A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Matemática em Portugal: Porque não fazemos melhor? Rui Loja Fernandes Dep. de Matemática Instituto Superior Técnico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Matemática em Portugal: Porque não fazemos melhor? Rui Loja Fernandes Dep. de Matemática Instituto Superior Técnico."— Transcrição da apresentação:

1 Matemática em Portugal: Porque não fazemos melhor? Rui Loja Fernandes Dep. de Matemática Instituto Superior Técnico

2 Matemática em Portugal As últimas décadas Meandros e nós Conjecturas e estratégias de resolução

3 Crescimento exponencial As últimas décadas Nº de doutorados X 8 Nº de Publicações no SCI x 10 I&D em Portugal e no mundo O tamanho dos círculos é proporcional ao valor da despesa em I&D em UPPC.

4 Ainda é preciso crescer…

5 … e a Matemática ? Não é o parente pobre! Contribuição de Portugal para o total de publicações científicas mundiais citadas no SCI ( ). Impacto relativo das publicações de Portugal por áreas científicas no SCI. ( ).

6 Atingimos um ponto de sela! É preciso perceber em que direcção seguir...

7 Meandros e Nós… Organização dos Depart. de Matemática Inbreeding Falta de tempo Ausência de incentivos Ensino de pós-graduação Sustentabilidade do sistema (Des)Organização do Sistema Universitário... é preciso desatar estes nós!

8 Organização dos Dep. de Matemática Liderança: Head vs Chairman of Department Política de contratações: não contratar assistentes contratar doutorados sem tenure não oferecer tenure a todos contratar indivíduos excepcionais Equilibrar áreas científicas: evitar formação de grupos reflectir peso relativo das áreas Estrutura do corpo docente (pirâmide invertida, % non-tenure e bolseiros) Organização medíocre é o primeiro passo para o insucesso !

9 Inbreeding Incrementar o peer review Alterar as regras dos concursos: Exigir cartas de recomendação Implementar job talks Publicitar correctamente concursos e a nível internacional Isolar os ditadores académicos Proibir a contratação de doutorados da mesma universidade, até 3 anos após doutoramento Mediocridade gera mediocridade !

10 Falta de Tempo Impôr ano lectivo de 9 meses Oferecer bolsas sabáticas para além das sabáticas Diminuir tempos lectivos Eliminar burocracias Investigação de qualidade requer tempo !

11 Ausência de Incentivos Diferenciar os créditos lectivos premiar os melhores penalizar os que nada fazem Promover mais rapidamente os melhores Premiar publicações excepcionais Criar distinção salarial Demasiada igualdade, pouca promoção da excelência !

12 Ensino de pós-graduação Curriculum obrigatório Exames de qualificação obrigatórios Estudantes de pós-graduação a tempo inteiro Impôr prazos Criar massa crítica de estudantes Não criar expectativas de contratação no final do programa Os alunos têm de ser melhores que os seus mestres !

13 Sustentabilidade Departamentos devem planear contratações: Ao longo do tempo Em áreas científicas % significativa de docentes sem tenure % significativa de bolseiros Criação de massas críticas. Nem todos devem: Oferecer programas de doutoramento Ser research institutions Organismo que não se renove, morre...

14 (Des)Organização do Sistema Universitário Palavras para quê? É um sistema português...

15 Matemática em Portugal: Porque não fazemos melhor? Não é só por causa do Sistema... Muito depende de nós!


Carregar ppt "Matemática em Portugal: Porque não fazemos melhor? Rui Loja Fernandes Dep. de Matemática Instituto Superior Técnico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google