A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Livro: Sociologia da Comunicação(Philippe Breton e Serge Proulx) Alunos: Juliana Vieira S. Valeriano Rafael Leandro de Souza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Livro: Sociologia da Comunicação(Philippe Breton e Serge Proulx) Alunos: Juliana Vieira S. Valeriano Rafael Leandro de Souza."— Transcrição da apresentação:

1 Livro: Sociologia da Comunicação(Philippe Breton e Serge Proulx) Alunos: Juliana Vieira S. Valeriano Rafael Leandro de Souza

2 I) A comunicação tem futuro? Revolução / Transformação. A ideologia da comunicação (idílica ou não?)

3 Claire Ancelin (Galáxia Videotemática) X Dominique Wolton

4 Questionamentos sobre o futuro e a reação da sociedade na Era da Comunicação. Postura racional X Postura irracional ? Caminho programado (roteirização da sociedade)? Lógica da oferta X Autoconstrução de um próprio caminho ?

5 Introversão, consumo passivo X Solidariedade, sociabilidade ? Diálogo humano/máquina X Comunicação Inter- humana ? Autonomia X vítima das máquinas ?

6 II) Da informatização à utopia de uma sociedade da comunicação Década de 80 Transformação da vida em vários âmbitos pelas novas ferramentas de informação e comunicação.

7 Rapidez das técnicas crescimento do número de informações. Oferta de bens informacionais X Demanda.

8 Visão utópica: Tecnologia....profundas transformações sociais; Mascara interesses de grandes empresas. Sociedade de consumo Sociedade da comunicação.

9 III) A ideologia da comunicação édominante ? Ideologia da comunicação X Técnicas de comunicação. A consciência da comunicação. A relação dos sistemas não- democráticos com a comunicação.

10 IV) Liberalismo e Comunicação A sociedade da comunicação em desacordo com o liberalismo. Os principais pontos de contraste. A cultura da comunicação.

11 IV) As ciências da comunicação existem? Áreas da comunicação: Comunicação argumentativa; Técnicas de comunicação física; Estudo das realidades físicas e matemáticas das comunicações; Estudo dos fenômenos sociais e humanos associados à comunicação.

12 Quadro Histórico das áreas da comunicação. Escola de Chicago (O estudo da comunicação se insere em uma abordagem geral da sociedade). Cibernética dos anos 40 Big bang original. Escola de Palo Alto Tudo é comunicação (fracasso como teoria unificante).

13 Os três grandes imperativos das Ciências da comunicação: A separação entre ciência e técnica; A distinção entre ciência e tecnologia; A renúncia a qualquer generalização.


Carregar ppt "Livro: Sociologia da Comunicação(Philippe Breton e Serge Proulx) Alunos: Juliana Vieira S. Valeriano Rafael Leandro de Souza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google