A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational."— Transcrição da apresentação:

1 Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational Software White Paper (2000) Autor: António Fonseca 2005

2 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Índice Introdução Objectivos Motivação Explicação tecnológica –Levantamento do problema –Desenvolvimento Conclusão

3 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Introdução A apresentação tem como tema o estudo parcial de um White Paper sobre Content Management. A escolha deste documento tem como razão principal, o facto do conteúdo estar enquadrado no tema base de desenvolvimento do meu projecto final.

4 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Objectivos Dar a conhecer o conceito de Content Management Enquadrar este conceito na vida profissional O porquê da sua necessidade, grande expansão e obrigatoriedade crescente nas organizações modernas e estruturadas

5 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Motivação Tema interessante, actual e obrigatório, para os profissionais do mundo informático. Desconhecimento geral do conceito Curiosidade

6 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica Content Management refere-se a um conjunto de ferramentas e métodos que são utilizados em conjunto para reunir, processar e fornecer conteúdos de diversos tipos A àrea de actuação do Content Management é vasta e os desafios diversos

7 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica As organizações, cada vez mais utilizam a Internet como meio de distribuir informação, comunicando com os clientes e procurando diferenciar-se dos concorrentes. Efectuar o upload de conteúdos para um site na Internet, não assegura que a informação fique disponível para os utilizadores alvo, ou que essa seja a informação pretendida.

8 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica Os conteúdos devem ser actualizados constantemente, para serem úteis e manterem o valor. O conteúdo fornecido a um utilizador deve contemplar a sua área de actuação. –Documentos técnicos para utilizadores da área técnica. –Documentos financeiros para Gestores, Economistas,… –etc.…

9 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica O processo de desenvolvimento do Content Management inicia-se, agrupando conteúdos de várias fontes. Embora alguns conteúdos estejam num formato estruturado (ex.: base de dados), a maior necessidade consiste em fornecer conteúdos não estruturados. –Artigos. –White Papers –Documentos de marketing –etc.

10 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica Organizar e manter conjunto de conteúdos não estruturados, é um dos principais desafios do Content Management A análise a vários produtos de Content Management revela que a gestão do workflow (sequencia pré- definida de processos) de actividades relacionadas com conteúdos não estruturados é um aspecto essencial.

11 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica As tarefas para o workflow incluem: –Condicionar conteúdos: Um importante passo de preparação dos conteúdos, antes da sua introdução no sistema, que incluem definir keywords, para facilitar a sua categorização, busca e personalização –Verificar documentos que têm vários contribuidores: Para que as adições se possam efectuar, sem se o trabalho de nenhum contribuidor. –Integrar código e conteúdos: Conteúdos não estruturados podem estar associados com templates ou conter código de referência.

12 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Explicação tecnológica Content Management, é muito mais do que apenas publicar conteúdos na Internet, existem muitas actividades que um projecto de desenvolvimento inclui –Assemblar diversos tipos de conteúdos de origens diferentes –Utilizar templates, para disponibilizar conteúdos através de uma grande variedade de canais (aparelhos wireless, , faz, Internet…) –Fornecer conteúdos em vários idiomas –Utilizar Workflows: sequencia pré-definida de processos –Criar categorias para catalogar os conteúdos –Facilitar o processo de busca de documentos –Informar automaticamente os utilizadores de alterações –Integrar com outras fontes de informação (gestão de documentos e gestão de informações)

13 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca Conclusão Content Management é um vasto empreendimento que envolve a geração de conteúdos de vários tipos, fornecendo esses conteúdos utilizando aplicações que prevêem ou antecipam, as necessidades de uma grande diversidade de utilizadores, através de uma grande diversidade de canais, e que utiliza Workflow para administrar os conteúdos.

14 Licenciatura em Informática ISTEC António Fonseca ISTEC – Instituto Superior de Tecnologias Avançadas Licenciatura Informática 2005 Autor: António Fonseca


Carregar ppt "Licenciatura em Informática Content Management Uma visão geral… Suporte: Content Management Using the Rational Unified Process Michael McIntosh - Rational."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google