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metoci TQ-729 60 HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa.

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2 metoci TQ HORAS 3 CRÉDITOS Professora Sônia Haracemiv Arte: Eduardo Ulysséa

3 Ementa Ciência. Método. Conhecimento Científico. Teoria do Conhecimento e Teoria da Ciência. A Ciência e a Sociedade. Métodos de Pesquisa. Componentes de um projeto de pesquisa. Etapas da Pesquisa Científica. Publicações Científicas e Redação Científica. Arte: Eduardo Ulysséa

4 Objetivos Proporcionar ao aluno o embasamento teórico e a vivência dos processos de aprendizagem e pesquisa, bem como a metodologia para a realização de trabalhos científicos. Pretende-se desenvolver hábitos de estudo, pesquisa, experimentação, comprovação, organização e raciocínio lógico. Arte: Eduardo Ulysséa

5 Conteúdo Programático Tema 1: Competências para a Pesquisa Tema 2: Ciência Tema 3: Método Tema 4: Teoria do Conhecimento Tema 5: Teoria da Ciência Tema 6: Conhecimento Científico Tema 7: A Ciência e a Sociedade Tema 8: Métodos de Pesquisa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Tema 10: Componentes de um Projeto de Pesquisa Tema 11: Elaboração do Projeto de Pesquisa Tema 12: Publicações Científicas e Redação Científica Tema 13: Seminário de Apresentação do Projeto de Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa

6 Metodologia de Ensino No desenvolvimento das aulas, prevê-se o envolvimento dos alunos no processo ensino-aprendizagem, através do uso dos seguintes meios: Aulas expositivas; Discussões de trabalhos em grupo; Apresentação de textos e artigos complementares; Participação dos alunos na aula; Utilização de multimídia e; Utilização de aparelhos de TV e vídeo. Arte: Eduardo Ulysséa

7 Recursos Necessários Para plena atividade didática são necessários os seguintes recursos e materiais didáticos: Computador Canhão multimídia TV/Vídeo Arte: Eduardo Ulysséa

8 Processo de Avaliação A avaliação dos alunos se dará através de: Participação nas aulas; Trabalhos em equipe e/ou individuais; Apresentação da redação científica do projeto de pesquisa; Apresentação do projeto de pesquisa no seminário final Arte: Eduardo Ulysséa

9 Tema 1: Competências para a Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas

10 Tema 1: Competências para a Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa Perfil do Pesquisador: Predisposição à enfrentar e vencer vários desafios Busca, testa ou cria novos conhecimentos, procedimentos e soluções de problemas Atitudes do Pesquisador: Paciência Autonomia intelectual Criatividade Espírito crítico e empreendedor Raciocínio lógico Persistência Consciência e responsabilidade ética, social e política Coragem para enfrentar desafios e romper paradigmas Humildade

11 Tema 1: Competências para a Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa Princípio da Competência Tudo aquilo que você fizer, seja na área pessoal ou profissional, faça da melhor maneira que for capaz. Estabeleça um tipo de relação tão boa com os outros, tanto no nível pessoal quanto social, que parta deles a iniciativa de associar-se a você. (SECRETAN, Lance H. K. Os Passos do Tigre p.19-20).

12 Tema 1: Competências para a Pesquisa Arte: Eduardo Ulysséa A Construção, criação ou transformação de conhecimentos: o grande desafio de pesquisa Pesquisar é: Exercício de hipotetizações Predições Transferências Deduções Argumentação criativa e segura Buscar divergências, contradições, convergências, novas formas de explicar situações e relações

13 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Sentido da palavra Ciência Sentido amplo: conhecimento como na expressão tomar ciência disto ou daquilo. Sentido restrito: conhecimento apreendido, registro de fatos e demonstração das causas determinantes ou constitutivas. Sentido estrito e global: realidade una e total, não como especialidade em áreas delimitadas.

14 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Definições de Ciência 1. Conhecimento certo do real pelas suas causas. 2. Conjunto orgânico de conclusões certas e gerais metodicamente demonstradas e relacionadas com objeto determinado. 3.Atividade que se propõe demonstrar a verdade dos fatos experimentais e suas aplicações práticas. 4.Conhecimento sistemático dos fenômenos da natureza e das leis que os regem, obtido através da investigação, pelo raciocínio e pela experimentação intensiva. 5.Estudo de problemas solúveis, mediante método científico.

