A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1.Factores que intervêm na actividade científica Esgotamento da concepção positivista da ciência após Einstein e Heisenberg. A objectividade científica.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1.Factores que intervêm na actividade científica Esgotamento da concepção positivista da ciência após Einstein e Heisenberg. A objectividade científica."— Transcrição da apresentação:

1 1.Factores que intervêm na actividade científica Esgotamento da concepção positivista da ciência após Einstein e Heisenberg. A objectividade científica não está assegurada e a própria noção de verdade é discutida pelas novas epistemologias Ler Manual, p.205 Ler Textos, 21 e 22, p.205: Subjectivação do conhecimento científico Conclusões: Objectividade fraca; Só conhecemos do real aquilo que nele introduzimos; Os resultados são aproximativos; As leis da física são probabilísticas; Não há dicotomia S-O, mas um continuum.

2 2.Da Objectividade como intersubjectividade e do carácter problemático/argumentativo do conhecimento científico. Ler Texto, 23, p.206: Da Objectividade intersubjectiva Tese: A objectividade não é dada, mas conquistada. E os domínios que antes se julgavam afastados da noção de objectividade científica, são hoje vistos como condicionantes influenciadoras: Factores ideológicos, económicos, políticos, estéticos, etc. A ciência também comporta ideologia Ler Texto, 24, p.206: A ciência comporta ideologia Ler Textos, 25, Pp.206-7: Os interesses económicos/outros condicionam o conhecimento científico Ler Texto, 26, p.207: A relação dos modelos com a sua incorporação instrumental. Cf. relação das teorias físicas com as correntes estéticas dos séculos XIX e XX Conclusões: A actividade científica está dependente de um contexto sócio-cultural; é uma actividade situada e interessada; a objectividade está incorporada num sistema de valores

3 3.A Racionalidade Científica As novas epistemologias, decorrentes das problemáticas científicas de hoje exigem a Redefinição de um novo modelo de racionalidade científica. A racionalidade científica deixa de ser o modelo de todas as outras formas de racionalidade Ler Manual, p.209 Ler Texto, 29, p.210: A ciência deixa de ser o modelo de todas as racionalidades; é uma entre outras Ler Texto, 30, p.210: A ciência é uma entre outras formas de criação de uma imagem do mundo Ler Texto, 31, p.210: A ciência não confere um sentido práxico para a vida Ler Texto, 32, p.211: O Mito da ciência Ver Esquema-Síntese, p.211


Carregar ppt "1.Factores que intervêm na actividade científica Esgotamento da concepção positivista da ciência após Einstein e Heisenberg. A objectividade científica."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google