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WORKSHOP Atualizações, Segurança e Responsabilidades UNESP – Campus de Rio Claro STI – Serviço Técnico de Informática

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Apresentação em tema: "WORKSHOP Atualizações, Segurança e Responsabilidades UNESP – Campus de Rio Claro STI – Serviço Técnico de Informática"— Transcrição da apresentação:

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2 WORKSHOP Atualizações, Segurança e Responsabilidades UNESP – Campus de Rio Claro STI – Serviço Técnico de Informática Responsável: Lazaro Geraldo Calestini T é cnico em Inform á tica - STI

3 Assuntos a serem Abordados Objetivos deste Workshop Perfil do Novo Usuário. Estrutura do STI e sua Atribuições. Leis, Regulamentos e Responsabilidades. Atualizações: Windows e Anti-Vírus (Oficiais). Padronização. Softwares Originais e Piratas. Segurança e Demanda de trabalho. Downsizing de Impressão. » Total de 22 slides.

4 Objetivo do Workshop: 3 Trazer uma nova proposta do uso dos recursos Computacionais da Instituição. Buscar otimizar os Chamados Técnicos e melhorar as performance no uso dos computadores e da velocidade da rede. Cuidado e Segurança no uso dos computadores – Vírus e Spywares e Instalação de Softwares desnecessários.

5 4 Estrutura do STI (Sub-quadro Atual): 13 Servidores

6 Atribuições do STI 5 Gerenciamento dos recursos das redes de computadores; Desenvolvimento e manutenção de sistemas de interesse das Unidades; Suporte a softwares oficiais e equipamentos de informática alocados no Campus; Responder pelo processo de manutenção de equipamentos de informática das Unidades;

7 O que diz o Regulamento Geral 6 REGULAMENTO GERAL PARA USO E ADMINISTRAÇÃO DE COMPUTADORES E REDES DA UNESP Referência: RG–AI Data: 07/01/1998 Disponível em: Fundamento Principal e ao trabalho das Unidades O uso de computadores e redes deve estar relacionado ao ensino, ao estudo independente, à pesquisa autorizada, à pesquisa independente, ao acesso e à disseminação de informações de interesse da UNESP, e ao trabalho das Unidades.

8 O que diz o Regulamento Geral O uso de sistemas O usuário é responsável pela segurança e integridade das informações da UNESP armazenadas nos computadores sob sua responsabilidade. Essa responsabilidade inclui proceder regularmente cópias de segurança de seus dados, controlar o acesso à rede, às suas senhas e às máquinas sob seu uso, e usar programas de proteção contra vírus. Deve-se evitar armazenar senhas ou outras informações que possam ser usadas para o acesso a recursos de computação da Unidade. Sobre o computador do usuário.

9 O que diz o Regulamento Geral Acesso de computadores à rede Computadores mono e multiusuário e servidores de rede ou similares, de qualquer espécie, não podem ser conectados à rede de computadores da Unidade ou da UNESP sem notificação e autorização dos administradores, assim como dos supervisores responsáveis pela rede na Unidade. Todos os computadores conectados devem obedecer os procedimentos padronizados de segurança estabelecidos pela Unidade ou por órgãos superiores da UNESP e devem seguir este regulamento. Deve ser facultado acesso dos administradores a todos os equipamentos ligados à rede, de forma a ser possível a realização de procedimentos de auditoria, controle e segurança que se fizerem necessários. Sobre Roteadores Wireless

10 O que diz o Regulamento Geral Propriedade intelectual Todos os usuários têm o dever de reconhecer e honrar a propriedade intelectual e os direitos autorais. Sobre a instalação de softwares não originais ou oficiais:

11 Lei de Software Lei n º 9.609, de 19 de fevereiro de 1998 –Dispõe sobre a prote ç ão da propriedade intelectual de programa de computador, sua comercializa ç ão no Pa í s, e d á outras providências –http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9609.htmhttp://www.planalto.gov.br/ccivil_03/LEIS/L9609.htm Responsabilidade é do Usuário se baixar programas Piratas. – Lei Nº de 01/07/2003. –

