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Datachk Projeto I Recife, 19 de Fevereiro de 2012IF718 - Análise e Projeto de Sistemas 2012.2 - CIn/UFPE Aline D'Oleron Angelo Brito Rebeca Alves Rodolfo.

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1 Datachk Projeto I Recife, 19 de Fevereiro de 2012IF718 - Análise e Projeto de Sistemas CIn/UFPE Aline D'Oleron Angelo Brito Rebeca Alves Rodolfo Ferraz Tiago Nascimento

2 Contexto Projeto CI – Computadores para Inclusão o Recondiciona equipamentos de informática o Distribuição para iniciativas de inclusão digital no Brasil o Oficinas com o foco no recondicionamento de computadores o CRCs – Centros de Recondicionamento de Computadores Objetivos: o Formar jovens de baixa renda para inserção no mercado de trabalho o Promover a inclusão digital o Estimular a disseminação de políticas de descarte planejado e ecologicamente sustentável de equipamentos de informática o Implantar modelo de funcionamento em rede dos CRCs

3 Contexto

4 Diagrama de Casos de uso

5 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Este caso de uso é responsável por cadastrar as peças recebidas como doação no estoque. Pré-condição: Usuário encontra-se logado no sistema. Pós-condição: As peças encontram-se cadastradas no sistema e estão com o status disponível. Fluxo de eventos principal: Usuário insere os dados num formulário de cadastro contendo os campos para os dados da peça (Ex: Nome da peça, modelo, código, etc) e sistema valida os dados informados. Em seguida, os dados da peça são cadastrados no sistema e passam a ter o status disponível. É enviada uma mensagem ao Servidor Central (remoto), contendo os dados das peças cadastradas. Fluxos secundários: Não se aplica.

6 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaCadastroPeça o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Peça Classes de Controle o ControlePeças > Peça ____________ > TelaCadastroPeça ____________ > Comunicação ServidorCentral ____________ > ControlePeças ____________

7 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaCadastroPeça o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Peça Classes de Controle o ControlePeças > Peça ____________ > TelaCadastroPeça ____________ > Comunicação ServidorCentral ____________ > ControlePeças ____________

8 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaCadastroPeça o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Peça Classes de Controle o ControlePeças > Peça ____________

9 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaCadastroPeça o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Peça Classes de Controle o ControlePeças > Peça ____________ > Cadastro Peças ________________

10 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência

11 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência Responsabilidades

12 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > Comunicação ServidorCentral __________________ enviarDados(nome,model o,código,data,nomeCRC) > ControlePeças ____________ ____________ cadastrarDados (nome, modelo, código, login) > Cadastro Peças __________________ cadastrarDados(nome, modelo, código, login) > TelaCadastroPeça ____________ cadastrarDados(nom e, modelo, código)

13 Análise de Caso de Uso "Cadastrar peças no estoque" Passo 5: Descrever atributos e associações

14 Análise de Caso de Uso "Solicitar Peças" Este caso de uso é responsável pela solicitação de peças ao estoque por um usuário da manutenção. Pré-condição: Usuário do estoque encontra-se autenticado no sistema. Pós-condição: O pedido das peças deve estar cadastrado no sistema, aguardando ser visualizado pela pessoa responsável pela entrega das peças. Fluxo de eventos principal: 1.O usuário faz a busca do tipo e modelo da peça que ele deseja através de um formulário. 2.O sistema mostra uma lista de peças com as características requisitadas. 3.O usuário seleciona a peça, e esta é adicionada em uma lista de pedidos. 4.Se o usuário quiser pedir mais peças ele deve voltar para o passo2 do [FP]. 5.O usuário seleciona o botão Finalizar pedido. 6.O sistema exibe um resumo do pedido. 7.O usuário clica no botão Confirmar. 8.O sistema modifica o status da peça para Peça solicitada. 9.O sistema envia uma mensagem Pedido enviado com sucesso. Fluxos secundários: Não se aplica.

