A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E MÉTODOS POTENCIAIS NA CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DO EMBASAMENTO DA BACIA DE CAMAMU-ALMADA, BA Aluno: Elio.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E MÉTODOS POTENCIAIS NA CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DO EMBASAMENTO DA BACIA DE CAMAMU-ALMADA, BA Aluno: Elio."— Transcrição da apresentação:

1 EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E MÉTODOS POTENCIAIS NA CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DO EMBASAMENTO DA BACIA DE CAMAMU-ALMADA, BA Aluno: Elio Perez Orientação: Luiz Landau e Raimundo Almeida Filho Dissertação de Mestrado COPPE/UFRJ

2 Motivação Busca pelo entendimento do padrão estrutural da Bacia de Camamu-Almada (BA) através de ferramentas com baixa relação custo/benefício como, por exemplo, o sensoriamento remoto e os métodos potenciais (gravimetria e magnetometria), permitindo uma avaliação de cunho regional em curto espaço de tempo. Desafio A integração de diferentes fontes de informação é por muitas vezes dificultada pela heterogeneidade na formatação dos dados, sendo necessária uma avaliação crítica quanto à possibilidade de sua utilização, bem como a padronização dos mesmos. Uma vez integrados, a análise morfo-estrutural é feita visualmente, acarretando em ambigüidade e falta de reprodutibilidade devido à subjetividade na interpretação, devendo-se lançar mão de análises estatísticas visando à minimização desses problemas.

3 Objetivo 1)Investigar os principais trends estruturais do embasamento da Bacia de Camamu-Almada, BA; 2)Estimar a profundidade do embasamento cristalino. Como? 1)Interpretação de lineamentos em dados de sensoriamento remoto, na porção emersa, e dados de métodos potenciais (especificamente gravimetria), na porção submersa; 2) Através da técnica de inversão gravimétrica.

4 Resultados Esperados Entendimento do padrão estrutural do embasamento da Bacia de Camamu-Almada através de mapas de densidade de lineamentos, análises estatísticas convencionais e histogramas de rosetas. Aplicação na Indústria do Petróleo A integração de dados das porções emersa e submersa das bacias costeiras é por muitas vezes esquecida, porém, fonte de importantes informações quanto aos processos envolvidos durante sua formação. Observa-se também que a visão integrada dos dados permite que determinadas ferramentas supram as carências de outras, bem como aumentam a confiabilidade da análise caso uma mesma feição seja observada em duas ou mais ferramentas.

5 Benefícios 1)Focalização de investimentos futuros em áreas prioritárias proporcionando redução de custos; 2)Diminuição do risco exploratório com melhor compreensão da bacia a partir da integração de diferentes fontes de informação; 3)Utilização das informações obtidas como dado de entrada em outras análises exploratórias, como por exemplo, na modelagem quantitativa do sistema petrolífero, na interpretação sísmica, entre outros.

6 Fonte: BDEP (ANP)

7 Modificado de Teixeira et. al., 2000 e SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL, 2001, CD.1 Modificado de SERVIÇO GEOLÓGICO DO BRASIL, 2001, CD.2 e Teixeira et. al., 2000 Modificado de Barbosa, 1997

8 Fonte: ANP Modificado de Gonçalves et. al., 2000 Fonte: ANP

9 Landsat 7 (5R4G3B) Radarsat-1 (Wide 2) SRTM

10

11 Aproximadamente feições que perfazem km lineares Direções preferenciais: NNE e ESE

12 Direções principais: NNE e ESE Dimensões mais freqüentes: entre 2 e 15km

13 N0º-N10º N10º-N20º Todas as Direções

14

15

16

17

18 De nada. OBRIGADO!


Carregar ppt "EMPREGO DE TÉCNICAS DE SENSORIAMENTO REMOTO E MÉTODOS POTENCIAIS NA CARACTERIZAÇÃO ESTRUTURAL DO EMBASAMENTO DA BACIA DE CAMAMU-ALMADA, BA Aluno: Elio."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google