A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fundamentos de Dinâmica Veicular

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fundamentos de Dinâmica Veicular"— Transcrição da apresentação:

1 Fundamentos de Dinâmica Veicular
Estabilidade Direcional

2 Nesta aula Comportamento em resposta direcional
Curvas em baixa velocidade Curvas em alta velocidade Efeitos da suspensão

3 Curvas em baixa velocidade

4 Curvas em baixa velocidade
Geometria de Ackerman: torques de esterçamento aumentam com o ângulo  Reação natural Geometria paralela: torques crescem inicialmente mas decrescem a partir de um certo ponto  Indesejável

5 Curvas em baixa velocidade
Heavy combination vehicle stability and dynamics

6 Nesta aula Comportamento em resposta direcional Atividade prática
Curvas em baixa velocidade Curvas em alta velocidade Efeitos da suspensão Atividade prática

7 Deriva Deriva (slip angle) - 

8 Deriva Diferença entre a direção do movimento do veículo e a direção da roda Mola torcional Slip angle can be imagined by placing you hand on the table and press firmly downward. Now rotate your hand slightly while not allowing your skin to slip from the table. The torsional spring you feel is similar to the torsional spring of a tire allowing a slip angle to develop.

9 Deriva (sleep angle) Video describing slip angle. Source: unknown

10 Força lateral (cornering force)

11 Rigidez lateral - C (cornering stiffness)
Depende de: tamanho e tipo do pneu número de lonas ângulo das lonas largura da roda desenho dos canais

12 Rigidez lateral - C

13 Rigidez lateral - C

14 Coeficiente lateral - CC

15 Modelo de bicicleta

16 Modelo de bicicleta

17 Modelo de bicicleta

18 Comportamento neutro

19 Comportamento sub-esterçante

20 Comportamento sub-esterçante
Video of understeer. Video From:

21 Comportamento sobre-esterçante

22 Comportamento sobre-esterçante
Video showing oversteer, however the explanation is poor. Notice that the rear tires of the vehicle reach a larger slip angle and ultimately slide while the front tires maintain traction. Video From:

23 Mudança do ângulo de esterçamento com a velocidade

24 Velocidade caracterísica
Velocidade, de um veículo sub-esterçante, na qual se deve aplicar um ângulo de direção igual a duas vezes o ângulo de Ackerman.

25 Velocidade crítica Velocidade, de um veículo sobre-esterçante, na qual o veículo se torna instável.

26 Ganho de aceleração lateral

27 Ganho de velocidade de guindada

28 Ganho de velocidade de guindada
Neutro: ganho proporcional à velocidade. Sobre-esterçante: ganho infinito na velocidade crítica. Sub-esterçante: aumenta até a velocidade característica e depois cai. Velocidade característica: maior resposta em guinada.

29 Margem Estática Linha de esterçamento neutro: linha onde a força lateral não produz guinada. Veículos urbanos: +0,05 < ME < +0,07

30 Efeitos da Suspensão Distribuição do momento de rolagem
Influência da cambagem Esterçamento na rolagem Esterçamento devido à força lateral Torque alinhante Força trativa

31 Distribuição do momento de rolagem

32 Distribuição do momento de rolagem
A transferência de carga produzida pelo momento de rolagem altera a força lateral. As transferências podem ocorrer de forma diferente nos eixos dianteiro e traseiro. Maiores momentos de rolagem na dianteira contribuem para o sub-esterçamento. Maiores momentos de rolagem na traseira contribuem para o sobre-esterçamento. Influência na escolha das molas e das barras estabilizadoras.

33 Mecanismo que governa o momento de rolagem

34 Mecanismo que governa o momento de rolagem

35 Centro de rolagem Centro de rolagem (roll center)
Ponto imaginário sobre a carroceria em torno do qual ela rola pela aplicação de um momento puro. Ponto onde a força lateral é transmitida do eixo para a carroceria. Ponto sobre a carroceia em que a força lateral aplicada não produz nenhum ângulo de rolagem.

36 Transferência de carga

37 Transferência de carga
parcela devido à aplicação da força lateral parcela devido à rolagem do veículo

38 Ângulo de rolagem

39 Taxa de rolagem (roll rate)

40 Distribuição do momento de rolagem

41 Inclusão da rigidez lateral

42 Inclusão da rigidez lateral

43 Força de cambagem (Camber trust)

44 Força de cambagem (Camber trust)
Cambagem: inclinação da roda para fora. Picture From: Picture From:

45 Força de cambagem (Camber trust)

46 Força de cambagem (Camber trust)

47 Esterçamento de rolagem (roll steer)

48 Esterçamento de rolagem (roll steer)

49 Esterçamento de rolagem (roll steer)

50 Influência das forças trativas

51 Exemplo 1

52 Exemplo 1

53 Exemplo 2

54 Respostas

55 Referência utilizada nesta aula
Gillespie, Thomas D.. FUNDAMENTALS OF VEHICLE DYNAMICS. Warrendale: SAE, Capítulo 6.


Carregar ppt "Fundamentos de Dinâmica Veicular"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google