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UML Components zAlunos: yFelipe Desiderati e Souza - yBernardo Faria de Miranda -

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Apresentação em tema: "UML Components zAlunos: yFelipe Desiderati e Souza - yBernardo Faria de Miranda -"— Transcrição da apresentação:

1 UML Components zAlunos: yFelipe Desiderati e Souza - yBernardo Faria de Miranda -

2 Agenda zArquitetura de sistemas e componentes zWorkflow de Requisitos zWorkflow de Especificações zModelagem de componentes com UML

3 Dados Serviço Apresentação Camadas de Arquitetura de Aplicação ClienteServidor Web Cliente Web Servidor de Aplicação Servidor de Banco de Dados Sistema Existente (Servidor) HTTP RMI / IIOP / DCOM JDBC / ODBC / SQL Qualquer

4 Aplicação Blueprint Foco da apresentação: Como desenvolver esta parte? Banco de Dados Sistema existente Servidor de Aplicação Servidor Web A/JSP Objeto Componente Objeto Componente Objeto Componente Objeto Componente Objeto Componente

5 Camadas de Aplicação Finer-Grain Apresentação Serviço Dados Dialog Logic (Casos de Uso) Suporte à múltiplos UIs Estado de Diálogo Transitório UI Logic O que o usuário vê? Sub-transações Estado de Ocorrência do Negócio Transações de negócio Permite múltiplos Diálogos (incluindo Batch) Estado de Integridade do Negócio Sistema Aplicação User Interface (UI) User Dialog (UD) Serviços de Negócio Serviços de Sistema

6 Gerenciamento e Desenvolvimento zProcessos de gerenciamento yPlanejamento do trabalho e prazos yAlocação de recursos yMonitor de progresso yControle de risco Modelo de Conceito de Negócio Especificações de Componentes Componentes Modelo de Caso de Uso O% Completo100%

7 Gerenciamento e Desenvolvimento zProcessos de desenvolvimento yCriação de software de trabalho a partir de requisitos yFoco no desenvolvimento de software (artefatos) yDescrito independentemente dos processos de gerenciamento yDefine a ordenação das restrições e dependências yOrganizado em Workflows Workflow de Especificação Modelos de Casos de Uso Modelos de Conceitos de Negócio Especificações de Componentes e Arquiteturas

8 Workflows para o Processo de Desenv. Requisitos EspecificaçãoProvisionamentoMontagem Teste Deploy User Interface Restrições Técnicas Componentes Requisitos de Negócio Recursos Existentes Modelo de Conceitos de Negócio Modelo de Casos de Uso Especificações de Componente e Arquitetura Workflow (c.f. RUP) Artefato Partes Testadas

9 Workflow de Requisitos Workflow Desenvolvimento de Modelo de Negócio Conceitual Desenvolvimento de Processos de Negócio Identificação de Casos de Uso Modelo de Negócio Conceitual Requisitos de Negócio Problema de Domínio de Conhecimento Decisões de Limite de Software

10 Modelo de Conceito de Negócio Hotel ReservaClienteQuarto Endereço PagamentoConta SecretáriaRede Hoteleira Tipo Quarto Hotel Contactado Alocação Endereço de Contato * ** * * * *1

11 Identificação de Casos de Uso Um caso de uso descreve a interação que ocorre a partir de um único evento de negócio. Onde um evento dispara um número de etapas de processos, todas as etapas de um único caso de uso. Verificar Disponibilidade Realizar Reserva Confirmar Reserva Esperar por Evento Notificar Sistema de Pagamento Cancelar Reserva Refazer Reserva Processar No Show Realizar Check In [Senão] [Quarto Adequado] Chegada do Cliente/ Cancelar Requisição/ No Show/ (Cliente não se apresentou) Início Processo/ Refazer Requisição/

12 Identificação de Casos de Uso Sistema de Reserva Cancelar Reserva Realizar Reserva Adicionar, alterar, remover hotel, quarto, cliente, etc Diagramas de Caso de Uso Realizar Check In Processar No Show Atualizar Reserva Client e Sistema de Pagamento Administrador da Reserva Responsável pela Reserva

13 Cenário Principal do Sucesso 1. Responsável pela Reserva pede para realizar uma reserva 2. Responsável pela Reserva seleciona hotel, datas, e tipo de quarto 3. Sistema fornece a disponibilidade e preço 4. Responsável pela Reserva concorda com o procedimento 5. Responsável pela Reserva fornece o nome e código postal 6. Responsável pela Reserva fornece para contato 7. Sistema realiza a reserva e gera um ticket 8. Sistema fornece o ticket ao Responsável pela Reserva 9. Sistema cria e envia uma confirmação por Extensões 3. Quarto não disponível a) Sistema oferece datas alternativas e/ou outros tipos de quartos b) Responsável pela Reserva seleciona um alternativa 6. Cliente já em arquivo a) Resumir 7 Identificação de Casos de Uso NomeRealizar Reserva IniciadorResponsável pela Reserva ObjetivoReservar um quarto no hotel Etapas Ou Pontos de Extensão

14 Workflow de Especificação Requisitos Provisão Especificação Identificação de Componentes Interação entre Componentes Especificação de Componentes

