A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga."— Transcrição da apresentação:

1 Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga

2 Perspectivas em Comunicações Crescente demanda por dispositivos wireless portáteis com maior largura de banda, mas em menor consumo de energia que os disponíveis.

3 Perspectivas em Comunicações Crescente demanda por dispositivos wireless portáteis com maior largura de banda, mas em menor consumo de energia que os disponíveis. Congestionamento do espectro de rádio, que é um recurso escasso segmentado e licenciado pelas autoridades reguladoras.

4 Perspectivas em Comunicações Crescente demanda por dispositivos wireless portáteis com maior largura de banda, mas em menor consumo de energia que os disponíveis. Congestionamento do espectro de rádio, que é um recurso escasso segmentado e licenciado pelas autoridades reguladoras. Crescimento do acesso em alta velocidade de internet a cabo.

5 Perspectivas em Comunicações Crescente demanda por dispositivos wireless portáteis com maior largura de banda, mas em menor consumo de energia que os disponíveis. Congestionamento do espectro de rádio, que é um recurso escasso segmentado e licenciado pelas autoridades reguladoras. Crescimento do acesso em alta velocidade de internet a cabo. Barateamento de semicondutores e redução de consumo de energia para processamento de sinais

6 Comparação Analisando a eficiência espacial:

7 Comparação TecnologiaIEEE aBluetoothUWB Raio de alcance (médio) Números de dispositivos simultâneos Taxa de transmissão (pico) Eficiência espacial

8 Comparação TecnologiaIEEE aBluetoothUWB Raio de alcance (médio) 50m Números de dispositivos simultâneos 12 Taxa de transmissão (pico) 54Mb/s Eficiência espacial83Kb/s.m²

9 Comparação TecnologiaIEEE aBluetoothUWB Raio de alcance (médio) 50m10m Números de dispositivos simultâneos 1210 Taxa de transmissão (pico) 54Mb/s1Mb/s Eficiência espacial83Kb/s.m²30Kb/s.m²

10 Comparação TecnologiaIEEE aBluetoothUWB Raio de alcance (médio) 50m10m Números de dispositivos simultâneos Taxa de transmissão (pico) 54Mb/s1Mb/s50Mb/s Eficiência espacial83Kb/s.m²30Kb/s.m²

11 Comparação TecnologiaIEEE aBluetoothUWB Raio de alcance (médio) 50m10m Números de dispositivos simultâneos Taxa de transmissão (pico) 54Mb/s1Mb/s50Mb/s Eficiência espacial83Kb/s.m²30Kb/s.m²1000kb/s.m²

12 O DIFERENCIAL Maior eficiência espacial

13 O DIFERENCIAL Analisando a capacidade do canal, que é limitada pelo ruído branco segundo a equação:

14 O DIFERENCIAL Maior capacidade do canal

15 Ultra Wideband UWB: Interessante para ocupar o lugar do Bluetooth (WPAN), mas o pequeno alcance torna improvável que substitua totalmente o WI-FI (IEEE a).

16 História do Ultra Wideband Pioneirismo de Marconi (1874 – 1937) na comunicação via rádio Utilização dos princípios do UWB na década de 60 Desenvolvimento da tecnologia até os dias atuais

17 Ultra Wideband Alto espalhamento no espectro eletromagnético. Modulação em pulsos (PPM ou PAM, por exemplo) Regulamentação exige baixa potência de operação.

18 Vantagens Permite tráfego de um grande fluxo de informação(~400Mb/s) Alta eficiência espacial Operação em alta frequência requer antenas menores. Baixo consumo de energia (sugere o uso em WPAN). Difícil interceptação do sinal por terceiros

19 Desafios Alocar frequências no espectro eletromagnético. Viabilizar sistemas de baixo custo. Garantir a integridade da informação transmitida.

20 Alocação de Espectro Frequência permitida:entre 3,1 e 10,6Ghz. Potência máxima de -41Dbm/MHz Níveis máximos para uso externo menores do que os para uso interno. A potência pequena permite reuso do espectro

21 Alocação de Espectro

22 Multi-caminho Ondas em geral podem refletir por vários caminhos, gerando interferência devido à diferença de fase. A UWB sofre pouco com esse efeito devido à serem utilizados pulsos curtos (< 1ns). As reflexões podem ser utilizadas para maior aproveitamento do sinal (com maior relação sinal/ruído)

23 Multi-caminho

24 Camadas de Rede

25 Camada Física Camada mais baixa, responsável pelo envio e recepção dos bits. Deve ser compatível com as características do meio físico. Divisão do espectro em 14 bandas e 6 grupos. Suporta FEC com diferentes taxas de redundância (1/3,1/2,5/8,3/4). Três códigos de espalhamento(TFC).

26 Camada de Controle de Acesso Exige da camada física indicação de erro no Header e modo de transmissão simples ou rajada. Aplica políticas de alocação de banda (TDMA e CSMA). É representada no ponto de acesso de serviço por um endereço MAC. Garante a comunicação entre um par de dispositivos com a interferência de um terceiro. Cria uma nova conexão ao mudar de área de alcance (útil para SDMA).

27 Quadro da Mensagem

28 Aplicações Radares mais precisos e com maior resolução. Aplicações: Militares Em resgate Em segurança Wireless USB WPAN (Wireless Personal Area Network)

29 Perguntas 1.O que torna a eficiência espacial da UWB superior a outras tecnologias?

30 Perguntas 1.O que torna a eficiência espacial da UWB superior a outras tecnologias? 2.Por que a UWB é robusta em relação a multi- caminhos?

31 Perguntas 1.O que torna a eficiência espacial da UWB superior a outras tecnologias? 2.Por que a UWB é robusta em relação a multi- caminhos? 3.Quais são as características do sinal de UWB?

32 Perguntas 1.O que torna a eficiência espacial da UWB superior a outras tecnologias? 2.Por que a UWB é robusta em relação a multi- caminhos? 3.Quais são as características do sinal de UWB? 4.Em que faixa de frequência são permitidas transmissões UWB?

33 Perguntas 1.O que torna a eficiência espacial da UWB superior a outras tecnologias? 2.Por que a UWB é robusta em relação a multi- caminhos? 3.Quais são as características do sinal de UWB? 4.Em que faixa de frequência são permitidas transmissões UWB? 5.Cite uma função da camada física.

34 Grupo: Alexandre Navarro Costa Rodrigues André Abido Figueiró Helemberg Cubiça de Souza Júnior


Carregar ppt "Ultra Wideband Termo em inglês para banda ultra-larga."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google