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Modelos de Maturidade em Gestão de Projetos Rafael Cordeiro de Barros.

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Apresentação em tema: "Modelos de Maturidade em Gestão de Projetos Rafael Cordeiro de Barros."— Transcrição da apresentação:

1 Modelos de Maturidade em Gestão de Projetos Rafael Cordeiro de Barros

2 Roteiro IntroduçãoOPM3MMGPKPMMMComparativoDúvidas

3 Introdução

4 Introdução - Conceitos Básicos Projeto Projeto Gerenciamento de Projetos Gerenciamento de Projetos Maturidade Maturidade Modelos de Maturidade Modelos de Maturidade –são mecanismos capazes de quantificar numericamente a maturidade. Estes modelos auxiliam a elaboração de processos, indicam melhores práticas e fazem com que as organizações se desenvolvam de forma constante [Leal 2008].

5 Introdução - Modelos de Maturidade Portfolio, Programme and Project Management Maturity Model (P3M3) – OGC Portfolio, Programme and Project Management Maturity Model (P3M3) – OGC Project Management Maturity Model Project Management Maturity Model (PMMM) – PM Solutions Organizational Project Management Maturity Model (OPM3) – PMI Organizational Project Management Maturity Model (OPM3) – PMI Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP) – Darci Prado Modelo de Maturidade em Gerenciamento de Projetos (MMGP) – Darci Prado Kerzner Project Management Maturity Model Kerzner Project Management Maturity Model (KPMMM) – Harold Kerzner

6 OPM3

7 OPM3 - Relevância Primeiro modelo a descrever as melhores práticas Primeiro modelo a descrever as melhores práticas –Gerência de projeto –Gerência do programa –Gerência de portfólio em um modelo de maturidade. –Gerência de portfólio em um modelo de maturidade. Alinhado com PMBOK Alinhado com PMBOK

8 OPM3 – Estrutura do Modelo O Conhecimento dirige a Avaliação; O Conhecimento dirige a Avaliação; A Avaliação dirige a Melhoria. A Avaliação dirige a Melhoria.

9 OPM3 – Elementos do Conhecimento Domínios de Abrangência Domínios de Abrangência –Projetos –Programas –Portfólio Estágios de amadurecimento dos processos organizacionais Estágios de amadurecimento dos processos organizacionais –Padronização –Mensuração –Controle –Melhoria Contínua. –Melhoria Contínua.

10 OPM3 - Estágios de Amadurecimento dos Processos Organizacionais

11 OPM3 - Avaliação da Maturidade Questionário com 151 questões Questionário com 151 questões –70 sobre Projetos –38 sobre Programas –43 sobre Portifólios Questionário Boas Práticas Existentes Boas Práticas Recomendadas

12 OPM3 – Implantação do Modelo Diante da lista de boas práticas recomendadas: Diante da lista de boas práticas recomendadas: –Analisar viabilidade; –Priorizar e –Planejar melhoria Visando alcançar maior Maturidade Visando alcançar maior Maturidade

13 OPM3 – Implantação do Modelo Entender o OPM3. Determinar o Grau de Maturidade De acordo com as Capacidades Aplicar o planejamento Reavaliar a maturidade

14 MMGP

15 MMGP - Estrutura do Modelo Setorial Setorial –Avalia apenas um setor da organização Corporativo Corporativo –Avalia a instituição como um todo

16 MMGP - Estrutura do Modelo Dimensão da Maturidade Nível de Maturidade InicialConhecidoPadronizadoGerenciadoOtimizado Conhecimentos DispersosBásicos Avançados Metodologias Não há Tentativas Isoladas Implantada e Padronizada MelhoradaEstabilizada Informatização Tentativas Isoladas ImplantadaMelhoradaEstabilizada Estrutura Organizacional Não há ImplantadaMelhoradaEstabilizada Relacionamentos Humanos Boa Vontade Algum Avanço Avanço Substancial Maduro Alinhamento com negócios Não há Alinhado

17 MMGP - Avaliação da Maturidade Responder questionário Responder questionário –40 Questões Letra A = 10 pontos Letra A = 10 pontos Letra B = 6 pontos Letra B = 6 pontos Letra C = 2 pontos Letra C = 2 pontos Letra D = 0 ponto Letra D = 0 ponto Cálculo da Maturidade Cálculo da Maturidade –Avaliação Final = (100 + SOMA_QUEST) / 100

18 MMGP - Avaliação da Maturidade Percentual de Aderência: Percentual de Aderência: –Até 20%: nulo ou fraco; –De 20% até 60%: Regular; –De 60% até 90%: Boa; –Acima de 90%: Completa Percentuais de aderência juntamente com a média determinam o nível de maturidade da organização. Percentuais de aderência juntamente com a média determinam o nível de maturidade da organização.

