A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Informática Teórica Engenharia da Computação. Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar No início do nosso curso falamos que iríamos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Informática Teórica Engenharia da Computação. Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar No início do nosso curso falamos que iríamos."— Transcrição da apresentação:

1 Informática Teórica Engenharia da Computação

2 Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar No início do nosso curso falamos que iríamos estudar os seguintes modelos de computação: No início do nosso curso falamos que iríamos estudar os seguintes modelos de computação: 1. Autômatos finitos 2. Autômatos com pilha 3. Máquinas de Turing Estudamos os AFs e vimos que são máquinas reconhecedoras de linguagens Estudamos os AFs e vimos que são máquinas reconhecedoras de linguagens

3 Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar As linguagens também podem ser definidas formalmente por gramáticas, que é um método de descrever formalmente uma linguagem. As linguagens também podem ser definidas formalmente por gramáticas, que é um método de descrever formalmente uma linguagem.

4 Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar Curioso: independentemente do desenvolvimento desses modelos de computação, o linguista Noam Chomsky buscou formalizar a noção de gramática e linguagem. Curioso: independentemente do desenvolvimento desses modelos de computação, o linguista Noam Chomsky buscou formalizar a noção de gramática e linguagem. Isso resultou na definição da conhecida Hierarquia de Chomsky, uma hierarquia de classes de linguagem definidas por gramáticas de complexidade crescente. Isso resultou na definição da conhecida Hierarquia de Chomsky, uma hierarquia de classes de linguagem definidas por gramáticas de complexidade crescente.

5 Teoria da Computação Hierarquia de Chomsky 1. Gramáticas lineares à direita 2. Gramáticas livre de contexto 3. Gramáticas irrestritas 1. Autômatos finitos 2. Autômatos com pilha 3. Máquinas de Turing (Tem-se também: gramáticas sensíveis ao contexto – autômatos linearmente limitados)

6 Teoria da Computação Hierarquia de Chomsky Tipo 3: Regulares Tipo 2: Livre de contexto Tipo 1: Sensível ao contexto Tipo 0: Irrestritas

7 Teoria da Computação Agora nós vamos estudar as linguagens livre de contexto e consequentemente: Agora nós vamos estudar as linguagens livre de contexto e consequentemente: 1. Gramáticas livre de contexto 2. Autômatos com pilha


Carregar ppt "Informática Teórica Engenharia da Computação. Teoria da Computação Contexto do que vamos começar a estudar No início do nosso curso falamos que iríamos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google