A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina."— Transcrição da apresentação:

1 André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina de Laboratórios de Informática IV Ano Lectivo de 2009/10

2 Recordar o nosso caso de estudo ECOS Server ECOS Mobile ECOS Control System Especificação da Base de Dados Conclusão

3

4 O nosso cliente, ANP (Agência de Noticias Portuguesa), contratou-nos para que desenvolvamos uma aplicação de seu nome ECOS com o intuito de promover as notícias sobre economia e tudo o que esteja relacionado. A agência ANP pretende assim obter um site dedicado à economia, que permita com que as novidades cheguem às pessoas que pretendem estas mesmas informações tais como, economistas, accionistas, jornalistas, ou simples interessados como todos nós. A razão para o desenvolvimento de uma aplicação dedicada à economia, está directamente relacionado com a cada vez maior preocupação na economia em geral. O projecto ECOS tem como objectivo informar os leitores sobre os últimos acontecimentos no mundo da economia. De forma a fornecer um serviço de qualidade e manter os utilizadores devidamente actualizados, serão criadas três aplicações distintas: o ECOS Mobile, ECOS Control System e o ECOS Server. O ECOS Server será a aplicação que fornecerá os serviços aos vários utilizadores, e responsável pelo armazenamento e acesso aos vários dados disponibilizados pela aplicação (e.g., conteúdo das notícias, dados dos utilizadores, localização e identificação de imagens e vídeos multimédia). ECOS Control System consiste numa aplicação disponível tanto para fazer a gestão do sistema, como para publicar novo conteúdo. O ECOS Mobile é uma aplicação que terá o objectivo de fornecer notícias e conteúdos disponíveis no Web Site que poderão ser acedidos através de qualquer telemóvel Windows Mobile de forma simples e rápida.

5

6 Camada de InterfaceCamada de NegócioCamada de Dados ECOS SERVER Responsável por fornecer o Web Site ao utilizador Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Encontra-se apenas disponível no ECOS Server e será responsável por todos as operações feitas com a base de dados do sistema. É nesta base de dados que será guardada toda a informação relativa aos utilizadores e conteúdo do Web Site. ECOS MOBILE Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Responsável por fazer pedidos e respectiva obtenção de resultados do Web Service fornecido pelo ECOS Server. - ECOS CONTROL SYSTEM Responsável pela interacção entre o utilizador e a interface de cada uma das aplicações Responsável por fazer pedidos e respectiva obtenção de resultados do Web Service fornecido pelo ECOS Server. -

7 Utilizador Anónimo (Visitante): Um visitante, ou utilizador não registado, poderá apenas consultar o Web Site do ECOS, podendo visualizar as várias notícias disponíveis, a cotação da bolsa, subscrever RSS e registar-se no sistema ECOS. Utilizador Registado: Uma vez registado, o utilizador poderá autenticar-se no nosso Web Site através da introdução do nome de utilizador e palavra-chave atribuídos aquando da criação da conta. Este tipo de utilizador, terá acesso a todo o conteúdo disponibilizado aos Visitantes, assim como poderá publicar comentários nas várias notícias publicadas, e ainda terá a possibilidade de transferir o ECOS Mobile. Moderador: O moderador, é a entidade responsável por fazer a moderação do Web Site, pelo que, além de ter acesso a todo o conteúdo disponível para os utilizadores registados, poderá ainda eliminar comentários publicados por estes que sejam considerados impróprios para visualização dos outros utilizadores. Jornalista: O jornalista será responsável pela publicação de notícias no Web Site, de maneira a garantir o fornecimento de informação actual e relevante aos utilizadores. A publicação de notícias será feita através do ECOS Control System. Administrador: É o utilizador que pode fazer a gestão de qualquer conteúdo disponibilizado pela aplicação, sejam notícias ou mesmo utilizadores registados. Este terá acesso à aplicação ECOS Control System, através da qual poderá consultar dados estatísticos relativos à página Web, eliminar e editar notícias, imagens, vídeos, utilizadores.

