A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Seminário Cultural “Mestres da Pintura”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Seminário Cultural “Mestres da Pintura”"— Transcrição da apresentação:

1 Seminário Cultural “Mestres da Pintura”
Apresentador: Welder Dan Silva 3º ano de licenciatura- PET Matemática Artista:

2 Contexto histórico As conquistas marítimas e o contato mercantil com a Ásia ampliaram o comércio e a diversificação dos produtos de consumo na Europa a partir do século XV. Com o aumento do comércio, principalmente com o Oriente, muitos comerciantes europeus fizeram riquezas e acumularam fortunas.   Os  governantes europeus e o clero passaram a dar proteção e ajuda financeira aos artistas e intelectuais da época. Cidades tiveram um expressivo movimento artístico e intelectual . Por este motivo, a Itália passou a ser conhecida como o berço do Renascimento.

3 Na área científica podemos mencionar a importância dos estudos de astronomia do polonês Nicolau Copérnico. Este defendeu a revolucionária idéia do heliocentrismo e estudou os movimentos das estrelas. Galileu Galilei desenvolveu instrumentos ópticos, além de construir telescópios para aprimorar o estudo celeste.

4 Renascimento Durante os séculos XV e XVI intensificou-se, na Europa, a produção artística e científica. Esse período ficou conhecido como Renascimento ou Renascença. As características principais deste período são as seguintes : - Valorização da cultura greco-romana. - As qualidades mais valorizadas no ser humano passam a ser a inteligência, o conhecimento e o dom artístico. - Mudança do teocentrismo para o antropocentrismo. - A razão e a natureza passam a ser valorizados com grande intensidade.

5 Principais representantes do Renascimento Italiano e suas principais obras:
- Michelângelo Buonarroti ( ): destacou-se em arquitetura, pintura e escultura. obras principais: Davi, Pietá, Moisés, pinturas da Capela Sistina.

6 - Rafael Sanzio ( ): pintou várias madonas (representações da Virgem Maria com o menino Jesus).

7 - Leonardo di ser Piero da Vinci ( ): pintor, escultor, arquiteto, engenheiro, matemático, químico, botânico, geólogo, cartógrafo, físico, mecânico, escritor, poeta, músico, e ainda conhecido como o precursor da aviação e da balística; obras principais : Mona Lisa, Última Ceia.

8 Biografia Nascido em Vinci, Leonardo era filho ilegítimo de Piero da Vinci, um tabelião notário, e de Catarina, provavelmente uma camponesa. Leonardo da Vinci é considerado por vários o maior gênio da história, devido à sua multiplicidade de talentos para ciências e artes, sua engenhosidade e criatividade, além de suas obras polêmicas.

9 Na adolescência, Leonardo foi fortemente influenciado por duas grandes personalidades da época, Lorenzo de Médici e o grande artista Andrea del Verrocchio. Lorenzo de Médici, um grande humanista e comunicador, inspirou Leonardo na parte da comunicação, fazendo com que começasse a fazer seus quadros com maior animação gestual, o que o levou a se tornar mestre nesta arte. Em toda sua obra pode-se notar a iconografia das figuras ou personagens de seus quadros.

10 1468: falece o avô de Leonardo.
1469: começa o aprendizado na oficina de Verrocchio. 1472: é aceito membro da Sociedade de Pintores de Florença. 1473: Desenha o “Vale do Arno”. : trabalha em “ O Batismo de Cristo”, “A Anunciação” e “Madona com vaso”

11 “Vale do Arno”(1473)

12 “O Batismo de Cristo”(1472-1475) de Verrocchio e Leonardo.

13 “A Anunciação” ( )

14 “Ginevra de Benci”( )

15 Reverso: “A beleza adorna a virtude”

16 Obra artística O que torna o trabalho de Leonardo único são as suas inovadoras técnicas que expressou nas suas pinturas, da sua impressionante gradação tonal, a subtileza do exercício compositivo do tema, o seu detalhado conhecimento anatómico, o exercício lumínico, o detalhe físico da natureza, expresso na representação de plantas, entre outras coisas, o seu interesse na fisionomia e os seus incríveis e minuciosos registos da emotividade, da expressividade e da gesticulação humana.

17 Estátua de Leonardo da Vinci
Prestando atenção, pode-se perceber em várias imagens um efeito característico da pintura de Leonardo: a delicada passagem de luz para a sombra, quando um tom mais claro mergulha em outro mais escuro, como dois belos acordes musicais. Esse procedimento recebe o nome de sfummato (esfumado, em português). Algumas técnicas desenvolvidas por ele, destacadamente o sfummato e o chiaroscuro, tornaram-se uma regra para a pintura dos séculos vindouros. Estátua de Leonardo da Vinci

18 1478: recebe comissão para a peça de altar no Palazzo Vecchio
1478: recebe comissão para a peça de altar no Palazzo Vecchio : desenha a morte de Baroncelli, o “Assassinato de Giuliano de Medici” : recebe comissão para a “Adoração dos Magos” : vai para Milão : recebe comissão para a “Virgem das Rochas”.

19 “Assassinato de Giuliano de Médici”

20 “São Jerônimo no deserto”(1480-1482)

21 “Adoração dos Magos”(1481-1482)

22 “Madona das Rochas” (1483-1486)
“A Virgem das Rochas” ( ) “Madona das Rochas” ( )

23 Matemática Utilizou inúmeros conceitos matemáticos na pintura, em projetos de arquitetura e em diversas invenções. No quadro “Mona Lisa” pode-se observar a proporção áurea em várias situações. Por exemplo, se construirmos um retângulo em torno de seu rosto, veremos que este é um retângulo de ouro. As próprias dimensões do quadro formam igualmente um retângulo áureo. Leonardo foi também o maior mestre no emprego da técnica da perspectiva, através da qual consegue criar a ilusão de profundidade em suas pinturas.