15 Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaInicialManutencao o TelaSolicitarPecas Classes de Entidade o SolicitacaoPeca o Peca Classes de Controle o ControladorSolicitacao o ControladorPecas > Solicitacao Peca ____________ > Controlador Solicitacao ____________ > Peca ____________ Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas > Controlador Pecas ____________ > Tela Inicia da Manutencao ____________ > Tela Solicitar Pecas ____________

16 Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaInicialManutencao o TelaSolicitarPecas Classes de Entidade o Solicitacao o Peca Classes de Controle o Controlador Solicitacao o ControladorPecas > Solicitacao ____________ > Peca ____________ Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas

17 Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaInicialManutencao o TelaSolicitarPecas Classes de Entidade o Solicitacao o Peca Classes de Controle o Controlador Solicitacao o ControladorPecas > Solicitacao ____________ > Peca ____________ Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas > CadastroSolicitacoes ________________ > CadastroPecas ________________

18 Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas

19 Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas > CadastroPecas ____________ buscarPecasDisponiveis() > TelaInicial Manutencao ____________ Encaminhar() > ControladorPecas ____________ buscarPeçasDisponiveis() marcarPecaSolicitada() > ListaPecas ____________ Inserir() > CadastroSolicitacoes ____________ save() > TelaSolicitarPecas ____________ Encaminhar() exibirListaPecasDisponiveis() exibirSolicitacao mostrarAvisoConfirmacao() > Controlador Solicitacoes ____________ salvaSolicitacao() novaSolicitacao() > SolicitarPecas ____________

20 Passo 5: Descrever atributos e associações Análise de Caso de Uso Solicitar Pecas

21 Análise de Caso de Uso "Entregar Peças" Este caso de uso é responsável pela resposta às solicitações de peças ao estoque. Pré-condição: Usuário do estoque encontra-se autenticado no sistema. Pós-condição: O sistema registra que a Solicitação de peças foi atendida e armazena qual funcionário entregou as peças e qual funcionário está com a posse delas. Fluxo de eventos principal: 1. O Sistema procura por solicitações de peças que ainda estejam pendentes. 2. Exibe ao Controlador a pagina Inicial para Controladores de Estoque com uma notificação de solicitações pendentes. 3. O Sistema exibe as informações da solicitação. 4. O Controlador do Estoque avalia se a solicitação das peças é valida e aceita a solicitação. 5. O Sistema atualiza a solicitação para aceita. 6. O Usuário busca as peças solicitadas no estoque e entrega as peças ao Funcionário da Manutenção que criou a Solicitação. 7. O Usuário clica no botão Entregue. 8. O Sistema atualiza o estado das Peças para em Manutenção. 9. O Sistema altera o status da solicitação para completa. Fluxos secundários: Não se aplica.

22 Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaInicialEstoque o TelaEntregarPecas Classes de Entidade o SolicitacaoPecas o Peca Classes de Controle o ControladorSolicitacao o ControladorPecas > Solicitacao Pecas ____________ > Controlador Solicitacao ____________ > Peca ____________ > Controlador Pecas ____________ > Tela Inicia do Estoque ____________ > Tela Entregar Pecas ____________ Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

23 Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaInicialManutencao o TelaSolicitarPecas Classes de Entidade o Solicitacao o Peca Classes de Controle o Controlador Solicitacao o ControladorPecas > Solicitacao ____________ > Peca ____________ Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

24 Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaInicialManutencao o TelaSolicitarPecas Classes de Entidade o SolicitacaoPecas o Peca Classes de Controle o Controlador Solicitacao o ControladorPecas > Solicitacao Pecas ____________ > Peca ____________ > CadastroSolicitacoes ________________ > CadastroPecas ________________ Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

25 Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

26 Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > CadastroPecas ____________ alterarEstadoPecas() > TelaInicial Estoque ____________ Encaminhar() ExibirAvisoSolicitacaoPendente() > ControladorPecas ____________ marcarPecasEmManutencao() varerListaPecas() > ListaPecas ____________ Inserir() > TelaEntregarPecas ____________ Encaminhar() exibirAvisoEntrega() esperarResposta() confirmaEntregaSolicitacao() Análise de Caso de Uso Entregar Pecas > Peca ____________ mudarEstado()

