A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Campo Elétrico Fabrício Wilson Vinícius Gonçalves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Campo Elétrico Fabrício Wilson Vinícius Gonçalves."— Transcrição da apresentação:

1 Campo Elétrico Fabrício Wilson Vinícius Gonçalves

2 Histórico Michael Faraday (1791 – 1867) foi o primeiro a propor o conceito de campo elétrico e também contribuído com outros trabalhos para o eletromagnetismo.

3 Conceito O campo elétrico pode ser entendido como sendo uma entidade física que transmite a todo o espaço a informação da existência de um corpo eletrizado (Q) e, ao colocarmos outra carga (q) nesta região, será constatada a existência de uma força F de origem elétrica agindo nesta carga (q).

4 Um exemplo típico é a interação do cabelo de uma pessoa com a tela de uma televisão convencional, pois as cargas elétricas da televisão interagem com os cabelos deixando-os eriçados. É importante perceber que um campo elétrico só pode ser detectado a partir da interação do mesmo com uma carga de prova, se não existir interação com a carga significa que o campo não existe naquele local.

5 Campo Elétrico O campo elétrico é um vetor, portanto possui direção, sentido e intensidade. Quando o campo elétrico é criado em uma carga positiva ele, por convenção, terá um sentido de afastamento. Quando o campo elétrico é criado em uma carga negativa ele, por convenção, terá um sentido de aproximação

6 Campo Elétrico O sentido do campo elétrico depende exclusivamente do sinal da carga elétrica.

7 Fórmula Intensidade do campo elétrico (E) Unidades de campo elétrico

8 Fórmula Partido de que: e que,,após alguns cálculos chegamos que : sendo que q 2 é a carga que gera o campo elétrico, d a distância entre as cargas e k a constante elétrica do meio ( 9, unidades do SI).

9 FIM


Carregar ppt "Campo Elétrico Fabrício Wilson Vinícius Gonçalves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google