24 1490: pinta a “Dama com Arminho”. 1489: desenha crânios anatômicos
1490: pinta a “Dama com Arminho” : desenha crânios anatômicos : pinta “Retrato de um músico” : exibe modelo de “O cavalo” : trabalha em “A Última Ceia”.

25 “Dama com arminho”( )

26 “O homem vitruviano”(1490)

27 “Retrato de Dama”(1490), pintado com a participação dos irmãos Ambrogio e Evangelista de Predis

28 “Retrato de um Músico”(1485)

29 “La Belle Ferronière”(1490-1495)

30 Esboço de “O cavalo”

31 Esboço a carvão para “Última Ceia”.

32 “A Última Ceia”( )

33 Arquitetura militar Durante seu período em Milão com Francesco Sforza, projetou vários prédios com armas de guerra e reforços. Ele tinha habilidade para arquitetura militar. Outras invenções incluem um submarino e um dispositivo de engrenagem que foi interpretado como a primeira calculadora mecânica. Nos anos dele no Vaticano, planejou um uso industrial de poder solar, empregando espelhos côncavos para aquecer água(inventou a primeira máquina a vapor).

34 Os seus cadernos também contêm várias invenções no campo militar: canhões, um tanque blindado movimentado por humanos ou cavalos, bombas de agrupamento, etc., embora considerasse a guerra como a pior das atividades humanas.

35 1498: recebe uma vinha de Ludovico. 1499:deixa Milão
1498: recebe uma vinha de Ludovico :deixa Milão : visita Mantua, e logo retorna a Florença : começa a trabalhar como arquiteto e engenheiro militar para Cézar Borgia, soldado e filho do papa Alexandre VI : começa a trabalhar em “Batalha de Anghiari”, “Mona Lisa”.

36 “Madona do Fuso”(1501)

37 “Batalha de Anghiari”(1503-1505)

38 “Mona Lisa” ( )

39 Ciência e criações Leonardo é conhecido por ter desenhado composições para carros alegóricos (quadros-vivos) com os quais podia estar associado. Seu interesse e criatividade em vários campos de estudo deram origem a invenções como: salva-vidas, pára-quedas, bicicleta, entre outras. Outros desenhos de interesse incluem numerosos estudos de deformidades faciais que são freqüentemente referidas como caricaturas, enquanto que uma análise mais próxima da estrutura do esqueleto indica que a maioria foi baseada em modelos vivos. Da Vinci não publicou e nem distribuiu os conteúdos de seus cadernos.A maioria dos estudiosos acredita que Leonardo quis publicar os cadernos e fazer com que as sua observações fossem de conhecimento público. Eles permaneceram obscuros até o século XIX.

40 Modelos de máquinas voadoras planejados por Leonardo

41 1505: desenhos sobre o Vôo dos Pássaros
1505: desenhos sobre o Vôo dos Pássaros : trabalha em Milão para o rei Luis XII da França : começa estudo extensivo sobre os olhos : começa o pintura “Santa Ana” : concentra-se no estudo da anatomia : desenha o seu auto-retrato.

42 “Vôo dos pássaros”

43 “A virgem e o menino com Santa Ana”(1499-1500)

44 “Auto-retrato”

45 Estudos de Embriões ( ) nos quais retrata imagens impossíveis de se ver na época, mas completamente atuais.

46 “Leda e o Cisne”( )

47 Curiosidades A personalidade de Da Vinci sempre foi cercada por uma aura de mistério. Engenhosidades foram vistas com suspeita em uma época crua e com ideologias rigorosas. Em um ambiente ainda muito influenciado pela Igreja Católica era fácil trocar um estudo científico aprofundado por uma heresia; logo, especula-se que Da Vinci acabou optando pela clandestinidade para expressar o que realmente acreditava. Muitos sustentam que Da Vinci era pagão e que só explorou as instituições religiosas para tirar lucro das incumbências deles. Alguns simbolistas dizem que há mensagens escondidas em seus trabalhos que reforçam esta idéia. Apesar disso, há diversos estudos contemporâneos que atestam que Da Vinci foi um ateu fervoroso.

48 1514: trabalha sobre “São João Batista”
1514: trabalha sobre “São João Batista” : vive em Roma mas viaja muito : desenha projeto para drenagem de Pontinho Marshes : viaja a França, estuda geometria : faz seus últimos desenhos : morre em Amboise, França.

49 Projeto de cidade Templo centralizado

50 “São João Batista” ( )

51 “Baco”

52 “Castelo de Clos Lucé”, onde Leonardo viveu seus últimos anos de vida

53 O gênio Leonardo sempre foi tido como um ser misterioso, devido aos muitos talentos que possuía; a sua capacidade e conhecimento em muitas áreas proclamaram-no como um dos Maiores gênios da humanidade. Leonardo sabia que se os seus manuscritos fossem descobertos pela igreja, teria como castigo um final terrível, daí a idéia de escrever da direita para a esquerda, de modo que, somente mediante um espelho, seus manuscritos fossem decifrados. Outro método de transmitir mensagens para gerações futuras, foi a pintura; através desta Arte com ajuda do simbolismo, deixava mensagens muito comprometedoras, de tal modo que, mudaria talvez a convicção de pensar do homem.

54 Bibliografia Leonardo o Inventor - Copyright 1995, Future Vision Multimedia Inc. Enciclopédia: Gênios da Pintura, volume 1 site: site: site:http://www.pitoresco.com.br/universal/davinci/davinci.htm site: site: site: materia=9154

55 Grazie! Obrigado!


Carregar ppt "Seminário Cultural “Mestres da Pintura”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google