A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clicar p/avançar A L L A N K A R D E C

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clicar p/avançar A L L A N K A R D E C"— Transcrição da apresentação:

1 Clicar p/avançar A L L A N . K A R D E C 03.10.1804 31.03. 1869

2 O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA
“F o r a d a c a r i d a d e n ã o h á s a l v a ç ã o”

3 “QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA “CARIDADE” COMO A ENTENDIA J E S U S ? “
-  benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas (LE, questão 886)

4 Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon,França, em 3 de outubro de Estudou com o célebre Pestalozzi Johann Heinrich Pestalozzi (1746/1827), emérito pedagogo suíço, considerado, ao mesmo tempo, como um dos precursores da Escola Nova, da Pedagogia Social (ou Educação Popular) e da Pedagogia Moral,

5 foi quem mais se destacou na tentativa da educação de crianças pobres, valorizando o modelo familiar e o aspecto da formação moral. Dedicou-se ao seu traba- lho no Castelo de Yverdon. E, entre seus discípulos inclue-se Hippolyte Leon Denizard Rivail – ALLAN KARDEC, que se tornou um seu eminente aluno e colaborador. Após Yverdon, Kardec foi de grande influência na reforma dos estudos na França e na Alemanha.

6 Fundou em Paris – com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet um estabelecimento semelhante ao de Yverdun. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada.

7 Foi em que Rivail ouviu falar das mesas girantes,fenômeno mediúnico que agitava a Europa.Em Paris,ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo.E,então Interrogava aos Espíritos, anotando tudo. Aí, ordenou os dados que obteve.

8 Margareth e Kate Fox (V. Hydesville)
Vendo que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, aplicou à nova ciência o método da experimentação:

9 Não formulando teorias pré-concebidas, observava com atenção, comparava, deduzia as conseqüências; sempre procurava a razão e a lógica dos fatos. Continuando suas indagações aos espíritos, mais tarde, decidiu publicar um livro, para instrução de todos. Ficou, desde já, conhecido como O CODIFICADOR. Adotou o pseudônimo Allan Kardec, a fim de diferenciar a obra espírita da produção antes publicada voltada à Pedagogia. E, assim, em 18 de abril de 1857, lançou em Paris,O LIVRO DOS ESPÍRITOS.Desde então Kardec já informava que os autores da Doutrina eram os Espíritos Superiores, de quem havia recebido, conforme prometido por Jesus, em João, cap. XV, v.15,16 : ”Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e Ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco:O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber,porque não o vê e não o conhece. Mas quanto a vós, conhece-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo aquilo que eu vos tenha dito”.

10 Em janeiro de 1858, Kardec lançou a Revue Spirite (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espiritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

11 Kardec desencarnou em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, (causa: ruptura de um aneurisma).Seu corpo está enterrado no cemitério Père Lachaise, em Paris À época seus amigos reuniram anotações e textos inéditos em um livro, lançado em 1890, com o título de OBRAS PÓSTUMAS.

12 Para nossa reflexão, J E S U S, K A R D E C - CH I C O X A V I E R Mensagem de EMMANUEL

13 Ante a Revelação Divina, assevera Jesus: - "Eu não vim destruir a Lei
E reafirma Allan Kardec: - "Também o Espiritismo diz:- não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Exaltando a lei de amor que rege o destino de todas as criaturas, advertiu-nos o Senhor: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." E Allan Kardec proclama: - "Fora da caridade não há salvação." Salientando o impositivo da educação, disse o Excelso Orientador: - "Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai Celestial." E Allan Kardec adiciona: - "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações infelizes."

14 Louvando a responsabilidade, ponderou o senhor: "Muito se pedirá a quem muito recebeu."
E Allan Kardec conclui: - "Aos espíritas muito será pedido, porque muito hão recebido." Exaltando a filosofia da evolução, através das existências numerosas que nos aperfeiçoam o ser, na reencarnação necessária, esclarece o Instrutor sublime: - "Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo." E Allan Kardec conclama: - "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei." Consagrando a elevada missão da verdadeira ciência, avisa o Mestre dos mestres: - "Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres." E Allan Kardec enuncia: - "Fé inabalável só aquela que pode encarar a razão face a face.” – Txt. baseado em msg de Emmanuel – retirado de:

15 A primeira edição de O Livro dos Espíritos fez 150 anos em 18 de Abril de 2007 !
Foi lançado em Paris,naquele 18 de abril de 1857 com um formato diferente da versão que hoje conhecemos . Em 16 de Março de surgiu então a definitiva, com 1019 perguntas/respostas. Pela importante data do dia 18 de Abril de 1857, Kardec foi lembrado e também o seu trabalho de pesquisa incansável, que deu assim início a essa grandiosa obra que é a Codificação Espírita Aqui no Brasil, como na França e diversos países foi um ano de comemorações !

16 O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se:
Curso prático e teórico de Aritmética; Plano proposto para melhoramento da Instrução Pública; Gramática Francesa Clássica;Manual dos exames para os títulos de capacidade; Soluções racionais das questões e problemas da Aritmética e da Geometria;Catecismo gramatical da língua francesa; Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas; Obras Espíritas : O Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese; Revista Espírita; O que é o Espiritismo; O Espiritismo em sua expressão mais simples; Viagem Espírita de 1862; O principiante espírita; A Obsessão, e após seu falecimento foi publicado : Obras Póstumas.

17 P A R I S F I M Este resumo sobre o Codificador nos indica a procurar conhecer a Doutrina Espírita que surgiu como uma Nova Era para a Humanidade. O dólmen de Allan Kardec está sempre sendo visitado e nunca faltam flores, como prova de reconhecimento e simpatia ao “Codificador” Clicar até o término Formatação : textos e imagens baseados em livros e sites espíritas Desconheço a autoria da música, quem souber, favor avisar By ML/LINO


Carregar ppt "Clicar p/avançar A L L A N K A R D E C"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google