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Ferramentas de Auxílio ao Projeto de Aeropotos Nilton Goldner & Lenise G. Goldner AeroPlanos Ltda e ECV - UFSC VII SITRAER – Novembro de 2008.

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1 Ferramentas de Auxílio ao Projeto de Aeropotos Nilton Goldner & Lenise G. Goldner AeroPlanos Ltda e ECV - UFSC VII SITRAER – Novembro de 2008

2 1. Introdução Passenger Terminal EXPO 2007 – Barcelona de 27 a 29 Março. Produtos apresentados na Feira: MAGNEMOTION – Motores LSM – APM e Bags System. ERGOPORT – Equipamento para Transporte de Cadeirantes. BARTSCH – Etiqueta de Bags com Chip - identifcação por RFID. FLYPORT – Terminal de Passageiros Modular. iSMOKE AB – Medialounge: Cabine Cilíndrica para Fumantes. Empresas de Projeto: OBERMEYER e ECADI (Chinesa). Softwares: Simtra AeroTech AB, Transoft Solutions e Airport Research Centre GmbH.

3 2. Características dos Softwares Componentes do Lado Ar: 2.1 – PATHPLANNER A5 Plataforma CAD ou Micro Station. Desenvolvido pela Simtra AeroTech AB – Suécia Software Modular: Básico Avançado Pontes de Embarque Apresentação ++ Catálogo de Características das Aeronaves

4 Módulos do PathPlanner A5 Base Module (obrigatório) Banco de dados com aeronaves comerciais Estacionamento e manobras básicas de aeronaves Traçado de trilha de rodas e ponta das asas. Advanced Module Veículos de aeroportos e aeronaves adicionais Manobras avançadas, como pushback Mostra jet blast, marcações, margens de segurança ICAO/FAA. Gate Module Banco de dados com pontes de embarque Conexão de pontes às aeronaves, cálculo de rampa Visões frontal e lateral, pontos de serviço etc. Presentation Module Preenchimento de cor para aeronaves e veículos Exibe e grava (múltiplas) animações em AVI.

5 Verificação - Acostamentos das Pistas de Táxi Fillets

6 Estudo do Jet Blast das Aeronaves

7 Posicionamento, Pushback, e Saída

8 Serviço de Apoio de Solo da Aeronave

9 Catálogo de Características das Aeronaves O Aircraft Data Viewer é um Banco de Bados eletrônico que contém as especificações relevantes das aeronaves para a operação em aeroportos. Por exemplo, dados do A-380/GP.

10 2. Características dos Softwares Componentes do Lado Ar: (continuação) 2.2 – AeroTURN Plataforma CAD ou Micro Station Desenvolvido pela Transoft Solutions – Canadá Software em duas Concepções: Básico - AeroTURN Profissional – AeroTURN Pro (Pontes de Embarque e Pushback)

11 Atividades e Funções do AeroTURN Manobras de Pistas e Pátio de Aeronaves

12 Atividades e Funções do AeroTURN Pro Pontes de Embarque e Operação Pushback

13 Atividades e Funções do AeroTURN Pro Estudos de Parada na Ponte de Embarque e Relatórios

14 2. Características dos Softwares Componentes do Lado Ar: (continuação) 2.3 – CAST Airport Simulation 3D, Alto Desempenho, Tempo Reduzido. Desenvolvido por Airport Research Center GmbH – Alemanha Simula um Sistema Aeroportuário: Área Terminal, Área de Movimento, Setor Aéreo de Aproximação e Controle de Tráfego. Utilização no Planejamento e elaboração do Plano Diretor. Representa os processos que ocorrem num aeroporto: Movimento Passageiros, Tráfego Aeronaves, Veículos Apoio de Solo. Simula a maioria do tráfego idealizado e processo logístico num aeroporto ou ao redor.

