado oficialmente o primeiro jornal : Gazeta do Rio de Janeiro. Dia 01 de junho de 1808, já circulava de forma clandestina o Correio Braziliense. Dia 29 de dezembro de 1821, o jornal passou a ser chamado apenas de Gazeta.

6 Segundo a Associação Nacional de Jornais (ANJ), no Brasil, há 26 jornais em circulação há mais de 100 anos. São eles: Diário de Pernambuco/PE, 1825; Jornal do Comércio/RJ, 1827; Mossoroense/RN, 1872; O Estado de S. Paulo/SP, 1875; O Fluminense/RJ, 1878; Tribuna do Norte/SP, 1882; Gazeta de Alegrete/RS, 1882; Jornal Correio Riograndense/RS, 1909.

7 Gazeta do Rio de Janeiro Correio Braziliense Acta Diurna

8 Usabilidade – Tipos de jornais Jornal impresso: o mais tradicional, colorido ou preto e branco é a forma que mais ilustra o jornal; Telejornal: aquele transmitido por canais televisivos.

9 Classificados: Vagas de emprego, estágios, produtos à venda e serviços; Jornal Online: É mais novo tipo de jornal.

10 Mudança para o digital Em 1995 – JB Online; Em 1996 – Universo online O jornalismo online (JOL) surgiu com a necessidade das empresas de jornais impressos disponibilizarem o seu conteúdo na internet. A intenção era a de ampliar a distribuição das informações em um novo canal. O processo era feito de forma estática, caracterizando apenas como mera reprodução do material impresso. O jornalismo online (JOL) surgiu com a necessidade das empresas de jornais impressos disponibilizarem o seu conteúdo na internet. A intenção era a de ampliar a distribuição das informações em um novo canal. O processo era feito de forma estática, caracterizando apenas como mera reprodução do material impresso.

11 O formato do 1º Jornal Online e suas mudanças

12

13 Linha de Evolução do Jornalismo Impresso Através dos Tempos

14 Uso na educação Pesquisas e estudos apontam o jornal como um recurso pedagógico que pode ser incluído na rotina de sala de aula para trabalhar habilidades nas diferentes áreas de conhecimento. O uso do jornal possibilita a expressão de ideais, sentimentos e opiniões dos alunos e o acesso a informações sobre vários assuntos e a diferentes gêneros textuais, contribui para a formação de leitores e escritores funcionais.

15 O jornal como um dos suportes do ensino e da aprendizagem da leitura na escola pode contribuir para que os indivíduos desenvolvam a competência de leitura e de escrita como práticas sociais de letramento; considerando letramento conjunto de práticas sociais ligadas à leitura e à escrita em que os indivíduos se envolvem em seu contexto social. (SOARES, 2001, p. 72).

16 A discussão do Conteúdo de um jornal com os colegas de classe e outras atividades da vida diária que envolve a escrita. Sua compreensão está ligada aos interesses, a leitura que iremos realizar; O jornal é um instrumento que registra a realidade social, porém não é o único.

17 Os PCNs postulam que diferentes impressos devem ser objeto de atividades de leitura: "Todo material é fonte de informação, mas nenhum deve ser utilizado com exclusividade. É importante haver diversidade de materiais para que os conteúdos possam ser tratados da maneira mais ampla possível. A utilização de materiais diversificados como jornais, revistas, folhetos, propagandas, computadores, calculadoras, filmes, faz o aluno sentir-se inserido no mundo à sua volta" (PCNs, V. 1, P. 104).

18 Plano de Aula Serie: 5° ano Tema: A utilização do jornal em sala de aula Conteúdos: Português e Artes Leitura e de imagens Leitura e produção de texto Interpretação oral Reciclagem Artes

19 Objetivos: Interpretar imagens Aprimorar a interpretação e escrita Aperfeiçoar a oralidade Ornamentar matérias recicláveis Trabalhar coordenação motora com o uso de criatividade manual

20 Metodologia: Com o uso de uma cartolina vamos elaborar um jornal temático com o uso de imagens recortadas de jornal que descrevam a noticia. Utilizar um texto explicativo sobre o Jornal para abordar o conhecimento do mesmo, interpretação de leitura e logo após trabalhar uma redação sobre o conteúdo estudado. Acontecerá uma apresentação de um jornal falado em sala de aula, onde os alunos irão trazer noticias pesquisada na TV para apresentar com sua própria interpretação com o uso do microfone reciclável e câmera recicláveis elaboradas pelos alunos. Cada grupo de alunos ficara responsável de apresentar todos os tipos de seção do jornal escrito.

21 Recursos

22

23 Conclusão Como se entende ao longo da historia o jornal esta aberto a novas tecnologias e adequando-se. Com essa pesquisa foi possível compreender a necessidade desse meio de comunicação para a nossa sociedade.

24 Referencias MELO, José Marques História do jornalismo : itinerário crítico, mosaico. São Paulo, SP: Paulus, p. (Coleção Comunicação) contextual ROMANCINI, Richard; LAGO, Cláudia. História do jornalismo no Brasil. Florianópolis, SC; DIAS, Maria das Graças Moura Barbosa. Jornal impresso: um estímulo à leitura e à produção de textos no ensino fundamental da Escola Estadual Drª. Maria do Carmo Alves. Aracaju, SE, p. Monografia (Programa Especial de Formação Pedagógica para Portadores de Diploma de Educação Superior - Universidade Tiradentes, 2004.


Carregar ppt "As diferentes linguagens midiáticas Linguagem impressa: Jornal Disciplina: Tecnologia e comunicação Profª: Andréa Karla Nunes Acadêmica: Aline dos santos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google