12 Atualização do Windows 11 Atualizações são adições ao Windows capazes de evitar ou corrigir problemas, aumentar a segurança do computador e melhorar seu desempenho. Recomendamos enfaticamente que você ative o Windows Atualização Automática para que o Windows possa instalar atualizações de segurança e outras, importantes ou recomendadas, para o seu computador, à medida que sejam disponibilizadas. Vídeo sobre Atualização do Windows

13 Windows 2000 : Nova atualização disponível Windows XP : Nova atualização disponível Windows Vista : Nova atualização disponível Windows Update Atentem para o pedido de atualização:

14 Atualização do Anti-Vírus AVG 8 13 Clique com o botão direito do mouse

15 Instalação do AVG 8 Somente Micros Institucionais: – Administração, Departamentais, Projeto de Docentes, Laboratórios Didáticos, Notebooks de Docentes (Não de alunos). – Que estejam CADASTRADO no SISMA/RECAD. – 4 Vídeos sobre segurança: – –

16 Padronização de Antivírus (AVG) e Gerenciador de (OUTLOOK). *instalação e configuração* AVG 7.5 e 8 AVG 7.5 e 8 – É o Anti-virus licenciado para a Unesp. Versões do AVG 7.5 (Win98) e 8.0 (versões mais atuais do Windows) e suas atualizações. – PenDrive; cuidados no uso - Virus. Gerenciador de Dar preferencia ao OutLook, por pertencer ao Pacote Windows.

17 OFFICE - Atualizações: Somente para os micros Institucionais: – OFFICE 2000 – Oficial. CD Oficial/Registrado. – Demais Versões: STI poderá instalar mediante CD Oficial/Registrado. NÃO TEM OFICIAL, É PIRATA; o STI não pode atender por determinação de Lei e da AI/Reitoria.

18 Da Responsabilidade do uso dos equipamentos e dos softwares instalados bem como os dados contidos no mesmo. A responsabilidade do uso dos micros é dos usuários A responsabilidade do uso dos micros é dos usuários. – Pertence a Instituição não ao usuário. A responsabilidade dos dados existentes nos micros é dos usuários. Não instalar Softwares principalmente os piratas Instalação de softwares somente Oficiais/Originais ou Freewares. O STI NÃO SE RESPONSABILIZA OU DA SUPORTE TÉCNICO A SOFTWARES PIRATAS. O STI NÃO SE RESPONSABILIZA OU DA SUPORTE TÉCNICO A SOFTWARES PIRATAS. Ao enviar um micro ao STI, TER SEMPRE ou fazer antes cópia das pastas com os arquivos de trabalho. Ao enviar um micro ao STI, TER SEMPRE ou fazer antes cópia das pastas com os arquivos de trabalho.

19 Maiores demandas de tempo: 18

20 Demanda de trabalho: 19 + de 2400 micros cadastrados e conectados a rede do Campus, + de 2400 monitores de vídeo, + de 1300 impressoras; + de 300 Scanner; Drives de CD ou DVD, Placas de Rede, HD´s, Fontes de alimentação, etc...

21 Solicitação de chamados ao STI. Tempo despendido p/ resolução do problema (do envio até a devolução) Muitos dos problemas apresentados poderiam ser evitados pelos usuários: – Atualizações do Windows, – Atualizações do AVG, – Defragmentação do HD, – Apagando s antigos e desnecessários, – não abrindo s falsos, etc.... Manutenção e Monitoramento de Computadores :

22 Downsinzing de Impressão: Impressora Toshiba. Fazer a Solicitação da Instalação do Driver de impressão ao STI. – Impressão Duplex (frente/verso). – Redução de Custos. Fila de impressão. Problemas Técnicos c/ a Impressora: Chamado p/ a Futura Digital.

23 Duvidas e Perguntas. Consulte o STI: – Links para consultas e informações:


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