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Setembro de 2007 ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Gestão do Conhecimento no ONS PDGC.

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Apresentação em tema: "Setembro de 2007 ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Gestão do Conhecimento no ONS PDGC."— Transcrição da apresentação:

1 setembro de 2007 ONS Operador Nacional do Sistema Elétrico Gestão do Conhecimento no ONS PDGC

2 GC no ONS Missão e Visão do ONS Valores Organizacionais do ONS Objetivos Estratégicos do ONS Fundamentos de GConhecimento no ONS Políticas de Gestão do Conhecimento no ONS Ações de Gestão do Conhecimento no ONS

3 Missão do ONS Operar o Sistema Interligado Nacional de forma integrada, com transparência, eqüidade e neutralidade, de modo a garantir a segurança, a continuidade e a economicidade do suprimento de energia elétrica no país.

4 Visão do ONS Ser uma organização reconhecida como essencial para a segurança e a economicidade do atendimento de energia elétrica no Brasil, fortalecida no exercício do seu papel de gestor de redes

5 Valores Organizacionais do ONS 1.Neutralidade 2.Eqüidade 3.Transparência 4.Integração 5.Responsabilidade e Cumprimento de Normas 6.Flexibilidade 7.Visão Sistêmica 8.Foco em Resultados 9.Excelência Técnica 10.Excelência Humana 11.Valorização do Operador

6 Objetivos Estratégicos do ONS Aumentar a segurança eletro-energética Responder aos desafios do crescimento físico e do aumento da complexidade do SIN Aperfeiçoar a gestão corporativa Ampliar atuação como gestor de redes de agentes e instituições Aperfeiçoar o ambiente organizacional Mostrar resultados e benefícios com indicadores técnicos e corporativos Consolidar a imagem institucional

7 Fundamentos de GC no ONS O ONS é uma organização singular. Sua função no Setor Elétrico é estratégica para o País, tornando o seu conhecimento também estratégico. O Conhecimento é o principal ativo do ONS. A GC não pode ser considerada como um projeto porque não é temporário, é permanente, é contínuo. Também não é um modismo porque deve estar atrelado aos nossos objetivos estratégicos. O ONS está estruturando a Gestão do Conhecimento para assegurar o ciclo virtuoso: Atrair / Manter / disseminar / aperfeiçoar / inovar

8 I.Domínio de conhecimentos ONS II.Porque e como a GC no ONS III. Conjunto de Conhecimentos do ONS IV. Processo Geral da Gestão do Conhecimento no ONS Fundamentos de GC no ONS

9 Domínio de Conhecimentos do ONS Domínio de Atuação Domínio de Conhecimentos GESTÃO DO ONS (missão, visão e valores) Conhecimentos Relacionais Conhecimentos Técnicos Influência Mútua Rede de Agentes do SEB Rede Física do SIN Influência Mútua Gestão do Conhecimento

10 Cumprimento da Missão do ONS Renovação continuada do Conhecimento PORQUE Para aperfeiçoar os conhecimentos existentes Para preservar os conhecimentos estratégicos acumulados na organização. Para criar novos conhecimentos. Para obter maior valor agregado pelo conhecimento nos produtos gerados. Para ser um centro de excelência reconhecido. COMO Induzindo uma ambiência – cultural e tecnológica – favorável à criação, compartilhamento, organização e aplicação de conhecimento para o pleno alcance de sua missão institucional e de seus objetivos estratégicos. Assegurando a disponibilidade e o uso dos conhecimentos tácitos e explícitos necessários aos processos do ONS com a máxima eficácia, eficiência e efetividade. Assegurando que a produção intelectual esteja em consonância com os objetivos estratégicos da organização. Porque e como a GC no ONS

11 Conjunto de Conhecimentos do ONS Conhecimentos Estratégicos Focos principais de atenção nas ações a serem apontadas no PDGC Conhecimentos de Responsabilidade Específica Conhecimentos Críticos Conhecimentos de Foco Prioritário: intersecções dinâmicas ao longo do tempo.

12 Processo Geral da GC no ONS PLANEJAMENTO CORPORATIVO PLANO DIRETOR DE GC Objetos Objetos Objetivos Objetivos Proposições e recomendações: Proposições e recomendações: Ações / Projetos Ações / Projetos Orientações Orientações Revisão de políticas Revisão de políticas AVALIAÇÃO DE RESULTADOS CGC Aprendizado Global Aprendizado Local: Revisões periódicas Premissas e Políticas para a GC no ONS EXECUÇÃO DAS AÇÕES / PROJETOS Interfaces Internas e Externas

13 POLÍTICAS DE GESTÃO DO CONHECIMENTO

14 Políticas de GC no ONS 1.A GC deve englobar todo o conhecimento do ONS, mas privilegiar em seus esforços e investimentos os conhecimentos estratégicos e de responsabilidade específica. 2.A GC deve introduzir rapidamente práticas que permitam o tratamento das questões mais críticas relativas ao conjunto de conhecimentos do ONS. 3.A GC deve estar fortemente centrada no conhecimento do profissional individual, no coletivo de profissionais e nos relacionamentos que a organização estabelece com seu Ambiente. 4.A GC deve estar sob a perspectiva dos produtos e processos sem perder de vista o aparato informacional de suporte aos profissionais e aos relacionamentos.

