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Metodologia Científica Lia Hasenclever Professora Doutora do IE/UFRJ Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ Seminário Nacional de Monografia 29.

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1 Metodologia Científica Lia Hasenclever Professora Doutora do IE/UFRJ Grupo Inovação - Instituto de Economia da UFRJ Seminário Nacional de Monografia 29 e 30 de outubro de 2007

2 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ2 Metodologia Científica Programação 1 - O que é Ciência ? 2 - Uma estratégia de decisão e ação para a pesquisa 3 - Estrutura de Publicações Científicas: o Caso da Monografia 4 - Debates

3 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ3 O que é Ciência ? O Senso Comum e a Ciência Conhecimento científico é conhecimento provado. As teorias científicas resultam de uma maneira rigorosa de obtenção de dados por meio de observação e experimentação. A ciência é baseada em coisas concretas. Opiniões ou preferências pessoais e suposições especulativas são preteridas em favor da objetividade. A confiança no conhecimento científico decorre da sua possibilidade de prova objetiva.

4 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ4 O que é Ciência ? Respostas Possíveis Religião? Seria a ciência a religião dos tempos modernos? E os cientistas os seus infalíveis sacerdotes na revelação da Verdade? Empreendimento Humano? Ou ela deveria ser encarada como uma das formas de saber, um empreendimento humano na busca de verdades parciais?

5 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ5 O que é Ciência ? A ciência é um empreendimento essencialmente anárquico: o anarquismo teórico é mais humano e suscetível de encorajar o progresso do que as alternativas respeitadoras da lei e da ordem. Paul Feyerabend, 1975

6 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ6 O que é Ciência ? Principais Características da Prática Científica as diretrizes metodológicas estão longe de poderem reduzir a incerteza que acompanha o processo de criação científica; decorrente da característica anterior, ela não é uma empreitada exclusivamente racional e as mesmas questões científicas podem ter diversas conclusões; a observação e a experiência reduzem a extensão das crenças admissíveis, mas não as tornam totalmente semelhantes; a pré-condição para a prática da ciência é a estabilidade das divergências: a pesquisa que acumula resultados importantes (isto é, a pesquisa eficaz) só se inicia quando algumas relações existentes estão claras; alguns fatos são observáveis e metodologias consagradas estão disponíveis; e a educação científica e o seu rigor exercem influência sobre o espírito científico: tradição de forçar a natureza, estilizar os fatos.

7 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ7 O que é Ciência ? Avanço Científico: Ciência Normal e Revoluções Científicas a ciência normal apresenta anomalias, inconsistência; investigações extraordinárias contestam a ciência normal e, se bem sucedidas, geram as chamadas revoluções científicas, que desintegram as tradições existentes e as controvérsias provocadas por cientistas da tradição anterior; este momento é denominado revolucionário e apresenta vários heróis, líderes e operários; teoria e prática científica não são separáveis, salvo na prática da ciência normal, já que novas descobertas trazem novos fatos e novas formas de ver o mundo.

8 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ8 Uma Estratégia de Decisão e Ação Hipóteses Estratégia de decisão e ação para pesquisa não é única e está baseada na experiência da professora Vocês terão que estar abertos à experimentação.

9 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ9 Uma Estratégia de Decisão e Ação 1.Seleção do tema 2.Seleção do problema de pesquisa leitura crítica de artigos científicos 3. Metodologia de pesquisa qual a unidade de análise? quais as etapas da pesquisa? como serão coletados os dados? qual o quadro de referência para a leitura de resultados? 4 Análise dos resultados como será revista a pesquisa? como serão interpretados os dados?

10 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ10 Uma Estratégia de Decisão e Ação Fontes de formulação do tema 1 Interesses práticos diagnósticos específicos; análises comparativas; estudo das conseqüências de vários caminhos de ação. 2 Interesses científicos exploração de objetos pouco conhecidos; especificação mais exata da ocorrência de determinados fenômenos; verificação de predições específicas utilizando o método experimental.

11 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ11 Uma Estratégia de Decisão e Ação Seleção do problema de pesquisa Freqüentemente, a formulação de um problema de pesquisa é mais essencial do que sua solução. A. Einstein e L. Infeld

12 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ12 Uma Estratégia de Decisão e Ação Etapas da formulação de um problema 1 ver o problema com clareza; para ver é preciso entender e desejar um problema a ser solucionado; 2 solucionar o problema; para solucionar é preciso refletir antes de agir; 3 construir modelos ou hipóteses; para construir modelos é preciso reduzir o desconhecido ao conhecido e universal.

13 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ13 Uma Estratégia de Decisão e Ação Leitura crítica de artigos científicos Leitor autor compreensão do texto contraposição com suas idéias Benchmark da monografia estrutura padronizada conteúdo dos artigos é validado por conselho editorial pareceristas são cientistas renomados na área de especialização do artigo Sugestões de problemas e pesquisas a serem realizadas no futuro são apresentados nas conclusões dos artigos

14 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ14 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos A monografia pode ser definida como o estudo minucioso que se propõe esgotar um determinado tema relativamente restrito.

15 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ15 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Estrutura das Publicações Científicas - Sumário (Abstract); - Introdução; - Desenvolvimento; - Conclusões e recomendações; e - Bibliografia ou referências bibliográficas.

16 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ16 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Sumário – 3 frases Objetivo Metodologia Principais Resultados

17 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ17 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Introdução Descrição do problema Objetivo Metodologia Descrição da monografia por seções/capítulos

18 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ18 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Conclusão 1 Comentários do autor sobre os seus principais resultados contrapostos a outras pesquisas já realizadas no tema, destacando suas principais contribuições; 2 Sugestão de algumas prescrições ou medidas de políticas a partir das conclusões; 3 Sugestão de pesquisas futuras.

19 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ19 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Bibliografia - Normas da ABNT - Livro: Sobrenome, Nome do autor (es) ou organizadores. Título e subtítulo da obra, Local da edição, Editora, Data da edição. - Artigo ou capítulo de livro: Sobrenome, Nome do autor (es). Título do artigo ou capítulo. Título da revista ou do livro, neste caso antecedido de In:, volume e número do fascículo ou do capítulo, mês e ano, páginas onde aparece o artigo ou capítulo do livro. - Ordem alfabética

20 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ20 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Citações Bibliográficas -Referência autor ano: Eco (1977) -Muitos autores: et alii ou et al. -Citações literais com mais de três linhas, devem vir entre aspas e seguidas o nome do autor, ano e página consultadas: (Hasenclever, 1990, p.30)

21 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ21 Apresentação e Comunicação dos Resultados Científicos Linguagem 1 Impessoal 2 Não-literária 3 Citações literárias ou expressões de outros autores devem obedecer normas próprias pré-estabelecidas 4 Figuras, gráficos e tabelas também seguem padrões preestabelecidos

22 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ22 Elementos para Elaboração do Projeto >Escolha de um tema; >Pesquisa bibliográfica e leitura crítica; >Escolha de um problema ou pergunta; >Objetivo da monografia; >Metodologia; >Conclusões ou hipóteses.

23 Grupo Inovação – Instituto de Economia da UFRJ23 Grupo Economia da Inovação Instituto de Economia da UFRJ telefone (21) Secretária Letícia Produzido por


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