A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral"— Transcrição da apresentação:

1 Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral
VALOR NUTRITIVO E FATORES ANTINUTRICIONAIS NOS CAPINS ESTRELA-AFRICANA, TANGOLA E TANNER-GRASS NAS CONDIÇÕES AMBIENTAIS DO ACRE Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral

2 INTRODUÇÃO Capim-tanner-grass (B. arrecta), capim-tangola (B. arrecta x B. mutica) e capim estrela-africana (Cynodon nlemfuensis). Espécies pouco estudadas. Relatos de problemas relacionadas à ocorrência de intoxicação.

3 INTRODUÇÃO Critérios de segurança com base na MS: Objetivo:
Perigoso: > 750 mg/kg Incerto: mg/kg Seguro: < 500 mg/kg Objetivo: Avaliar o valor nutritivo e a presença de fatores antinutricionais (nitrato e HCN) das forrageiras, de modo a estabelecer o risco potencial do seu uso no Acre.

4 MATERIAL E MÉTODOS 3 propriedades : Rio Branco e Sena Madureira
Pastagens anteriormente formadas com B. brizanta cv. Marandu e recuperadas com as forrageiras citadas entre 5 e 8 anos antes do estudo. Solos: Argissolo Vermelho Amarelo Plintossolo Argilúvico Eutrófico, de baixa permeabilidade. Todas as pastagens jamais haviam sido adubadas.

5 MATERIAL E MÉTODOS Amostras Coletas (2006 e 2007)
Capim estrela-africana: área útil e malhadouro. Capim tangola e taner-grass: área útil e baixada. Coletas (2006 e 2007) Fevereiro: plena estação chuvosa Maio: transição chuva-seca Agosto: plena estação seca Novembro: transição seca-chuva

6 MATERIAL E MÉTODOS As amostras de capim-estrela-africana foram analisadas no mesmo dia da coleta quanto aos teores de HCN. Os dados do HCN foram submetidos a análise de variância segundo o DIC, com parcela subdivididas no tempo. O nível de significância foi de 10%.

7 RESULTADOS E DISCUSSÃO
HCN no capim-estrela-roxo Maior disponibilidade de N no malhadouro. Amostras do malhadouro: 16% mais HCN. Nitrogênio x HCN Variação dos teores de HCN entre as épocas de amostragem, sem tendência de variação sazonal típica. Não houve casos de intoxicação no Acre, apenas em Santa Catarina (1996 e 1997). Dose tóxica: 2-4mg/kg pv/h .

8

9 RESULTADOS E DISCUSSÃO
HCN no campim-estrela-africana-branca Menor potencial cianogênico 50% daqueles encontrados na variedade roxa A maioria das pastagens de capim-estrela-africana-roxa no Acre possuem outras espécies de gramíneas e leguminosas forrageiras, o que contribui para reduzir o risco de intoxicação por HCN em bovinos.

10 CONCLUSÃO Há risco potencial de intoxicação cianogênica de bovinos pastejando o capim-estrela-africana-roxa nas condições ambientais do Acre. Em áreas de malhadouro esta gramínea apresenta teores mais elevados de HCN em relação à área útil da pastagem.


Carregar ppt "Mareliza Possa de Menezes Catharina Goulart Camila do Amaral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google