A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Clicar p/avançar A L L A N. K A R D E C 03.10.1804 31.03. 1869.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Clicar p/avançar A L L A N. K A R D E C 03.10.1804 31.03. 1869."— Transcrição da apresentação:

1

2 Clicar p/avançar A L L A N. K A R D E C

3 O CODIFICADOR DA DOUTRINA ESPÍRITA F o r a d a c a r i d a d e n ã o h á s a l v a ç ã o

4 QUAL O VERDADEIRO SENTIDO DA PALAVRA CARIDADE COMO A ENTENDIA J E S U S ? - benevolência para com todos, indulgência para as imperfeições dos outros, perdão das ofensas. (LE, questão 886)

5 Hippolyte Léon Denizard Rivail nasceu em Lyon,França, em 3 de outubro de Estudou com o célebre Pestalozzi. Johann Heinrich Pestalozzi (1746/1827), emérito pedagogo suíço, considerado, ao mesmo tempo, como um dos precursores da Escola Nova, da Pedagogia Social (ou Educação Popular) e da Pedagogia Moral,

6 foi quem mais se destacou na tentativa da educação de crianças pobres, valorizando o modelo familiar e o aspecto da formação moral. Dedicou-se ao seu traba- lho no Castelo de Yverdon. E, entre seus discípulos inclue-se Hippolyte Leon Denizard Rivail – ALLAN KARDEC, que se tornou um seu eminente aluno e colaborador. Após Yverdon, Kardec foi de grande influência na reforma dos estudos na França e na Alemanha.

7 Fundou em Paris – com sua esposa Amélie Gabrielle Boudet - um estabelecimento semelhante ao de Yverdun. Escreveu gramáticas, aritméticas, estudos pedagógicos superiores; traduziu obras inglesas e alemãs. Organizou, em sua casa, cursos gratuitos de química, física, astronomia e anatomia comparada.

8 Foi em 1854 que Rivail ouviu falar das mesas girantes,fenômeno mediúnico que agitava a Europa.Em Paris,ele fez os seus primeiros estudos do Espiritismo.E,então Interrogava aos Espíritos, anotando tudo. Aí, ordenou os dados que obteve.

9 Vendo que tudo aquilo formava um conjunto e tomava as proporções de uma doutrina, aplicou à nova ciência o método da experimentação: Margareth e Kate Fox (V. Hydesville)

10 Não formulando teorias pré-concebidas, observava com atenção, comparava, deduzia as conseqüências; sempre procurava a razão e a lógica dos fatos. Continuando suas indagações aos espíritos, mais tarde, decidiu publicar um livro, para instrução de todos. Ficou, desde já, conhecido como O CODIFICADOR. Adotou o pseudônimo Allan Kardec, a fim de diferenciar a obra espírita da produção antes publicada voltada à Pedagogia. E, assim, em 18 de abril de 1857, lançou em Paris, O LIVRO DOS ESPÍRITOS.Desde então Kardec já informava que os autores da Doutrina eram os Espíritos Superiores, de quem havia recebido, conforme prometido por Jesus, em João, cap. XV, v.15,16 : Se vós me amais, guardai meus mandamentos; e eu pedirei a meu Pai, e Ele vos enviará um outro Consolador, a fim de que permaneça eternamente convosco:O Espírito de Verdade que o mundo não pode receber,porque não o vê e não o conhece. Mas quanto a vós, conhece-lo-eis porque permanecerá convosco e estará em vós. Mas o Consolador, que é o Santo-Espírito, que meu Pai enviará em meu nome, vos ensinará todas as coisas e vos fará recordar tudo aquilo que eu vos tenha dito.

11 Em janeiro de 1858, Kardec lançou a Revue Spirite (Revista Espírita) e fundou a Sociedade Parisiense de Estudos Espíritas. Em seguida, publicou O que é o Espiritismo (1859), O Livro dos Médiuns (1861), O Evangelho segundo o Espiritismo (1864), O Céu e o Inferno (1865) e A Gênese (1868).

12 Kardec desencarnou em Paris, em 31 de março de 1869, aos 64 anos, (causa: ruptura de um aneurisma).Seu corpo está enterrado no cemitério Père Lachaise, em Paris. À época seus amigos reuniram anotações e textos inéditos em um livro, lançado em 1890, com o título de OBRAS PÓSTUMAS.

