A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de 20145 de Junho de 20145 de Junho de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de 20145 de Junho de 20145 de Junho de."— Transcrição da apresentação:

1 International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de de Junho de de Junho de de Junho de de Junho de 2014 Performed by: Duarte Trindade & Ana Laginha Master Science in Engineering Policy and Technology Management

2 International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking Internacional Instrumento de comparação de desempenho e das condições de enquadramento decorrentes de políticas. Instrumento de comparação de desempenho e das condições de enquadramento decorrentes de políticas. Valor acrescentado: Aprendizagem mútua (mais que uma simples imitação ou avaliação) e determinação das melhores práticas. Valor acrescentado: Aprendizagem mútua (mais que uma simples imitação ou avaliação) e determinação das melhores práticas. Exercício abrangente com interdependência dos diferentes domínios políticos. Exercício abrangente com interdependência dos diferentes domínios políticos. Visão mais aprofundada das políticas e dos programas, tendo em vista os objectivos: eficiência, eficácia etc. Visão mais aprofundada das políticas e dos programas, tendo em vista os objectivos: eficiência, eficácia etc. Indicadores e informação (relevância, temas etc.) Indicadores e informação (relevância, temas etc.) Non- ranking estimula a competição e a acção política. Non- ranking estimula a competição e a acção política.

3 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking no Sector Privado Problemas fundamentais inerentes à comparação de rotinas e desempenho de empresas e organizações A observação descontextualizada de rotinas ou dos seus resultados não poderão ser alvo de comparação directa. A observação descontextualizada de rotinas ou dos seus resultados não poderão ser alvo de comparação directa. A selecção dos indicadores é um processo altamente político. A selecção dos indicadores é um processo altamente político. Os indicadores de comparabilidade poderão ser calculados usando diferentes assunções. Os indicadores de comparabilidade poderão ser calculados usando diferentes assunções.

4 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Benchmarking no Sector Público Aplicação relativamente recente da metodologia de Benchmarking ao sector público. Aplicação relativamente recente da metodologia de Benchmarking ao sector público. Diferenças substancias na aplicação desta metodologia. Sector Público vs Sector Privado Diferenças substancias na aplicação desta metodologia. Sector Público vs Sector Privado Apoio ao aperfeiçoamento da concepção e da concretização de políticas a todos os níveis (Regional, Nacional e Europeu) Apoio ao aperfeiçoamento da concepção e da concretização de políticas a todos os níveis (Regional, Nacional e Europeu) Abordagem top-down v.s. bottom-up Abordagem top-down v.s. bottom-up

5 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento Elementos a considerar nos Sistemas de Inovação A capacidade de aprendizagem dos indivíduos, organizações e regiões. A capacidade de aprendizagem dos indivíduos, organizações e regiões. Subsistema relativo ao desenvolvimento dos Recursos Humanos, que inclui: Subsistema relativo ao desenvolvimento dos Recursos Humanos, que inclui: - Educação formal e formação. - Dinâmica do mercado de trabalho. - Organizações de criação de conhecimento e aprendizagem dentro das empresas e das organizações. Um sector de prestação de serviços às empresas especializado na produção, recolha e venda de conhecimento está em crescimento rápido e em transformação (carácter). Um sector de prestação de serviços às empresas especializado na produção, recolha e venda de conhecimento está em crescimento rápido e em transformação (carácter).

6 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento Elementos a considerar nos Sistemas de Inovação Capital Social, que pode vir a tornar-se um factor escasso num futuro próximo. Capital Social, que pode vir a tornar-se um factor escasso num futuro próximo. - A Globalização enfraquece as comunidades tradicionais baseadas na nacionalidade, religião, classe, região e família. - Constitui um grande desafio para os governos encontrar modos de reproduzir e criar novas formas de Capital Social. - Os indicadores de igualdade social e do capital social deverão ser integrados no Benchmarking Internacional.

7 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento A schematic model of the NSI (National Systems of Innovation) benchmarking process Approaching a more systematic process of benchmarking innovation systems

8 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool A nova Economia do Conhecimento BM como ferramenta para a recomendação de política BM não incide apenas na comparação de dados quantitativos. BM não incide apenas na comparação de dados quantitativos. Centra-se na eficiência de um sistema, assim estimulando a reflexão e apoiando a aprendizagem: Centra-se na eficiência de um sistema, assim estimulando a reflexão e apoiando a aprendizagem: - ao nível Internacional - ao nível Nacional É importante evitar um enfoque limitado em variáveis individuais e incluir indicadores de desempenho referentes à dinâmica económica e a questões de distribuição. É importante evitar um enfoque limitado em variáveis individuais e incluir indicadores de desempenho referentes à dinâmica económica e a questões de distribuição. BM deverá ter em consideração as condições sistémicas da economia. BM deverá ter em consideração as condições sistémicas da economia.

9 Master Science in Engineering Policy and Technology Management International Benchmarking as a Policy Learning Tool Questões para debate Que políticas deveriam ser adoptadas para aumentar e melhorar o investimento privado em IDT? Que políticas deveriam ser adoptadas para aumentar e melhorar o investimento privado em IDT? Deveremos comparar-nos com países com economias similares? Riscos e benefícios dessa comparação Deveremos comparar-nos com países com economias similares? Riscos e benefícios dessa comparação Como poderá lidar o BM com as grandes diferenças sociais, económicas e culturais entre diferentes países? Como poderá lidar o BM com as grandes diferenças sociais, económicas e culturais entre diferentes países? …….? …….?


Carregar ppt "International Benchmarking as a Policy Learning Tool Apresentação P olíticas de C iência e T ecnologia 5 de Junho de 20145 de Junho de 20145 de Junho de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google