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LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato Prof. Doutora Ana Rodrigues 2005-2006 PSICOPEDAGOGIA.

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1 LICENCIATURA EM REABILITAÇÃO PSICOMOTORA Prof. Doutor Pedro Morato Prof. Doutora Ana Rodrigues PSICOPEDAGOGIA

2 Resumo da Aula Os Percursores da Psicopedagogia; Algumas influência sócio-históricas para o desenvolvimento de uma educação nova; Pioneiros da Psicopedagogia: Rosseau, Pestallozzi e Froebel Primeiras experiências psicopedagógicas: Itard e Séguin Psicopedagogia

3 As primeiras experiências foram apenas empíricas, pois não estavam ainda lançadas as bases científico da medicina psíquica nos finais do século XVIII, Anteriormente e ainda nos primórdios do Século XVIII, tínhamos assistido a um movimento contra o despotismo da igreja encabeçado pelo filósofo Voltaire a que se deu o nome de Movimento Sensualista e que, entre outros aspectos, se baseava no princípio de que toda a aprendizagem tem como fundamento a a estimulação sensorial. Posteriormente surge o Movimento Naturalista, mais direccionado para questões humanistas e dando ênfase ao domínio das emoções. O principal protagonista deste movimento é Jean Jaques Rosseau Psicopedagogia

4 Rosseau ( ) - Suíço. Mestre de vários ofícios, escritor, ensaísta, político e músico. Sem mãe e abandonado precocemente pelo pai, educa-se a si próprio... Ciência da Criança - critica a educação autoritária e repressiva, colocando a criança como o principal centro da acção pedagógica Três grandes ideias-chave: A criança é um ser absolutamente distinto do adulto. A psicologia é uma auxiliar fundamental no conhecimento da criança e como tal na pedagogia. è fundamental dar atenção ás exigência da própria criança,. Estas devem ser colocadas acima de quaisquer questões políticas ou económicas. Émile - publicado em Psicopedagogia

5 Pestalozzi ( ) - Pedagogo Suíço. Considerado discípulo de Rosseau. Influenciado pelo Movimento Naturalísta. Primeira escola profissional para pobres ( ) Situação educacional vigente enquanto Pestalozzi introduzia as suas reformas educativas: A igreja controlava praticamente todas as escolas e não havia preocupações com a melhoria da qualidade; as classes privilegiadas desprezavam o povo, os professores não possuíam habilitação, existiam pouquíssimos edificios escolares e a ênfase educacional era dada à memória. A revolução suíça ocorrida em 1799 havia liberado a classe desfavorecida e, segundo Pestalozzi, somente a educação poderia contribuir para que o povo conservasse os direitos conquistados, isto é, só a educação poderia mudar a terrível condição de vida do povo. Psicopedagogia

6 Ideiais-chave: Uma educação válida está sempre dependente do conhecimento que se tem da maneira de ser da criança e da simpatia (empatia) que se estabelece com ela; A educação parte de dentro para fora e resulta das experiências passadas de cada um; O ambiente que rodeia a criança é determinante na formação da sua personalidade As percepções sensoriais formam a base da educação primária, não os processo de memória A educação deve ser o desenvolvimento harmoniosos das capacidades naturais, intelectuais, físicas e morais da criança. Psicopedagogia

7 Ideiais-chave: O desenvolvimento é orgânico, sendo que a criança se desenvolve por leis definidas; a evolução deve ser respeitada; Crença na educação como o meio supremo para o aperfeiçoamento individual e social. Fundamentação da educação no desenvolvimento orgânico mais que na transmissão de ideias memorizáveis Conceptualização de disciplina baseada na boa vontade recíproca e na cooperação entre aluno e professor. Introdução de novos recursos metodológicos Deu impulso à formação de professores e ao estudo da educação como uma ciência. Psicopedagogia

8 Froebel ( ) - Professor do Instituto Pestalozzi. Dedica-se a uma reforma educativa Ideiais-chave: A educação tem de ter uma ligação com a vida Coloca a criança no centro da acção educativa Devem seleccionar-se os interesses naturais da criança como conteúdos da educação Os métodos educativos devem estar baseados em actividades concretas Psicopedagogia

9 Alguns de seus postulados O educando tem que ser tratado de acordo com sua dignidade de filho de Deus, dentro de um clima de compreensão e liberdade; o educador é obrigado a respeitar o discípulo em toda sua integridade; o educador deve manifestar-se como um guia experimentado e amigo fiel que com mão flexível, mas firme, exija e oriente. Não é somente um guia, mas também sujeito ativo da educação: dá e recebe, orienta mas deixa em liberdade, é firme mas concede; o educador deve conhecer os diversos graus de desenvolvimento do homem para realizar sua tarefa com êxito, sendo três as fases de desenvolvimento: vão desde que o homem nasce até a adolescência. Psicopedagogia

10 Em 1837 Froebel abriu o primeiro jardim de infância, onde as crianças eram consideradas como plantinhas de um jardim, do qual o professor seria o jardineiro. A criança se expressaria através das actividades de percepção sensorial, da linguagem e do brincar. A linguagem oral se associaria à natureza e à vida. Psicopedagogia

11 Frobel foi um defensor do desenvolvimento genético. Para ele o desenvolvimento ocorre segundo as seguintes etapas: a infância, a meninice, a puberdade, a mocidade, a maturidade. Todas estas fases eram igualmente importantes. A educação da infância realiza-se através de três tipos de operações: a acção, o jogo o trabalho. Psicopedagogia

12 Froebel foi o primeiro educador a enfatizar o brinquedo, a actividade lúdica, a apreender o significado da família nas relações humanas. Idealizou recursos sistematizados para as crianças se expressarem : blocos de construção que eram utilizados pelas crianças nas suas actividades criadoras, papel, papelão, argila e serragem. O desenho e as actividades que envolvem o movimento e os ritmos eram muito importantes. Para a criança se conhecer, o primeiro passo seria chamar a atenção para os membros de seu próprio corpo, para depois chegar aos movimentos das partes do corpo. Valorizava também a utilização de histórias, mitos, lendas, contos de fadas e fábulas, assim como as excursões e o contacto com a natureza Psicopedagogia


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