13 Para nossa reflexão, J E S U S, K A R D E C - CH I C O X A V I E R Mensagem de EMMANUEL

14 Ante a Revelação Divina, assevera Jesus: - "Eu não vim destruir a Lei." E reafirma Allan Kardec: - "Também o Espiritismo diz:- não venho destruir a lei cristã, mas dar-lhe execução." Exaltando a lei de amor que rege o destino de todas as criaturas, advertiu-nos o Senhor: - "Amai-vos uns aos outros como eu vos amei." E Allan Kardec proclama: - "Fora da caridade não há salvação." Salientando o impositivo da educação, disse o Excelso Orientador: - "Sede perfeitos como é perfeito vosso Pai Celestial." E Allan Kardec adiciona: - "Reconhece-se o verdadeiro espírita pela sua transformação moral e pelos esforços que emprega para domar suas inclinações infelizes."

15 Louvando a responsabilidade, ponderou o senhor: "Muito se pedirá a quem muito recebeu." E Allan Kardec conclui: - "Aos espíritas muito será pedido, porque muito hão recebido." Exaltando a filosofia da evolução, através das existências numerosas que nos aperfeiçoam o ser, na reencarnação necessária, esclarece o Instrutor sublime: - "Ninguém poderá ver o Reino de Deus se não nascer de novo." E Allan Kardec conclama: - "Nascer, viver, morrer, renascer ainda e progredir sempre, tal é a lei." Consagrando a elevada missão da verdadeira ciência, avisa o Mestre dos mestres: - "Conhecereis a verdade e a verdade vos fará livres." E Allan Kardec enuncia: - "Fé inabalável só aquela que pode encarar a razão face a face. – Txt. baseado em msg de Emmanuel – retirado de:

16 A primeira edição de O Livro dos Espíritos fez 150 anos em 18 de Abril de 2007 ! Foi lançado em Paris,naquele 18 de abril de 1857 com um formato diferente da versão que hoje conhecemos. Em 16 de Março de 1860 surgiu então a definitiva, com 1019 perguntas/respostas. Pela importante data do dia 18 de Abril de 1857, Kardec foi lembrado e também o seu trabalho de pesquisa incansável, que deu assim início a essa grandiosa obra que é a Codificação Espírita. Aqui no Brasil, como na França e diversos países 2007 foi um ano de comemorações !

17 O professor Rivail escreveu diversos livros pedagógicos, dentre os quais destacam-se: Curso prático e teórico de Aritmética; Plano proposto para melhoramento da Instrução Pública; Gramática Francesa Clássica;Manual dos exames para os títulos de capacidade;Aritmética Soluções racionais das questões e problemas da Aritmética e da Geometria;Catecismo gramatical da língua francesa;Geometria Ditados normais dos exames da Municipalidade e da Sorbona Ditados especiais sobre as dificuldades ortográficas; Obras Espíritas : O Livro dos EspíritosO Livro dos Espíritos; O Livro dos Médiuns; O Evangelho segundo o Espiritismo; O Céu e o Inferno; A Gênese; Revista Espírita; O que é o Espiritismo; O Espiritismo em sua expressão mais simples; Viagem Espírita de 1862; O principiante espírita; A Obsessão, e após seu falecimento foi publicado : Obras Póstumas.O Livro dos MédiunsO Evangelho segundo o EspiritismoO Céu e o InfernoA GêneseRevista EspíritaO que é o EspiritismoO Espiritismo em sua expressão mais simplesViagem Espírita de 1862O principiante espíritaA ObsessãoObras Póstumas

18 O dólmen de Allan Kardec está sempre sendo visitado e nunca faltam flores, como prova de reconhecimento e simpatia ao Codificador Formatação : textos e imagens baseados em livros e sites espíritas Desconheço a autoria da música, quem souber, favor avisar. By ML/LINO Este resumo sobre o Codificador nos indica a procurar conhecer a Doutrina Espírita que surgiu como uma Nova Era para a Humanidade. FIMFIM PARISPARIS Clicar até o término


Carregar ppt "Clicar p/avançar A L L A N. K A R D E C 03.10.1804 31.03. 1869."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google