15 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Características da Ciência Conhecimento pelas causas Profundidades e generalidades de suas conclusões Finalidade teórica e prática Objetos: formais e factuais Método e controle Exatidão Aspecto social

16 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Classificação das Ciências FILOSOFIA (LÓGICA) FORMAIS (PURAS) Sintetiza e explica os MATEMÁTICA fatos e princípios descobertos Sobre o universo e seus habitantes

17 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Classificação das Ciências FÍSICA NUCLEAR, MINERALOGIA, LOGÍSTICA MILITAR, PETROGRAFIA, GEOLOGIA, COMPUTAÇÃO, FACTUAIS ENGENHARIA, ASTRONOMIA (Aplicadas) NATURAIS Utiliza os fatos e princípios científicos QUÍMICA ORGÂNICA, INORGÂNIGA, FÍSICO-QUÍMICA, para fazer coisas FARMÁCIA E BIOQUÍMICA úteis aos homens BIOLOGIA BOTÂNICA, MEDICINA, ZOOLOGIA, VETERINÁRIA, AGRICULTURA, TEC. ALIMENTOS, ENFERMAGEM, ECOLOGIA SOCIAIS SOCIOLOGIA, PSICOLOGIA SOCIAL, ANTROPOLOGIA CULTURAL, GEOGRAFIA, DIREITO, ADMINISTRAÇÃO COMUNICAÇÃO SOCIAL, ECONOMIA, HISTÓRIA EDUCAÇÃO BUNGE, Mário. La Ciencia, Su Metodo y Su Filosofia. Buenos Aires: Sigioveinte, Cap. 1.

18 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Espírito Científico ou Atitude Científica Disposição subjetiva adequada à sociedade do trabalho científico. Espírito Crítico ou Consenso Criticar é analisar, questionar, submeter a exame, julgar a validade e a fundamentação das soluções estabelecidas. Espírito de Confiança na Ciência O homem que cultiva o espírito científico de confiança na ciência caminha a igual distância entre dois extremos: do ceticismo e da docilidade ingênua à dogmatismos. Espírito de Análise Decomposição ou desdobramento de um todo complexo em elemntos ou componentes simples.

19 Tema 2: Ciência Arte: Eduardo Ulysséa Espírito Positivo de apego à objetividade Ciência não é literatura de ficção. Espírito Criativo Criatividade Científica versa sobre a elaboração de hipóteses, de instrumentos e de processos de pesquisa. Espírito Indagador Não aceitar nada como verdadeiro sem saber evidentemente o que é. (DESCARTE)

20 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa

21 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Francis Bacon ( ) – fundador do método indutivo de investigação científica. Preposições quanto à observação dos fenômenos, o uso de três tábuas: de presença, de ausência e de graus

22 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Francis Bacon ( ) – fundador do método indutivo de investigação científica. Preposições quanto à observação dos fenômenos, o uso de três tábuas: de presença, de ausência e de graus Galileu Galilei ( ) – interpretação quantitativa da natureza. Sustenta que a pesquisa científica acontece por dois momentos: um analítico – consiste na observação do fenômeno e proposição das hipóteses. e outro sintético – consiste na experimentação e se a hipótese for confirmada, transforma-se em lei. Preposições quanto à liberdade do peso da autoridade do passado, seja no campo filosófico ou religioso.

23 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito.

24 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito. Regra da análise – Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las.

25 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito. Regra da análise – Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las. Regra da síntese – Ir do mais simples ao mais complexo.

26 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Renê Descartes ( ) – sustenta o método matemático dedutivo. Pensamento racionalista moderno. Preposições: Sustenta que os elementos fundamentais do método matemático são expressos em quatro regras: Regra da evidência – Não acolher jamais como verdadeira uma coisa que não se reconheça evidentemente como tal, isto é, evitar a precipitação e o preconceito. Regra da análise – Dividir cada uma das dificuldades em tantas partes necessárias para melhor resolvê-las. Regra da síntese – Ir do mais simples ao mais complexo. Regra da enumeração – Realizar sempre enumerações tão cuidadas e revisões gerais que se possa ter certeza de nada haver omitido.

27 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa Desenvolvimento Histórico do Método Científico Descartes fundamenta-se na razão humana, base deste sistema é o Cogito, ergo sum (=Penso, logo existo)

28 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO INDUTIVO A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente.

29 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO INDUTIVO A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente. John Locke – ( ) – ceticismo, irracionalismo e misticismo.

30 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO INDUTIVO A indução compreende um conjunto de procedimentos: empíricos, lógicos e intuitivos David Hume – ( ) – demonstra que a indução se converte em princípio lógico independente. John Locke – ( ) – ceticismo, irracionalismo e misticismo. Karl Popper – a indução é um conceito dispensável. A teoria popperiana é sem dúvida uma explanação da lógica e da história da ciência. Positivismo. O conhecimento é de caráter provisório.