8

9

10

11 Autenticação Actores: Utilizador não autenticado, utilizador registado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador, não autenticado, preenche os campos de nome de utilizar, palavra-chave. O utilizador pode limpar a introdução dos dados inúmeras vezes e reintroduzir novos dados antes de seleccionar o botão Login para confirmar. O Sistema lê os dados e verifica se são validos. O sistema aceita a autenticação e o caso de utilização termina. Cenário Alternativo 1 (Dados Incorrectos): Se o utilizador introduzir os dados errados, é indicado ao utilizador para introduzir os dados correctamente. Efectuar Registo de Utilizador: Actores: Utilizador não autenticado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador, não autenticado, selecciona o botão Registar. O sistema pede ao utilizador os dados necessários como o nome de utilizador, correio electrónico e palavra-chave. O utilizador pode limpar a introdução dos dados inúmeras vezes e reintroduzir novos dados antes de seleccionar o botão Submeter para confirmar. O Sistema lê os dados e verifica se são validos. O sistema aceita o registo e o caso de utilização termina. Cenário Alternativo 1 (Dados Incorrectos): Se o utilizador introduzir os dados já utilizados noutras contas, é indicado ao utilizador para introduzir novos dados.

12

13 Mapa EconómicoGestão de Subscrições Actores: Utilizador não autenticado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador acede ao Mapa Económico. O sistema recolhe os dados de todos os índices recolhidos e calcula se o valor da bolsa de cada um dos continentes está a baixar ou a subir. Dependendo do valor, cada continente terá uma cor mais clara ou mais escura que a cor base. O sistema gera o gráfico respectivo. Actores: Utilizador registado. Cenário Principal: O caso de utilização inicia-se quando o utilizador acede à Gestão de subscrições. O sistema apresenta a lista de categorias de notícias presentes no sistema. O utilizador pode subscrever ou acabar com a subscrição de cada uma das categorias através da activação ou desactivação destas. O utilizador carrega em guardar alterações e o sistema actualiza as subscrições do utilizador.

14

15

16

17

18

19 Efectuar Login Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O sistema encontra-se disponível. Pós-condição: O utilizador é autenticado no sistema. Cenário Principal: Uma vez aberta a aplicação ECOS Mobile, é apresentado um ecrã ao utilizador onde é pedido que se identifique. Para se identificar, o cliente preenche os campos nome de utilizador e palavra-chave. Preenchidos os campos, o cliente carrega no botão Autenticar para confirmar. O sistema lê os campos preenchidos e verifica se é válido. Uma vez verificado que os dados introduzidos estão correctos, o utilizador pode aceder ao sistema e termina o caso de utilização. Cenário Alternativo 1: Se os dados introduzidos estiverem incorrectos o sistema volta ao ecrã de autenticação.

20 Ver lista de categorias subscritas: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com todas as categorias a que o utilizador está subscrito. Cenário Principal: Depois de estar autenticado o utilizador carrega na opção, o sistema carrega as categorias subscritas pelo utilizador. Cenário Alternativo 1: Caso não haja categorias marcadas como subscritas, o sistema apresentará uma mensagem ao utilizador a avisar de que a lista está vazia e voltará para o menu principal. Ver lista de notícias: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com as últimas notícias da categoria previamente seleccionada pelo utilizador. Cenário Principal: Depois de o utilizador ter seleccionado uma das categorias a que este se encontra subscrito, o sistema carrega as últimas notícias pertencentes a essa categoria e gera uma lista de notícia. Ver publicação: Actores: Utilizador Registado. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o conteúdo da notícia. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias pertencentes a uma categoria a que este se subscreveu. O sistema mostra ao utilizador toda a informação da notícia respectiva.

21

22

23

24

25 Publicar notícia Actores: Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: A notícia é publicada no Web Site. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias e escolhe a opção publicar nova notícia. O sistema mostra um formulário através do qual o utilizador terá de preencher todos os campos existentes e carrega em guardar. O sistema publica a nova notícia. Cenário Alternativo 1: O utilizador carrega no botão cancelar. O sistema descarta as alterações feitas. Eliminar notícia Actores: Administrador, Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: A notícia é removida do sistema. Cenário Principal: O utilizador encontra-se a visualizar a lista de notícias publicadas e carrega na opção eliminar ao lado de uma das notícias. O sistema elimina do sistema a notícia respectiva. Ver lista de notícias Actores: Administrador, Jornalista. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra uma lista com todas as notícias registadas no sistema. Cenário Principal: O utilizador selecciona a opção gestão de notícias. O sistema carrega os dados da base de dados e mostra a lista de notícias. Cenário Alternativo 1: Caso não haja notícias registadas no sistema, o sistema apresentará uma mensagem ao utilizador e voltará para o menu principal.

