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Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 02 – 2010.2 CIn/UFPE Davi Duarte Denyson José Eduardo Souza Ivan França Rafael Lima.

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1 Infra-Estrutura de Comunicação (IF678) Aula Prática 02 – CIn/UFPE Davi Duarte Denyson José Eduardo Souza Ivan França Rafael Lima

2 2 Nosso objetivo: Revisão rápida sobre Socket Programação de Sockets TCP e UDP com Java Programação de Sockets TCP e UDP com C Desenvolver um servidor Web Desenvolver uma calculadora

3 A GENDA 3 1.Comunicação entre processos 2.Programação de Socket TCP 3.Programação de Socket UDP 4.Desenvolver um servidor Web...

4 C OMUNICAÇÃO ENTRE PROCESSOS 4 Processos em hosts distintos comunicam-se por meio de envio de mensagens... enviadas e recebidas através de seu socket Socket é a interface entre a camada de aplicação e a de transporte

5 P ROGRAMAÇÃO DE S OCKET TCP - C LIENT import java.io.*; import java.net.*; import java.util.Scanner; public class TCPclient { public static void main(String[] args) throws Exception { //lendo do teclado String inFromUser = new Scanner(System.in).next(); //criando um socket TCP Socket sock = new Socket("localhost", 2000); //stream de saida DataOutputStream socketOut = new DataOutputStream(sock.getOutputStream()); socketOut.writeBytes(inFromUser + '\n'); //resposta do servidor BufferedReader socketIn = new BufferedReader(new InputStreamReader(sock.getInputStream())); System.out.println(socketIn.readLine()); } 5

6 P ROGRAMAÇÃO DE S OCKET TCP - S ERVER import java.io.*; import java.net.*; public class TCPserver { public static void main(String argv[]) throws Exception { String inFromClient; String outToClient; //socket de "boas vindas" ServerSocket welcomeSocket = new ServerSocket(2000); while(true) { //socket de conexão TCP Socket sock = welcomeSocket.accept(); //buffer de entrada, que recebe um stream BufferedReader socketIn = new BufferedReader(new InputStreamReader(sock.getInputStream())); inFromClient = socketIn.readLine(); outToClient = inFromClient.toUpperCase() + '\n'; //stream de saida DataOutputStream socketOut = new DataOutputStream(sock.getOutputStream());//stream de saida //escrevendo no socket socketOut.writeBytes(outToClient); sock.close(); } 6

7 E XERCÍCIO Faça um Hello [endereço IP do servidor] e retorne do servidor um HELLO [endereço IP do cliente] OBS: O cliente deve fechar a conexão após receber a resposta do servidor ou dar um timeout de 30 segundos.

8 P ROGRAMAÇÃO DE S OCKET UDP - C LIENT import java.net.*; import java.util.Scanner; class UDPclient { public static void main(String args[]) throws Exception { String inFromUser = new Scanner(System.in).next() + '\n'; //entrada do usuário DatagramSocket clientSocket = new DatagramSocket(); //socket UDP InetAddress IPServer = InetAddress.getByName("localhost"); //IP do servidor byte[] sendData = new byte[1024]; //dados a serem enviados sendData = inFromUser.getBytes(); //criando o pacote de envio DatagramPacket sendPacket = new DatagramPacket(sendData, sendData.length, IPServer, 5000); clientSocket.send(sendPacket); byte[] receiveData = new byte[1024]; //dados recebidos DatagramPacket receivePacket = new DatagramPacket(receiveData, receiveData.length); clientSocket.receive(receivePacket); //recebendo o pacote String inFromServer = new String(receivePacket.getData()); System.out.println("FROM SERVER: " + inFromServer); clientSocket.close(); } 8

9 P ROGRAMAÇÃO DE S OCKET UDP - S ERVER import java.net.*; class UDPserver { public static void main(String args[]) throws Exception { DatagramSocket serverSocket = new DatagramSocket(5000); byte[] receiveData = new byte[1024] ; byte[] sendData = new byte[1024]; String inFromClient, outToClient; InetAddress clientIP; int port; while(true) { //pacote a ser recebido DatagramPacket receivePacket = new DatagramPacket(receiveData, receiveData.length); serverSocket.receive(receivePacket); //recebendo o pacotes inFromClient = new String(receivePacket.getData()); //colocando na string os dados recebidos clientIP = receivePacket.getAddress(); //pegando o IP e porta do pacote que chegou port = receivePacket.getPort(); outToClient = inFromClient.toUpperCase(); sendData = outToClient.getBytes(); //enviando pacote de resposta DatagramPacket sendPacket = new DatagramPacket(sendData, sendData.length, clientIP, port); serverSocket.send(sendPacket); } 9

10 E XERCÍCIO Faça, por meio de uma conexão UDP, o cliente enviar dois números e o servidor responder com a soma deles. OBS: O cliente deve encerrar após receber a resposta do servidor ou dar um timeout de 30 segundos. 10

11 Trata-se de um servidor Web, que responderá a requisições HTTP, bastante simples. Com as seguintes regras: Deve ser implementado utilizando-se a API de Java Ele deve manipular apenas uma requisição HTTP; Ele deve enviar uma mensagem de resposta ao cliente contendo linhas de cabeçalho e o objeto desejado, se existente; A única verificação necessária é quando o objeto não for encontrado, deve-se retornar: HTTP/ Not Found Teste seu servidor utilizando um navegador qualquer! Mantenha os arquivos que serão baixados na mesma pasta do seu projeto Dicas: - utilize as classes ServerSocket, Socket, StringTokenizer e File - reveja a aula sobre HTTP - consulte o RFC[2616] - baixar código parcial em A TIVIDADE 1: D ESENVOLVER UM SERVIDOR W EB... 11

12 12 E XEMPLO – O QUE DEVE SER FEITO Requisição (via browser ou telnet) telnet: GET /index.html HTTP/1.0 Host: localhost Browser: Resposta (seu servidor) HTTP/ OK Content-Language: pt-BR Content-Length: 53 Content-Type: text/html Connection: close CRLF enter dados... Requisição (via browser ou telnet) telnet: GET /img2.png HTTP/1.0 Host: localhost Browser: Resposta (seu servidor) HTTP/ OK Content-Language: pt-BR Content-Length: 733 Content-Type: image/png Connection: close CRLF enter dados...

13 Criar uma calculadora que rode sobre UDP O cliente deve enviar um pacote contendo 2 inteiros (em array de bytes) e 1 operador (também em byte). O servidor deve realizar o cálculo desejado e retornar a resposta. O cálculo deve ser feito com os bytes que chegam do cliente (sem converter para inteiro) e a resposta enviada deve ser em bytes. Se a resposta do servidor não chegar em 3 segundos, o cliente deverá encerrar a conexão A TIVIDADE 2: C ALCULADORA


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