A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

1 Ponteiros Ponteiros são variáveis que guardam localizações em memória. A declaração de uma variável ponteiro x para um dado tipo type é type *x; Essa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "1 Ponteiros Ponteiros são variáveis que guardam localizações em memória. A declaração de uma variável ponteiro x para um dado tipo type é type *x; Essa."— Transcrição da apresentação:

1 1 Ponteiros Ponteiros são variáveis que guardam localizações em memória. A declaração de uma variável ponteiro x para um dado tipo type é type *x; Essa declaração pode ser feita ao mesmo tempo que a de variáveis normais type *x, y, *z; declarando duas variáveis ponteiro (x e z) e uma variável normal (y).

2 2 Ponteiros Uma variável ponteiro tem, por sua vez, uma localização em memória. Logo podemos ter uma variável ponteiro que guarda a localização em memória da anterior. Ela é declarada como Uma variável ponteiro tem, por sua vez, uma localização em memória. Logo podemos ter uma variável ponteiro que guarda a localização em memória da anterior. Ela é declarada como type **w; que por sua vez tem uma localização em memória. Logo podemos ter uma variável ponteiro que guarda a localização em memória da anterior. Ela é declarada como type ***r; E assim por diante E assim por diante

3 3 Ponteiros Os ponteiros têm operações próprias que lhes estão associadas: & retorna o endereço em memória de uma variável; & retorna o endereço em memória de uma variável; * retorna o conteúdo de uma zona de memória. * retorna o conteúdo de uma zona de memória.Exemplo: #include #include int main(){ float x=10.; float x=10.; float *y=&x; /* ponteiro para x */ float *y=&x; /* ponteiro para x */ printf("Localizacao de x: %p;\tvalor na localizacao: %f\n", &x, *y); printf("Localizacao de x: %p;\tvalor na localizacao: %f\n", &x, *y); return 0; return 0;} O resultado é (na minha máquina): Localizacao de x: 0xbfbafea4;valor na localizacao:

4 4 Uma matriz em C é um vector de vectores ou seja, um vector de ponteiros, ou seja um ponteiro para ponteiro: Matrizes e ponteiros Matriz: type a[l][m]; type **p=a;

5 5 Strings Uma string é um vector de caracteres: Uma string é um vector de caracteres: Uma frase é um vector de strings ou seja, uma matriz de caracteres Uma frase é um vector de strings ou seja, uma matriz de caracteres TFCOM\0

6 6 Os argumentos de main A função main admite dois argumentos, um do tipo inteiro e outro do tipo matriz de char. Convenciona-se chamar (por tradição, porque a linguagem não obriga a isso) argc (de argument counter) e argv (de argument values). O primeiro contém o número de argumentos do programa incluindo o próprio nome do programa enquanto o segundo contém os argumentos propriamente ditos como strings.

7 7 Os argumentos de main Um caso concreto: logist r 1.6 x0 0.75


Carregar ppt "1 Ponteiros Ponteiros são variáveis que guardam localizações em memória. A declaração de uma variável ponteiro x para um dado tipo type é type *x; Essa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google