19 MMGP - Implantação do Modelo Avaliação: Avaliação: –Aplicar Questionário e determinar o grau de maturidade Desenvolvimento: Desenvolvimento: –Identificar as deficiências (Conseguir A em todo questionário) –Planejar as melhorias que serão implantadas –Implantar as melhorias –Repetir o processo Recomenda-se pelo menos reavaliar a maturidade Recomenda-se pelo menos reavaliar a maturidade

20 KPMMM

21 KPMMM - Estrutura do Modelo

22 KPMMM - Avaliação da Maturidade Questionário com 183 questões Questionário com 183 questões –Nivel 1: 80 questões –Nivel 2: 20 questões –Nivel 3: 42 questões –Nivel 4: 25 questões –Nivel 5: 16 questões Cálculo da Maturidade: Cálculo da Maturidade: –10 pontos para resposta correta –Nenhum ponto para resposta incorreta –Cada área obtém um intervalo de 0 a 100 pontos

23 KPMMM – Avaliacao maturidade Nivel 1 Área de ConhecimentoPerguntas do questionário Gerenciamento de Escopo/Integração1, 16, 21, 27, 32, 38, 41, 45, 47 e 60 Gerenciamento do Tempo2, 17, 24, 31, 33, 48, 51, 58, 63 e 71 Gerenciamento do Custo4, 10, 18, 26, 37, 44, 50, 61, 73 e 80 Gerenciamento de Recursos Humanos5, 9, 15, 19, 28, 46, 52, 55, 57 e 66 Gerenciamento de Aquisições6, 13, 23, 34, 40, 49, 59, 67, 69 e 77 Gerenciamento da Qualidade8, 12, 22, 36, 43, 54, 62, 68, 74 e 78 Gerenciamento de Riscos7, 14, 25, 29, 39, 42, 53, 65, 72 e 76 Gerenciamento da Comunicação3, 11, 20, 30, 35, 56, 64, 70, 75 e 79

24 KPMMM – Avaliacao maturidade Nivel 1 > 60 pontos em uma área: > 60 pontos em uma área: –A organização possui um conhecimento razoável naquela área > 60 pontos na maioria das áreas: > 60 pontos na maioria das áreas: –Possível que a organização possua todo o conhecimento necessário dos princípios básicos < 60 pontos em todas as categorias: < 60 pontos em todas as categorias: – Existe uma deficiência. < 30 pontos em qualquer uma das áreas: < 30 pontos em qualquer uma das áreas: –A organização aparenta estar altamente imatura em gerenciamento de projetos; Pontuação total >= 600 pontos: Pontuação total >= 600 pontos: –A organização está bem posicionada para iniciar os trabalhos referentes ao próximo nível de maturidade do KPMMM.

25 KPMMM – Avaliacao maturidade Nivel 2 Fase do ciclo de vidaPerguntas do questionário Embrionário1, 3, 14 e 17 Aceitação do gerente executivo 5, 10, 13 e 20 Aceitação do gerente da linha de produção 7, 9, 12 e 19 Crescimento4, 6, 8 e 11 Maturidade2, 15, 16 e 18

26 KPMMM – Avaliacao maturidade Nivel 2 As perguntas deverão ser respondidas de acordo com a escala demonstrada na tabela abaixo As perguntas deverão ser respondidas de acordo com a escala demonstrada na tabela abaixo PontuaçãoNível de concordância -3Discordo fortemente -2Discordo Discordo ligeiramente 0Sem opinião +1Concordo ligeiramente +2Concordo +3Concordo fortemente