31 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO INDUTIVO Indução Formal – lei que rege o ponto de chegada expressando realmente a totalidade dos fenômenos observados.

32 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO INDUTIVO Indução Formal – lei que rege o ponto de chegada expressando realmente a totalidade dos fenômenos observados. Indução Científica ou Amplificadora – conclui de um ou mais fatos particulares para todos os fatos semelhantes, presentes e futuros.

33 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO DEDUTIVO Procura transformar enunciados complexos, universais, em particulares. Fazem parte da ciência dedutiva a lógica e a matemática. A dedução apresenta duas formas: formal ou silogística e analítica

34 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa MÉTODO CARTESIANO O pensador Descartes identifica no intelecto, na razão humana duas faculdades essenciais: a intuição e a dedução. Rever as quatro regras de Descartes no método indutivo.

35 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa OUTROS MÉTODOS E APLICAÇÕES Aplicação direta de uma teoria Revisão de hipóteses Crítico ou dialético Renovação Transferência de conceitos Transferência por analogia Prolongação Fenomenológico Teratológico Dicotomia Matrizes de descoberta Morfológico Brainstorming

36 Tema 3: Método Arte: Eduardo Ulysséa LEIS DA DIALÉTICA Cada coisa é um processo, isto é, uma marcha, um tornar-se Existe um encadeamento dos processos No movimento dialético, as coisas trazem em si as suas contradições Em várias oportunidades, um processo que se orienta em ritmo quantitativo de repente muda qualitativamente

37 Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Arte: Eduardo Ulysséa Diferentes Modos de Conhecer Conhecer e Pensar O homem é o ser verdadeiro, o olho que vê o mundo. Vê e conhece, conhece o que vê e pensa no que viu e no que não viu, conhece e pensa, pensa e interpreta.

38 Arte: Eduardo Ulysséa Os Três Elementos do Conhecimento: Sujeito - a consciência cognoscente Objeto – aquilo que o sujeito deseja conhecer Imagem – representa o ponto de coincidência entre o objeto e o sujeito Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

39 Arte: Eduardo Ulysséa Conhecimento Sensorial Tanto o homem como os animais irracionais entram na posse cognitiva das realidades sensoriais. É comum aos referidos seres aprender o fato, a coisa, o indivíduo na sua singularidade concreta, tais como: Cores Movimentos Configurações Dureza Paladar Temperatura Odor Som Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

40 Arte: Eduardo Ulysséa Conhecimento Sensorial O homem conhece as realidades materiais na concretude fatual, na singularidade, porém ultrapassa os limites do singular, apreendido pelos sentidos corporais. É capaz de apreender através de relações formais, de comparação, análise, abstração e generalizações. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

41 Arte: Eduardo Ulysséa Conhecimento Intelectual Vai além da aparência, do fenômeno, da coisa em si, operando sobre as imagens sensoriais, e ultrapassando-as em fórmulas, conceitos gerais abstratos, definições universais e relações ideais. O homem é dotado da capacidade de abstrair, de generalizar, de definir e de elaborar idéias transcendentes. Conhecimento Intelectual atinge o real por dentro, intus: o pensamento, a intuição. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

42 Arte: Eduardo Ulysséa Conhecimento Científico Privilégio de especialistas das diversas áreas das ciências Programado, sistemático, metódico, orgânico Crítico, rigoroso, objetivo Nasce da dúvida e se consolida na certeza das leis demonstradas Procura as relações entre os componentes do fenômeno para enunciar as leis gerais Justifica e demonstra os motivos de sua certeza Estabelece leis válidas para todos os casos da mesma espécie nas mesmas condições, menos sujeito ao erro nas deduções e prognósticos Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

43 Arte: Eduardo Ulysséa Conhecimento Vulgar Comum e possível à todo ser humano Ocasional, assistemático, ametódico Não questiona, não analisa, não procede com vigor do método ou de linguagem, não exige demonstração Gera certeza desde seu nascimento, certezas ingênuas de um realismo pré-crítico Atinge o fato, o fenômeno, o singular Gera certezas intuitivas e pré-críticas Associa analogias globais, sujeito ao erro nas deduções e nos prognósticos Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

44 Arte: Eduardo Ulysséa Intuição Sensorial Existe com toda a evidência. Os sentidos não analisam, não comparam, não julgam O prazer ou a dor é um dado de experiência interna e externa Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

45 Arte: Eduardo Ulysséa Intuição Intelectual Evidência lógico-metafísica. Princípios lógicos, éticos ou estéticos, apreendidas nas relações transcendentais do ser Conhecer pelas razões que a própria razão desconhece é uma espécie de conhecimento do coração e não da razão, como dizia Pascal. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