27 Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > ControladorSolicitacoes ____________ verificaSolicitacoesPendentes() aceitarSolicitacao() salvaEntregaSolicitada() > CadastroSolicitacoes ____________ getPrimeiraSolicitacaoPendente() marcarSolicitacaoAceita() alterarEstadoSolicitacao() > SolicitacaoPecas ____________ mudarEstado() Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

28 Passo 5: Descrever atributos e associações Análise de Caso de Uso Entregar Pecas

29 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador Este caso de uso é responsável pelo cadastro do computador quando sua montagem estiver finalizada. Pré-condição: Usuário autenticado no sistema. Pós-condição: O computador deve estar armazenado no sistema. Fluxo de eventos principal: 1. Este caso de uso se inicia quando o usuário seleciona a opção Cadastrar computador no menu Montagem de equipamentos. 2. O usuário cadastra as informações de todos os componentes do computador (Ex: mouse, teclado, gabinete, monitor, etc.), buscando cada peça que foi utilizada. 3. O usuário seleciona o botão Finalizar cadastro. 4. O sistema insere os dados, modifica o status de cada peça para Peça recebida e o status do computador para Computador montado 5. O sistema finaliza com o envio de uma mensagem Computador cadastrado com sucesso. Fluxos secundários: Caso o usuário não coloque as informações de algum dos componentes e selecione o botão Finalizar cadastro, o sistema envia uma mensagem Escreva as informações de todos os componentes para que o cadastro seja finalizado e em seguida o sistema executa novamente o passo 2 do [FP].

30 Análise de Caso de Uso " Cadastrar Computador Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaCadastrarPC Classes de Entidade o Computador o Peça Classes de Controle o ControleCadastrarPC > Computador ____________ > TelaCadastrarPC ____________ > Controle CadastrarPC ____________ > Peça ____________

31 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaCadastrarPC Classes de Entidade o Computador o Peça Classes de Controle o ControleCadastrarPC > Computador ____________ > Peça ____________

32 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaCadastrarPC Classes de Entidade o Computador o Peça Classes de Controle o ControleCadastrarPC > Computador ____________ > CadastroPCs ________________ > Peça ____________ > CadastroPeças ________________

33 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador" Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência

34 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador" Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > CadastroPCs ____________ CadastrarPC() > TelaCadastrarPC ____________ CadastrarPC() SelecionarPeças() > Controle CadastrarPC ____________ CadastrarPC() SelecionarPeças() > CadastroPeças ____________ BuscarPeça() MarcarPeças()

35 Análise de Caso de Uso Cadastrar Computador" Passo 5: Descrever atributos e associações

36 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Este caso de uso é responsável por modificar o status de um computador em fase de montagem/testes para o status "Finalizado". Pré-condição: Usuário encontra-se logado no sistema. Pós-condição: Status do computador trocado para "Finalizado", suas peças passam a ter status "Indisponível" e Servidor Central recebe uma mensagem com os dados do novo computador finalizado. Fluxo de eventos principal: Usuário acessa o registro de um computador, através da busca pelo código de identificação. Após encontrar o computador, caso esteja em fase de montagem/testes, exibirá a opção "Finalizar Computador". Ao selecionar esta opção, o computador passa a ter o status "Finalizado" e suas peças trocam de status para "Indisponível" (não podem mais ser trocadas por peças do estoque). Além disso, é enviada uma mensagem ao Servidor Central (remoto), contendo os dados do novo computador finalizado. Fluxos secundários: Não se aplica.