15 Políticas de GC no ONS 5. A GC deve induzir uma cultura de compartilhamento do conhecimento entre os profissionais da organização. 6.A GC deve se articular fortemente, em seus vários aspectos, com diversas ações dos Comitês. 7.A GC deve realizar uma busca estratégica do conhecimento, ou seja, prospectar novos conhecimentos que sejam necessários para o cumprimento da missão do ONS. 8.A GC atuará prioritariamente no âmbito do ONS, se estendendo ao SEB no caso de conhecimentos de caráter sistêmico. 9.A produção intelectual do ONS deve estar em consonância com seus objetivos estratégicos

16 AÇÕES DE GESTÃO DO CONHECIMENTO NO ONS

17 Rede de Conhecimento no ONS Evento ocorrido em 23 de agosto de Abertura. Formalização da associação do ONS à SBGC Diretor Geral do ONS e do Presidente da SBGC. Panorama da Gestão do Conhecimento / Debates Marcelo Corrêa Elizabeth Gomes Eduardo Lapa. Relato da implantação da GC em grandes Empresas / Debates Petrobrás - Alexandre Korawajczuk Eletronuclear - Luiz Soares. Implantação da GC no ONS – Ações em andamento / Debates Diretor do ONS - Luiz Alberto Fortunato

18 Rede de Conhecimento no ONS

19 Ações Específicas NGC – NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMUNIDADES DE PRÁTICAS TREINAMENTO VIRTUAL – CURSO ON LINE TREINAMENTO – JOGOS CERTIFICAÇÃO DE OPERADORES GESTÃO DA QUALIDADE CERTIFICAÇÃO DE PROCESSOS DOS CENTROS GESTÃO DE COMPETÊNCIAS PROJETO COMPARTILHAR PROJETO BOM DIA PROJETO CEFET DE FORMAÇÃO DE OPERADORES PROJETO CAISE

20 Ações Específicas NGC – NÚCLEO DE GESTÃO DO CONHECIMENTO COMUNIDADES DE PRÁTICAS TREINAMENTO VIRTUAL – CURSO ON LINE TREINAMENTO – JOGOS

21 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

22 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

23 Preparar um levantamento de todos os Gerentes e lideranças:. Sua localização. Número de colaboradores. Características específicas Mapeamento dos Gerentes

24 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

25 Preparar sensibilização dos Gerentes sobre o tema GC. Trabalhar a cultura de compartilhamento do conhecimento. Realçar o orgulho como referencial para o trabalho com GC. Estimular as lideranças a incluir a GC em seu estilo de Gestão, conforme definido pela DE (avaliação de desempenho-foco em GC). Apresentar uma abordagem prática e direta Sensibilização

26 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

27 Identificar, através dos Gerentes e Líderes, os conhecimentos críticos e estratégicos nas suas respectivas gerencias. Conhecimentos Críticos : - aqueles que precisam ser Retidos / Disseminados - aqueles que precisam ser Desenvolvidos / Adquiridos/ Criados. Conhecimentos estratégicos : - aqueles relacionados aos objetivos estratégicos do ONS Identificação dos conhecimentos críticos

28 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

29 Montar uma estratégia / ação para cada um dos Conhecimentos Críticos. Tipos de ações que devem ser tomadas: - Comunidades de práticas - Coaching - Mentoring - Storytelling - Treinamento formal - E-learning - Treinamento no local de trabalho ( on-the-job ) Obs.: Não existe uma única abordagem para GC tratar questões diversas. Deve-se entender as diferentes situações e adequar as ações a cada um dos conhecimentos críticos detectados Estratégia para cada Conhecimento Crítico

30 I.Mapeamento dos Gerentes II.Sensibilização III.Identificação dos conhecimentos críticos - CC IV.Estratégia para cada CC V.Desenvolver indicadores de GC Ações de Gestão do Conhecimento

31 A única vantagem sustentável que uma organização tem é o que ela coletivamente sabe, a eficiência com que ela usa o que sabe e a prontidão com que ela adquire e usa novos conhecimentos. Conclusão

32 TKN – The Know Network Brasil. Base da empresa sediada em Londres que visa ajudar a construir melhores níveis de performance por meio de habilidades baseadas em conhecimento. Metodologia utilizada MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise. Chancela da metodologia pela SBGC. Diagnóstico gerado pela aplicação da metodologia MAKE - Piloto na DOP. Aplicação de plano de ação para tratar das questões identificadas. Sensibilização

33 TKN – The Know Network Brasil. Base da empresa sediada em Londres que visa ajudar a construir melhores níveis de performance por meio de habilidades baseadas em conhecimento. Metodologia utilizada MAKE – Most Admired Knowledge Enterprise Chancela da metodologia pela SBGC. Diagnóstico gerado pela aplicação da metodologia MAKE - Piloto na DOP. Aplicação de plano de ação para tratar das questões identificadas. Sensibilização


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