15 Identificação de Componentes Identificação de Componentes Desenvolvimento de Modelo de Tipo de Negócio Identificar Interfaces de Negócio Criar Especificações de Componentes e Arqui- teturas Iniciais Interfaces de Negócio Modelo de Tipo de Negócio Modelo de Caso de Uso Padrões de Arquitetura Modelo de Conceito de Negócio Identificar Interfaces de Sistema e Operações Interfaces Existentes Recursos Existentes Especificações de Componentes e Arquiteturas Interfaces de Sistema

16 Identificar Interfaces de Sistema e Op. As Interfaces de Sistema atuam como uma fachada - Elas são os pontos de contato entre os UIs e outros agentes externos. São apoiadas pelo componentes na camada de serviços de sistema. Realizar Reserva Realizar Reserva Identificar exigências para o quarto Sistema fornece o preço Requisita uma reserva > IRealizaReserva getDetalheHotel() getInfoQuarto() realizaReserva() Caso de Uso Etapas Caso de Uso Tipo de Diálogo Interface do Sistema

17 Desenv. de Modelo de Tipo de Negócio Hotel ReservaClienteQuarto Endereço PagamentoConta SecretáriaRede Hoteleira Tipo Quarto Hotel Contactado Alocação Endereço de Contato * ** * * * *1

18 Identificar Interfaces de Negócio > Hotel nome: String > Quarto numero: String > Reserva referencia: String datas: DateRange > Cliente nome: String codPostal: String String > Tipo Quarto nome: String preco(Date): Currency precoEstadia(DateRange): Currency disponivel(DateRange): Boolean > IClienteMgt A responsabilidade pelos tipos de negócio é mostrada pelas detenções A responsabilidade por asse- gurar esta associação foi re- servado para IHotelMgt * * * * * * * 1..* 0..1Alocação > IHotelMgt

19 Arquiteturas de Componentes > SistemaReserva > SistemaPagamento > ClienteMgr > HotelMgr IRealizaReserva IRealizaCheckIn IClienteMgt IPagamento IHotelMgt

20 Arq. Mínima de Objetos Componentes > :SistemaReserva > :SistemaPagamento > :ClienteMgr > :HotelMgr IRealizaReserva IRealizaCheckIn IClienteMgt IPagamento IHotelMgt

21 Interação entre Componentes Interação entre Componentes Descobrir Operações de Negócio Refinar Especificações de Componentes e Arquiteturas Refinar Interfaces e Operações Interfaces Interfaces de Negócio Especificações de Componentes e Arquiteturas Especificações de Componentes e Arquiteturas Interfaces de Sistema

22 Interação entre Componentes /IClienteMgt /IRealizaReserva:SistemaReserva /IHotelMgt > DetalhesCliente nome: String codPostal[0..1]: String [0..1]: String 2: realizaReserva() realizaReserva() 1: getClienteCompatibilizado() 2: notificaCliente() > IRealizaReserva getDetalheHotel (in hot: String) : DetalhesHotel [] getInfoQuarto (in res: DetalhesReserva, out disponivel: Boolean, out preco: Currency) realizaReserva (in res: DetalhesReserva, in cli: DetalhesCliente, out referencia: String) : Integer > IHotelMgt getDetalheHotel (in hot: String) : DetalhesHotel [] getInfoQuarto (in res: DetalhesReserva, out disponivel: Boolean, out preco: Currency) realizaReserva (in res: DetalhesReserva, in cli: IdCliente, out referencia: String) : Boolean

23 Especificação de Componentes Especificação de Componentes Descobrir Operações de Negócio Especificar Restrições para Componente- Interface Especificar Operações Pré/Pós-Condições Interfaces Modelo de Tipo de Negócio Especificações de Componentes e Arquiteturas Especificações de Componentes e Arquiteturas Interfaces

24 Modelo de Interface de Informação > IClienteMgt getClienteCompatibilizado (in dcli: DetalhesCliente, out idcli: IdCliente) : Integer criaCliente (in dcli: DetalhesCliente, out idcli: IdCliente) : Boolean getDetalheCliente (in cli: IdCliente) : DetalhesCliente notificaCliente (in cli: IdCliente, in msg: String) Define o conjunto de informações presumidas a serem assegurados por um objeto componente. Apenas para propósitos de especificação. As implementações não necessitam guardar estas infor- mações, mas precisam ser capazes de obtê-las. O modelo necessita apenas explicitar os efeitos das ope- rações. O modelo pode ser derivado a partir do Modelo de Tipo de Negócio. Cliente Id: IdCliente nome: String codPostal: String String *

25 Pré e Pós-Condições zSe a pré-condição é verdadeira, a pós-condição precisa ser verdadeira. zSe a pré-condição é falsa, a pós-condição não se aplica. zUma pré-condição perdida é assumida como verdadeira. zPré e pós-condições podem ser escritas em uma linguagem natural, ou em uma linguagem formal como a OCL.

26 Diagramas UML Requisitos Modelo de Conceito de Negócio Modelo de Caso de Uso Especificação Modelo de Tipo de Negócio Especificações de Interface Especificações de Componente Arquitetura de Componente Interações Diagramas de Caso de Uso Diagramas de Espec. de Interface Diagramas de Espec. de Componente Diagramas de Arq. de Componente Diagrama de Caso de Uso Diagrama de Classe Diagrama de Modelo de Conceito de Negócio Diagrama de Modelo de Tipo de Negócio Diagrama de Responsa- bilidade de Interface Diagrama de Interação de Componentes Diagrama de Classe Diagrama de Colaboração Diagrama de Pacotes

27 UML Components zFIM


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