15 2. Características dos Softwares Componentes do Lado Ar: (continuação) CAST Airport Simulation é um Software Modular: Terminal, Controle do Pátio, Tráfego Aéreo e de Veículos e Estudos específicos de componentes do aeroporto. Baseado tecnologia Multi-Agentes = Atores (Passageiros, Aeronaves, Veículos etc.). Tem módulo realista para geração de tráfego, alocação, comunicação e relatórios): – Gerador (Passageiros, Tráfego Aeronaves e Tráfego de solo). – Terminal (simula Pedestres, Checkin e Alocação de Gates). – Tráfego de Veículos (simula operações de solo). – Simula o Tráfego de Aeronaves e ATC Virtual. – Relatório Analítico. Prestação de serviço de consultoria em projetos.

16 CAST Airport Simulation - Planejamento

17 CAST Airport Simulation - Terminal

18 CAST Airport Simulation – Controle Tráfego

19 2. Características dos Softwares Componentes do Lado Terra: Software para projeto de vias de acesso, rotatórias, vias de circulação interna do sistema viário de um aeroporto – AutoTURN Transof Solutions Projeto de rodovias e vias urbanas – PathPlanner R4 Simtra AeroTech AB Projeto de rodovias e vias urbanas, possui dois módulos: Básico (veículos padrão de vários países) Apresentação (cor veículos, simulação em vídeo AVI) – PARKCAD Transof Solutions Projeto de Estacionamento de veículos.

20 3. Vantagens e Desvantagens dos Softwares Quadro 1: Atividades e funções executadas pelos programas avaliados Atividades AeroTURNPath Planner A5 Funções BásicoProBásicoAvanc.PBBApres. Simulação: manobras e giro trajetória das rodas, ponta de asasxxxx–x trajetória de veículos de apoioxxxx–x contorno do jato das turbinasxxxx–x pushback real ou projetadoxxxx–x manobra avante e ré de aeronavesxxxx–x Posição e parada de aeronaves inserção aeronaves na linha base–xxxx– envelope das aeronavesxxxxx– inserção veículos de apoio–xxxx– seleção de aeronaves no gate–x––x–

21 3. Vantagens e Desvantagens dos Softwares Quadro 1a : Atividades e funções executadas pelos programas avaliados Atividades AeroTURNPath Planner A5 Funções BásicoProBásicoAvanc.PBBApres. Ponte de embarque (PBB) simulação de pontes–x––x– envelope de operação das pontes–x––x– cálculo de rampas, etc.–x––x– Bibliotecas aeronavesxxxxx– pontes embarque–x––x– veículos de apoio–xxx–– trator de reboquexxxx–– Relatórios resultados da simulaçãoxxxxxx aeronaves e características–xxx–– pontes embarque e características–x––x–

22 3. Vantagens e Desvantagens dos Softwares Tabela 1: Preço de aquisição dos programas - em R$ ItemProgramas Uso S/R Nº de Usuário Preço Aquisição Preço Adicional Suporte Anual 1AutoTURNS AutoTURN ProS AutoTURNR AutoTURN ProR PPA5 Módulo BásicoS PPA5 AvançadoS PPA5 Ponte de Embarque S PPA5 ApresentaçãoS Total do Pacote (1) PPA5 Catálogo de Aeronaves S Total do Pacote (2) Licença em Rede (*) R Obs.: PPA5 = PathPlanner A5. Pacote 1 = Itens 5, 6 e 7. Pacote 2 = Pacote 1+ Item8. 1USD= R$2,29720 (10/10/2008). S = Uso Simples e R = Uso em Rede, (*) desconto de 50% para 3 a 5 usuários.

23 4. Considerações Finais Análise comparativa AeroTURN e PPA5: semelhança entre os softwares. Estratégia de vendas – demonstrado pela tabela preços: integral e modular. Uso como ferramenta de auxílio aos projetos: Uso de Bibliotecas (Aeronaves, Veículos e PBB); Flexibilidade de inserção novas Aeronaves e Veículos; Redução tempo de execução dos projetos; Precisão na elaboração dos estudos (padrões ICAO/FAA); Emprega um fator dinâmico ao projeto (Simulação). Possibilidade ao projetista: trabalho melhor qualidade e alto nível (riqueza dos estudos realizados). Panorama sobre programas como ferramentas de auxílio ao projeto de aeroportos.


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