A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007."— Transcrição da apresentação:

1 A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007

2 Conteúdo Fundamentos teórico-epistemológicos – Ensino de ciências e Construtivismo – Construtivismo crítico e construtivismo moral – Teoria Crítica: Adorno e Habermas Panorama da pesquisa em formação de professores no Brasil e no mundo – Relação universidade-escola – Políticas públicas em currículo e formação de professores

3 Metodologia Leitura de textos Seminários Discussão em grupo

4 Avaliação Pré-elaboração da resenha do texto da aula: colocada no Portfólio (TELEDUC) antes da aula Resenha: colocada no Portfólio depois da aula Trabalho final: re-elaboração própria do conteúdo da disciplina tendo em vista a dissertação ou tese

5 Artigos de revisão: universidade escola ZEICHNER, Kenneth; NOFFKE, Susan. Practioner Research, 298-324, 2001 COCHRAN-SMITH, Marylin. The New Teacher Education: For Better or for Worse? Educacional Research, v. 34, n.7, 3-17, 2005 COCHRAN-SMITH, Marylin. Studying Teacher Education: what we know and need to know. v.56, n.4, 301-306, 2005. COCHRAN-SMITH, Marylin; Fries, Mary Kim. Stikes, Stones e Ideology. The discourse of Reform in Teacher Education. Educational Research, 1-14, 2001 COCHRAN-SMITH, Marylin. The Teacher Research movement. Educational Research, v. 38, n 7, 1999 PRICE, Jeremy. Action Research, pedagogy and change: the transformative potential of action-research in pre-service teacher education. Journal of Curriculum Studies, v.33, n.1, 43-74, 2001

6 Artigos de revisão: universidade escola PIMENTA, Selma Garrido. Pesquisa-ação crítico-colaborativa: construindo seu significado a partir de experiências com formação. Educação e Pesquisa, v. 31, n.3, p. 521-539, 2005. Pesquisa e Formação Docente. Cadernos de Pesquisa, v. 35, n. 125, 2005 ANDRE, Marli; SIMÕES, Regina H. S.; CARVALHO, Janete M.; BRZEZINSKI, Iria. Estado da Arte da Formação de Professores no Brasil. Educação e Sociedade, n. 68, 1999 TEBREURI-VIEIRA Celina. Formação em pensamento crítico de professores de ciências : Impacte nas práticas de sala de aula e no nível de pensamento crítico dos alunos. Revista Eletrônica de Enseñanza de las Ciências, v.3, n. 3,, 2004. FOERSTE, Erineu. Parceria na Formação de Professores. Revista Iberoamericana de Educacion, 1-12 Aquino, Júlio Groppa. As vicissitudes da formação docente em serviço: a proposta reflexiva em debate, v.27, n.2, 211-227, 2001

7 Formação de Professores e Políticas SOUZA, Denise Trento Rebello. Formação continuada de professores e fracasso escolar: problematizando o argumento da incompetência. Educação e Pesquisa, 477-492, 2006 DIAS, Rosanne Evangelista; LOPES, Alice Casimiro. Competências na formação de professores no Brasil: o que não há de novo. Educação e Sociedade, v. 24, n, 85, 1155-1177, 2003 CHARLOT, Bernard. Formação de professores: a pesquisa e a política educacional. In: PIMENTA, Selma Garrido e GHEDIN, Evandro. Professor Reflexivo no Brasil, 89-108. São Paulo: Cortez Editora, 2002


Carregar ppt "A formação de professores num contexto construtivista Proposta para 2007."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google