37 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaMostrarPC o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Usuário (apenas interage) o Computador o Peça Classes de Controle o ControleFinalizaçãoPC > Computador ____________ > TelaMostrarPC ____________ > Comunicação ServidorCentral ____________ > Controle FinalizaçãoPC ____________ > Peça ____________

38 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaMostrarPC o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Computador o Peça Classes de Controle o ControleFinalizaçãoPC > Computador ____________ > Peça ____________

39 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaMostrarPC o ComunicaçãoServidorCentral Classes de Entidade o Computador o Peça Classes de Controle o ControleFinalizaçãoPC > Computador ____________ > Cadastro Computadores ________________ > Peça ____________ > Cadastro Peças ________________

40 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência

41 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > TelaMostrarPC ______________ finalizarPC (idPC) > Comunicação ServidorCentral __________________ enviarPCFinalizado (pc) > Controle FinalizaçãoPC ____________ finalizarPC (idPC) > Cadastro Computadores __________________ finalizar(idPC) getPC (idPC) > Cadastro Peças __________________ finalizar (idPeça) > Computador __________________ finalizar ()

42 Análise de Caso de Uso "Finalizar Computador" Passo 5: Descrever atributos e associações

43 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Este caso de uso é responsável por gerar relatórios para enviá-los para o órgão central. Pré-condição: Usuário encontra-se logado no sistema. Pós-condição: Relatório deve estar gerado e pronto para ser enviado ou impresso. Fluxo de eventos principal: 1. O usuário informa as opções relativas ao relatório: - tipo de relatório (doações recebidas, computadores recondicionados, estoque de peças, ou completo, com todas as informações citadas anteriormente). - intervalo de tempo (dia, mês, ano), caso o tipo do relatório não seja peças em estoque. 2. O sistema busca as informações requisitadas pelo usuário. 3. O sistema envia o relatório gerado ao Servidor Central (remoto), podendo o mesmo também ser impresso. Fluxos secundários: Não se aplica.

44 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 1: Encontrar classes de análise Classes de Fronteira o TelaGerarRelatorio o ComunicacaoServidorCentral Classes de Entidade o Peça o Computador o Doações Classes de Controle o ControleRelatorio > Peça ____________ > TelaGerarRelatorio _______________ > Comunicacao ServidorCentral ____________ > ControleRelatorio _____________ > Computador ____________ > Doações ____________

45 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaGerarRelatorio o ComunicacaoServidorCentral Classes de Entidade o Peça o Computador o Doações Classes de Controle o ControleRelatorio > Peça ____________ > Computador ____________ > Doações ____________

46 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 2: Identificar persistência Classes de Fronteira o TelaGerarRelatorio o ComunicacaoServidorCentral Classes de Entidade o Peça o Computador o Doações Classes de Controle o ControleRelatorio > Cadastro Computadores ________________ > Peça ____________ > Computador ____________ > Doações ____________ > Cadastro Peças ________________ > Cadastro Doações ________________

47 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 3: Distribuir comportamento entre as classes Diagrama de sequência

48 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 4: Descrever responsabilidades Classes com responsabilidades > CadastroPeças > TelaGerarRelatorio > Comunicacao ServidorCentral gerarRelatorio(tipo, dataInicio, dataFim) enviarRelatorio() buscarPecas(status) > CadastroComputadores buscarComputadores(dataInicio, dataFim, status) > CadastroDoações buscarDoacoes(dataInicio, dataFim) > controleRelatorio gerarRelatorio(tipo, dataInicio, dataFim)

49 Análise de Caso de Uso "Gerar relatório" Passo 5: Descrever atributos e associações

50 Mapeamento das classes de análise em elementos de projeto Classes de AnáliseElementos de projeto FabricaRepositorio, FabricaRepositorioBDR, CadastroPeçasCadastroPeças, IRepositorioPeças, RepositorioPeçasBDR CadastroDoaçõesCadastroDoações, IRepositorioDoações, RepositorioDoaçõesBDR CadastroComputadorCadastroComputador, IRepositorioComputador, RepositorioComputadorBDR CadastroSolicitaçõesCadastroSolicitações, IRepositorioSolicitações, RepositorioSolicitaçõesBDR ComunicaçãoServidorCentralISubsistemaCentralGoverno, FachadaCentralGoverno

51 Diagrama de classes da arquitetura

52 Organização em pacotes

53 Diagrama de classes com padrões de projeto

54

55 Dúvidas


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