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Princípios e Parâmetros em Deslocamento Qu-: dados do Holandês Luiz Cleber Carneiro de Carvalho Orientadoras: Aniela Improta França Miriam Lemle XXVIII.

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1 Princípios e Parâmetros em Deslocamento Qu-: dados do Holandês Luiz Cleber Carneiro de Carvalho Orientadoras: Aniela Improta França Miriam Lemle XXVIII Jornada Giulio Massarani de Iniciação Científica Novembro de 2006 TEORIA E ANÁLISE LINGÜÍSTICA U F R J w w w. l e t r a s. u f r j. b r / c l i p s e n

2 2 Parâmetros gerais observados no holandês Ordem Canônica SOV Preferência pela utilização de tempo composto para expressão de tempo Passado Movimento de Verbo Auxiliar (Aux.) de núcleo de Tempo (T) para núcleo do sintagma complementizador (C).

3 3 P SN P Aan wie heb je de CD gegeven? glosa Paraquem tinha você o CD dado Aux SD SP V V Aan wie de CD geb ø Pequena Oração

4 4 P SN P SD SP V V Aan wie de CD gegeb- Caus glosa Paraquem tinha você o CD dado Aux SCaus je SN Aan wie heb je de CD gegeven?

5 5 P SN P SD SP V V Aan wie de CD gegev- en Caus glosa Paraquem tinha você o CD dado Aux SCaus je 1º núcleo Temporal T1T1 T1T1 ST 1 [φ][φ] t1t1 Aan wie heb je de CD gegeven?

6 6 P SN P SD SP V V Aan wie de CD gegeven Caus SCaus je 2º núcleo Temporal T1T1 T1T1 ST 1 [φ][φ] t1t1 ST 2 T2T2 T2T2 heb t2t2

7 7 P SN P SD SP V V de CD gegeven Caus SCaus je Sintagma Complementizador T1T1 T1T1 ST 1 t1t1 ST 2 T2T2 T2T2 heb t2t2 C C [+QU-] SC T p/ C Pied piping Aan wie

8 8 Waar heb je deze pen vandaan gepakt? glosa onde tinha você essa caneta de tirado Aux P SD P SP V V Vandaan Waar deze pen pak- Pequena Oração

9 9 gepak- Caus SCaus je SN P SD P SP V V Vandaan Waar deze pen Waar heb je deze pen vandaan gepakt? glosa onde tinha você essa caneta de tirado Aux

10 10 je 1º núcleo Temporal T1T1 T1T1 ST 1 [φ][φ] gepak- t Caus SCaus P SD P SP V V Vandaan Waar deze pen t1t1 Waar heb je deze pen vandaan gepakt? glosa onde tinha você essa caneta de tirado Aux

11 11 je [φ][φ] ST 2 T2T2 T2T2 heb T1T1 T1T1 ST 1 [φ][φ] gepakt Caus SCaus P SD P SP V V Vandaan Waar deze pen t1t1 t2t2 2º núcleo Temporal

12 12 ST 2 T2T2 T2T2 T1T1 T1T1 ST 1 [φ][φ] gepakt Caus SCaus P P SD SP V V Vandaan Waar deze pen t1t1 t2t2 Sintagma Complementizador je heb C C [+QU-] SC Preposition stranding

13 13 Você se lembra o que você emprestou a quem? Herinnert je je wat je aan wie geleend hebt? glosa lembra se você o que você a quem emprestado tinha Ciclo 1 SP v SD P P Caus aan v wie wat ge je SCaus SN Pequena Oração leen

14 14 Ciclo 1 SP v SD P P Caus aan v wie wat je SCaus geleen T1T1 -t T 1 ST 1 1º núcleo Temporal [φ][φ] t1t1

15 15 SP v SD wat P P SD Caus aan v wat je SCaus geleen T1T1 t T 1 ST 1 T 2 T2T2 hebt ST 2 wie Ciclo 1 2º núcleo Temporal [φ][φ] t1t1 t2t2

16 16 Ciclo 1 Sintagma Complementizador SP v SD P P Caus aan v wat je SCaus SN geleent T1T1 T 1 ST 1 T 2 T2T2 hebt ST 2 wie C [+QU-] Núcleo de T p/ C C SC t1t1 t2t2

17 17 Você se lembra o que você emprestou a quem? Herinner je je wat je aan wie geleend hebt? glosa lembra se você o que você a quem emprestado tinha Ciclo 2 SC V V Herinn- je wat je aan wie geleend hebt? SV SN je

18 18 Herinner je je wat je aan wie geleend hebt? glosa lembra se você o que você a quem emprestado tinha Ciclo 2 SC V V Herinn- er je wat je aan wie geleend hebt? T SV TP SN je [φ][φ] T t3t3

19 19 SC V V Herinner je wat je aan wie geleend hebt? T SV TP SN je T Herinner je je wat je aan wie geleend hebt? glosa lembra se você o que você a quem emprestado tinha Ciclo 2 t3t3 C C [-QU-] SC

20 20 Bibliografia Haegeman, Liliane (1991). Introduction to Government & Binding theory. Oxford UK & Cambridge USA, Blackwell Publishing Halle, M. 7 ª Marantz (1993) Distributed morphology and the pieces of inflection. In K, Hale & S. Keyser 9 Eds.: Essays in linguistics in The view from Building 20. Marantz, Alec 2001. Words. Ms. MIT ___________ 1997. No Escape from Syntax: Don't Try MorphologicalAnalysis in the Privacy of Your Own Lexicon. In A. Dimitriadis, L. Siegel, C. Surek-Clark and A. Williams, eds., Proceedings of the 21st Annual Penn Linguistic Colloquium, U Penn Working Papers in Linguistics 4.2: 201-225. Philadelphia: Penn Linguistics Club.


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