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Cap 3 – Conceitos de Gerência de Projeto

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Apresentação em tema: "Cap 3 – Conceitos de Gerência de Projeto"— Transcrição da apresentação:

1 Cap 3 – Conceitos de Gerência de Projeto
Ricardo L Schneider FES

2 O espectro da gerência (os 4 Ps)
Pessoas Produtos Processos Projeto

3 Pessoas Os atores: Gerente Senior (define os casos de negócios)
Gerente de projeto (planeja, motiva, organiza, controla) Técnico (aplica a habilidade técnica) Cliente (especifica) Usuário final (utiliza depois de pronto)

4 Líderes de equipe “…técnicos competentes muitas vezes se tornam fracos líderes de equipe” Fatores chave: Motivação Organização Idéias ou inovação

5 Organização das equipes [Mantei 81]
DD – Democrática Descentralizada CD – Controlada Descentralizada CC – Controlada Centralizada

6 Fatores de influência na estrutura das equipes [Mantei!]
Dificuldade do problema Tamanho do software Tempo em que a equipe vai ficar junta Grau de modularidade do problema Qualidade e confiabilidade do sistema Rigidez dos prazos Grau de sociabilidade necessária da equipe

7 Aspectos de coordenação e comunicação [Kraul 95]:
Formal, abordagens impessoais (documentos, memorandos, controles, …) Formal, procedimentos interpessoais (revisões de qualidade, inspeções de código) Informal, procedimentos interpessoais (disseminação de informações, …) Comunicação eletrônica (mail, vídeo) Redes interpessoais (chat, …)

8 Produto Escopo do produto Contexto Objetivos de informação
Funções e performance

9 Decomposição do problema
“dividir para conquistar”

10 Processo Escolher um modelo de ciclo de vida mais apropriado ao projeto/produto (clássico, protótipo, RAD, espiral, …) Fundir o produto e o processo Decomposição do processo

11 Projetos (em risco) [Reel 99]
Falta de entendimento das necessidades Escopo fracamente definido Gerência pobre das mudanças Mudança da tecnologia escolhida Necessidades do negócio mudam Prazos irrealísticos Resistência dos usuários Perda de ‘patrocínio’ A equipe perde pessoas Gerentes e técnicos esquecem melhores práticas

12 Sugestões para um bom projeto: [Reel 99]
Começar com o pé direito (autonomia, equipe, tecnologia) Manter o bom andamento (incentivos, qualidade) Monitorar o progresso (especificações, código) Tomar decisões inteligentes (manter simples, seguir padrões, evitar riscos) Conduzir uma análise ‘postmortem’ (acumular experiência)


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