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CLEALCO CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico Camila Souza Carlos Alexei Pereira de Carvalho Diego Garcia Mathias Júlio.

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1 CLEALCO CLEALCO Açúcar e Álcool Unidade de Clementina Planejamento Estratégico Camila Souza Carlos Alexei Pereira de Carvalho Diego Garcia Mathias Júlio Ferrari Karina Rabelo Renato Henrique Pretti Prof. Orientador Marcelo M. Magalhães

2 Metodologia

3 Missão Somos uma empresa produtora de energia limpa e renovável, que contribui para meio ambiente e qualidade de vida da população, mantemos crescimento e melhoramento contínuo, gerando renda para o município e região, contamos com uma equipe de colaboradores, unida, comprometida, treinada e dinâmica, para superarmos os melhores indicadores de desempenho do setor, colocando a visão dos nossos acionistas em tudo que fazemos, gerando lucro, empregos e praticando a qualidade em todos os processos, para atender as expectativas dos nossos clientes, parceiros e fornecedores, agregamos valores sociais, tecnológicos e econômicos na nossa gestão.

4 Visão Superar indicadores de produção, produtividade, qualidade e rentabilidade que coloque a Clealco entre as primeiras do setor; Atingir 1% da moagem nacional de cana; Exportar todo o excedente de energia elétrica; Desenvolver novas vias de escoamento da produção de cana-de-açúcar; Tornar os subprodutos como fontes alternativas de consumo; Acompanhar as projeções de crescimento do setor, tornando-se uma das 5 maiores indústrias sucroalcoleiras;

5 Análise interna AtividadesPontos fortesPontos fracos AdministrativoBom relacionamento no mercado Equipe de vendas limitada; marketing. IndústriaMão-de-obra experiente e qualificada, maquinário atualizado, Manutenção preventiva e limpeza. AgrícolaAlta tecnologia em maquinários; setor de P&D desenvolvido; know- how Não é eficaz no fornecimento de cana; problemas com transporte

6 Análise Interna Fraquezas: Procedimentos desatualizados em todos os setores: agrícola, industrial e administrativo; Nível de Endividamento: 80% Forças: Redução em 18% dos custos de produção na última safra; Aumento em 51% da produção; Quarta maior produtora de açúcar do Brasil.

7 Análise Externa Como está o mercado de açúcar? Aumento do consumo mundial per capita em 2% ao ano; Redução na produção indiana; Departamento de Agricultura dos Estados Unidos: consumo mundial de açúcar atingirá 167,7 milhões de toneladas na safra de 2013/14; Em oito anos: necessidade de exportar 25 milhões de toneladas de açúcar. OMA diz: consumo mundial terá crescimento em 5 milhões de toneladas Fontes: Biodiesel Br, UDSA, OMA e Usina Clealco, 2008.

8 Análise Externa Fonte: Unica, 2008

9 Análise Externa Fonte: IBGE (2006), MAPA (2006).

10 Análise Externa Legislação Ambiental: 2014: fim da queima de cana em áreas mecanizáveis 2017: fim da queima de cana em áreas não- mecanizáveis.

11 Objetivos e Metas Agregação de valor para reduzir o impacto da queda nos preços; Utilizar da comercialização do açúcar Tipo 1 como meio de diferenciar a negociação através da venda interna;

12 Formulação da Estratégia Estratégia do nível de negócios: Agregação de valor por meio de diferenciação; Otimização de canais logísticos

13 Implementação da Estratégia Investimento em equipamentos utilizados para produção de açúcar, agregação de valor. Criação de novos sub-produtos: agregação de valor; Utilizar hidrovia Tietê-Paraná: redução de custos;

14 Controle e Avaliação Auditoria Qualidade Atualização periódica das normas e procedimentos Auxílio da consultoria EBA

15 Considerações Finais Condições do mercado facilitam agregação de valor; Aumento de consumo; Tecnologia; Custo de produção mais baixo em relação a outro países; Planejamento estratégico em consonância com o projeto Investimento: Açúcar Tipo 1 x Colheita Mecanizada x Unidade de Tupã


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