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Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário

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Apresentação em tema: "Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário"— Transcrição da apresentação:

1 Nova Terminologia Linguística para os Ensinos Básico e Secundário
Portaria1488/2004 de 24 de Dezembro de 2004 EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

2 Categorias Morfológicas
Adjectivo Ex. As formas [belo] e [bela] exemplificam a variação em género nos adjectivos biformes. [leve] é um adjectivo uniforme. [bela], [belas] e [leve], [leves] mostram a flexão em número. Advérbio Ex. Tarde, docemente, cedíssimo. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

3 Categorias Morfológicas
Nome Ex. As formas [bola] e [bolas] exemplificam a flexão de número nos nomes. As formas [jogador] e [jogadora] mostram um contraste de género nos nomes. Verbo Ex. [cantar], [cantei],[cantava],[cantemos] EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

4 Categorias Morfológicas
Cantar Saber Fugir Ensinar Ficar, poder, medir Enganar-se Lavar-se Morto, pago Matado, pagado Aceitado/aceite Florir, demolir Chover Ladrar Ser, sou, és, fui EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

5 Formação de palavras EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

6 Frase simples / Frase complexa
[[O João foi ao cinema] [,o Paulo foi ao teatro] [e a Maria ficou em casa]]. Disse-te [que não queria ir]. (subordinante - "disse-te") A mãe perguntou [se queremos jantar já]. [Quem vai ao mar] perde o lugar. Os alunos [que são inteligentes] não precisam de estudar tanto. A literatura, [que é imortal], encanta os estudantes. Vem depressa para casa, [que o jantar está na mesa]. [Para que a minha filha ficasse contente], convidei o Pedro. [Quando acabar o trabalho], vou ao cinema. A Maria, [embora tenha fome], não é capaz de comer. [Se comeste chocolate], tinhas fome. O meu bolo é mais doce [do que o teu]. Ele é tão gordo [que partiu a cadeira]. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

7 Tipos de Frase Declarativa Interrogativa Exclamativa Imperativa
Ex. O João comeu o bolo. Interrogativa Ex. Que horas são? Exclamativa Ex. Que fascinante é essa história! Imperativa Ex. Fecha a porta! EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

8 Funções sintácticas (i) [O Manuel] telefonou pelas nove horas.
(ii) [Quem não arrisca] não petisca. (iii) [Eu, o Manuel e a Maria] estudámos em Lisboa. Vou a Paris. Vende-se melões à beira da estrada. Anoiteceu de repente. O João e a Maria estudam nesta escola. A Joana está [cansada]. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

9 Funções sintácticas Predicado Complementos Ex.
(1) O João [pôs os livros na estante ontem]. (2) [Surprende-me] que a Teresa tenha mentido. (3) O João [está doente], infelizmente. (4) [É óptimo] que possas vir à festa. Complementos O João comeu [o bolo]. O Pedro deu uma prenda [ao pai]. O João foi [a Nova Iorque]. A baleia foi encontrada [por um pescador]. A Rita pôs [aí] o livro. A avó vive [aqui]. O João acha a Maria [bonita]. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

10 Funções sintácticas Modificador Predicativo Preposicional
Ex. O Pedro pediu um copo [com delicadeza]. Adverbial Ex. Foi [agora] que a Maria viu o Pedro? Frásico Ex. [A professora [que saiu]] ensina japonês. Predicativo do sujeito Ex. (i) O João é [professor de Matemática]. (ii) Os alunos estão [muito interessados]. (iii) A Joana ficou [na escola]. (iv) A minha casa é [aqui]. do complemento directo a) O João considera a Maria [uma óptima professora]. (b) João considera (que) [a Maria [é uma óptima professora] O João acha a Maria [bonita]. EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006

11 Funções sintácticas Vocativo (i) [Miguel], dás-me a bola?
(ii) [Ó Miguel], não me digas que te enganaste outra vez! EBICC Prof. Teresa Pombo – Abril 2006


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