26

27 Consultar número de visitas diárias Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número de visitas feitas por dia desde que foi feito o primeiro registo e gera o gráfico correspondente. Consultar lista de notícias mais visualizadas Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número visualizações por notícia e gera o gráfico correspondente que será mostrado ao utilizador. Consultar número de notícias publicadas por categoria Actores: Administrador. Pré-condição: O utilizador está autenticado. Pós-condição: O sistema mostra o gráfico estatístico ao utilizador. Cenário Principal: O sistema calcula o número de notícias publicado por categoria existentes na base de dados e gera o gráfico correspondente que será mostrado ao utilizador.

28

29

30

31

32

33

34

35

36

37

38 Tabela Notícia ID_NOTICIA: Código da notícia. CATEG: Categoria a que a notícia pertence. TITULO: Título da notícia. RESUMO: Resumo da notícia. VIDEO: vídeo associado à noticia. TEXTO: Texto da notícia. VISITAS: Número de visitas feitas à notícia. DATA: Data de publicação da notícia. Tabela Cotacao ID_INDICE: Código da empresa a que pertence uma cotação. DATA: Data em que foi tirada a cotação, identifica a cotação. TRADE: Valor total em obtido durante o dia. CHANGE: % do aumento/diminuição dos valores relativamente ao dia anterior. HIGH: Valor máximo da cotação. LOW: Valor mínimo da cotação. ID_COTACAO: código de uma cotação. Tabela Notícia_Imagem ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_IMAGEM: Código da imagem. Tabela User_Noticia_ classificacao ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_USER: Código do utilizador. CLASSIFICACAO: Classificação dada pelo utilizador. Tabela User ID_USER: Código do utilizador. USERNAME: Username do utilizador. PASSWORD: Palavra chave do utilizador. Endereço electrónico do utilizador. TIPOUSER: Tipo de utilizador. DATA_REG: Data de registo do utilizador. SUBCATEG1: Subscrição activa/inactiva da categoria 1. SUBCATEG2: Subscrição activa/inactiva da categoria 2. SUBCATEG3: Subscrição activa/inactiva da categoria 3. Tabela Imagem IMAGEM: Imagem. ID_IMAGEM: Código da imagem. DESCRICAO: Descrição da imagem. Tabela Indice ID_INDICE: Código da empresa cotada. NOME: Nome da empresa. SIMB: Símbolo que identifica a empresa. ID_PAIS: País a que a empresa pertence. DATA: Data em que a empresa foi adicionada ao sistema. Tabela Relatorio ID_REL: Código do relatório. DATA: Data em que o relatório foi escrito. DESCRICAO: Descrição do relatório. Tabela Pais ID_PAIS: código de um país Nome: nome do país Tabela User_Noticia_ Comentario ID_NOTICIA: Código da notícia. ID_USER: Código do utilizador. ID_COMENTARIO: Código do comentário DATA: data do comentário COMENTARIO: texto do comentário.

39

40 Depois de feitos os requisitos e especificado bem como irá funcionar a aplicação passaremos à construção do dito software tendo sempre em conta as características apresentadas ao cliente que iria ter a aplicação; O facto de usarmos ASP.NET e não estarmos muito à vontade nesse ambiente pode levar-nos a mudar algumas coisas que especificámos; Devido à enorme sobrecarga de alguns elementos do grupo com outras cadeiras e ao facto do grupo ser pequeno tivemos algumas dificuldades em cumprir os prazos mas com esforço conseguimos e pensamos que até está bem especificada a aplicação.

41


Carregar ppt "André Freitas, Luís Silva, Ricardo Oliveira Universidade do Minho Conselho de Cursos de Engenharia Licenciatura em Engenharia Informática 3ºAno Disciplina."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google