27 KPMMM – Avaliacao maturidade Nível 3 possui critérios semelhantes ao nível 1 Nível 3 possui critérios semelhantes ao nível 1 Niveis 4 e 5 possuem critérios semelhantes ao nível 2 Niveis 4 e 5 possuem critérios semelhantes ao nível 2

28 KPMMM – Implantação do modelo Nível 1 – Linguagem comum Nível 1 – Linguagem comum –Treinamento em Gerenciamento de Projetos –Incentivar a formação (ou contratação) de gerentes certificados; –Deinição de uma linguagem comum; –Ferramentas de apoio;

29 KPMMM – Implantação do modelo Nível 2 – Processos Comuns Nível 2 – Processos Comuns –Cultura de gerenciamento de projetos quantitativo e comportamental; –Reconhecer a necessidade e os benefícios que podem ser alcançados –Definir Processo/metodologia de gerenciamento de projetos; –Programa de treinamento contínuo;

30 KPMMM – Implantação do modelo Nível 3 – Metodologia Única Nível 3 – Metodologia Única –Integração dos processos em uma única metodologia de execução; –Adquirir a cultura de apoio ao gerenciamento de projetos; –Apoio à responsabilidade compartilhada. Nível 4 – Benchmarking Nível 4 – Benchmarking –Reconhecer os benefícios do benchmarking; –Processo de benchmarking; –Adquirir uma cultura organizacional voltada ao benchmarking. Nível 5 – Melhoria contínua Nível 5 – Melhoria contínua –Melhoria contínua do benchmarking e da metodologia única

31 Análise Comparativa

32 O OPM3: O OPM3: –Maior força no mercado mundial –Mantido pelo PMI –Considerado robusto –Custo financeiro alto para ser implantado KPMMM KPMMM –Dos apresentados é o modelo mais antigo. –Material de implantacao com baixo custo –Mecanismos de avaliação acessível

33 Análise Comparativa MMGP: MMGP: –Único modelo de maturidade em gestão de projetos brasileiro.; –Baixo custo de aquisição; –Mecanismo de avaliação é consideravelmente simples; –Dados sobre avaliações de empresas brasileiras disponíveis facilita a realização de benchmarking facilita a realização de benchmarking

34 Análise Comparativa - Resumo Níveis CMM Modelos de Maturidade de GP Baseados no CMM OPM3PMMMKPMMMMMGP P3M3 1InicialPadronizaçãoProcessos IniciaisLinguagem ComumInicialProcesso Inicial 2RepetívelMedição Processos Estruturados e Padronizados Processos ComunsConhecido Processo Repetível 3DefinidoControle Padronização Organizacional e Processos Institucionais Metodologia ÚnicaPadronizadoProcesso Definido 4Gerenciado Melhoria Contínua Processo GerenciadoBenchmarkingGerenciado Processo Gerenciado 5Otimizado-Processo OtimizadoMelhoria ContínuaOtimizado Processo Otimizado

35 OPM3PMMMKPMMMMMGP P3M3 AutoriaPMIPM SolutionsHarold KerznerDarci Prado OGC Custo Amazon: $37,98 Amazon: $56,66Amazon: $68,00 Livraria Cultura: R$40,00 Site OGC: Gratuito Instrumento de Avaliação Software de Avaliação 1. OPM3 Versão para 1 usuário ($595,00 para membros PMI, $695,00 não membros) 2. OPM3 Versão multiusuários ($4.495,00 para até 15 usuários) Software de Avaliação 1. Não disponível para avaliação individual, apenas para consultores oficiais da PM Solutions Software de Avaliação 1. Versão online ou Questionário 1. Presente no livro Software de Avaliação 1. Versão online (grátis) ou Questionário 1. Presente no livro Software de Avaliação 1. Inexistente ou Guia de Práticas 1. Presente no livro Plano de Melhoria Interno Sim. Plano de melhoria é um dos elementos chave do modelo. Não. Os gerentes e avaliadores podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento do plano de melhoria. Não. O modelo oferece algumas referências sobre como construir o plano de melhorias baseado nos resultados da avaliação. Não. Os resultados da avaliação são base para criação do plano de melhoria, porém o modelo não indica como desenvolver. Não. Os gerentes e avaliadores podem trabalhar em conjunto no desenvolvimento do plano de melhoria.

36 Dúvidas?


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