46 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Científico

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50 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

51 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

52 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

53 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual É de ordem subjetiva Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

54 Arte: Eduardo Ulysséa Confronto Entre o Conhecimento Intuitivo e o Conhecimento Científico Intuitivo Reduz o conhecimento em um ato simples e indivisível Consiste em um ato de experiência sensível ou espiritual É de ordem subjetiva Científico Resulta de um processo complexo de análise e de síntese Toma a experiência como estágio inicial do processo de pesquisa Fundamenta-se na objetividade, na evidência dos fatos Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico

55 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Atinge fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Objeto Diferente Filosófico

56 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Atinge fatos concretos, positivos, fenômenos perceptíveis pelos sentidos, mediante instrumentos, técnicas e recursos de observação. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Objeto Diferente Filosófico São idéias, relações conceptuais e exigências lógicas, não redutíveis às realidades materiais.

57 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico É experimental; a ciência só afirma o que a experimentação autoriza, baseando-se em fatos reais. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Método Diferente Filosófico

58 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico É experimental; a ciência só afirma o que a experimentação autoriza, baseando-se em fatos reais Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Método Diferente Filosófico Utiliza-se do método racional, no qual prevalece o processo dedutivo. Não exige confirmação experimental, mas somente coerência lógica

59 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Circunscreve, delimita, fragmenta e analisa o objeto de pesquisa. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Análise e Síntese Filosófico

60 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Circunscreve, delimita, fragmenta e analisa o objeto de pesquisa. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Análise e Síntese Filosófico Interessa à formulação de uma concepção unificada e unificante do universo, que englobem e harmonizem as conclusões científicas.

61 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Consiste na descoberta das relações positivas de causa e efeito. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Objetivo Filosófico

62 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico Consiste na descoberta das relações positivas de causa e efeito. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Objetivo Filosófico Questiona as conclusões da própria ciência à procura de sentido ou de interpretação mais ampla que responda às grandes indagações do ser humano.

63 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico - Avança Está em constante reconstrução e avança à medida que novas descobertas são incorporadas aos seus domínios. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico – Indaga

64 Arte: Eduardo Ulysséa Diferenças entre o conhecimento científico e o conhecimento filosófico Científico - Avança Está em constante reconstrução e avança à medida que novas descobertas são incorporadas aos seus domínios. Temas: 4, 5 e 6 - Teoria do Conhecimento/Ciência e Conhecimento Científico Conhecimento Filosófico – Indaga Assume posições, estrutura correntes que inspiram ou dominam mentalidades em determinados períodos.

65 Arte: Eduardo Ulysséa Texto para leitura: FOUREZ, G. A Construção das Ciências. São Paulo: Editora UNESP, p CAPÍTULO 4 - O MÉTODO CIENTÍFICO: A COMUNIDADE CIENTÍFICA CAPÍTULO 5 - O MÉTODO CIENTÍFICO: A CIÊNCIA COMO DISCIPLINA INTELECTUAL INTERMEZZO - A CIÊNCIA E OS QUADRINHOS SEM LEGENDA Tema 7: A Ciência e a Sociedade

66 Arte: Eduardo Ulysséa Avaliação da Unidade Após a leitura dos textos indicados, desenvolva as questões, a partir do seguinte entendimento: Como os textos contribuíram para o desenvolvimento da criatividade, da sensibilidade e na sua capacidade de expressão ? Como você compreende a gestão e o comportamento da comunidade científica? De que forma a Interdisciplinaridade passa a ser compreendida após a leitura dos textos com abordagens múltiplas? Tema 7: A Ciência e a Sociedade

67 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Primeiro Critério: Fins da Pesquisa A pesquisa poderá ser: Pesquisa pura – estudos sistematizados e científicos em área específica ou situações particularizadas poderá efetivar a pesquisa teórica

68 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Primeiro Critério: Fins da Pesquisa A pesquisa poderá ser: Pesquisa aplicada – fins práticos, de aplicação, geralmente imediata, dos resultados obtidos para a resolução de problemas da realidade

69 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Segundo Critério: Fontes da pesquisa A pesquisa poderá ser: Teórica

70 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Segundo Critério: Fontes da pesquisa A pesquisa poderá ser: Teórica De campo

71 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Segundo Critério: Fontes da pesquisa A pesquisa poderá ser: Teórica De campo De laboratório

72 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Terceiro Critério: Dados da pesquisa Pesquisa quantitativa

73 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Terceiro Critério: Dados da pesquisa Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa

74 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Terceiro Critério: Dados da pesquisa Pesquisa quantitativa Pesquisa qualitativa Pesquisa quantitativa-qualitativa

75 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Quarto critério: em relação aos objetivos Se classifica em: Pesquisa exploratória Pesquisa descritiva Pesquisa comparativa Pesquisa explicativa Pesquisa bibliográfica

76 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Quarto critério: em relação aos objetivos Se classifica em: Pesquisa documental Pesquisa experimental Estudo de caso Pesquisa-ação Pesquisa participante

77 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Quinto critério: quanto aos procedimentos utilizados: Pesquisa bibliográfica Pesquisa documental Pesquisa experimental Estudo de caso Pesquisa-ação

78 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Tipos de Pesquisa Quinto critério: quanto aos procedimentos utilizados: Pesquisa participante

79 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Uso do método Além da coleta, registro e análise dos dados, a escolha do método científico da pesquisa precisa ser feito com cuidado e precisão. Os indivíduos precisam ser qualificados para a coleta dos dados.

80 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Uso do método O método possui: A objetividade do investigador: persistência, autoridade e conhecimento Precisão da medida Natureza contínua e exaustiva da investigação Aplicação do método científico Complexidade do assunto

81 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 8: Métodos de Pesquisa Uso do método O método possui: Processo de medidas: influência nos resultados Experiências para testar hipóteses Previsão acurada Coleta de dados de maneira precisa e econômica

82 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Preparação da Pesquisa Tomada de decisão

83 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Preparação da Pesquisa Tomada de decisão Especificação dos objetivos

84 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Preparação da Pesquisa Tomada de decisão Especificação dos objetivos Elaboração de um esquema

85 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Preparação da Pesquisa Tomada de decisão Especificação dos objetivos Elaboração de um esquema Constituição da equipe de trabalho

86 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Preparação da Pesquisa Tomada de decisão Especificação dos objetivos Elaboração de um esquema Constituição da equipe de trabalho Levantamento de recursos e cronogramas

87 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema

88 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados

89 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema

90 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos

91 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos Construção de hipóteses

92 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos Construção de hipóteses Indicação de variáveis

93 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Escolha do tema Levantamento de dados Formulação do problema Definição dos termos Construção de hipóteses Indicação de variáveis Delimitação da pesquisa

94 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Amostragem

95 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Amostragem Seleção de métodos e técnicas

96 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Amostragem Seleção de métodos e técnicas Organização do instrumental de observação

97 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Fases da Pesquisa de Campo Amostragem Seleção de métodos e técnicas Organização do instrumental de observação Teste dos instrumentos e procedimentos

98 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa Coleta de dados

99 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa Coleta de dados Elaboração dos dados

100 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa Coleta de dados Elaboração dos dados Análise e interpretação dos dados

101 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa Coleta de dados Elaboração dos dados Análise e interpretação dos dados Representação dos dados

102 Arte: Eduardo Ulysséa Tema 9: Etapas da Pesquisa Científica Planejamento da Pesquisa Execução da Pesquisa Coleta de dados Elaboração dos dados Análise e interpretação dos dados Representação dos dados Conclusões

103 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 1 O QUE?

104 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 1 O QUE? Quais as Variáveis? Qual o problema? Subproblemas? Hipóteses?

105 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 1 O QUE? Quais as Variáveis? Qual o problema? Subproblemas? Hipóteses? Como se justifica o projeto? Quais são os objetivos? Quais são as variáveis? Qual o problema principal? Quais são os subproblemas? Quais são as hipóteses? Como se definem as variáveis? Como se controla variáveis? O que já se sabe sobre o tema?

106 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 2 COMO?

107 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 2 COMO? Qual o método? Qual é a amostra? Quais instrumentos? Quais atividades?

108 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 2 COMO? Qual o método? Qual é a amostra? Quais instrumentos? Quais atividades? Quais os métodos e técnicas? Que população? Que amostra? Qual o delineamento? Quais os instrumentos? Quais os procedimentos e atividades? Qual o plano de análise dos dados?

109 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 3 QUANDO?

110 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 3 QUANDO? Quanto tempo levam as atividades? Qual é a duração total? Como é o cronograma?

111 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 3 QUANDO? Quanto tempo levam as atividades? Qual é a duração total? Como é o cronograma? Qual o tempo para cada atividade? Qual a duração total do projeto? Como se distribuem atividades ao longo do tempo? Como é o cronograma? O projeto é variável?

112 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 4 COM QUE?

113 NÍVEIS DE PLANEJAMENTO Nível/Passos Básico Intermediário Detalhado 4 COM QUE? Quais os materiais? Quais pessoas? Que dinheiro?

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