A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV FERRAMENTAS CASE GRUPO 13 Ana Sampaio Hugo Frade Miguel Costa Tiago Abreu 54740 54750 54746 54772.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV FERRAMENTAS CASE GRUPO 13 Ana Sampaio Hugo Frade Miguel Costa Tiago Abreu 54740 54750 54746 54772."— Transcrição da apresentação:

1 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV FERRAMENTAS CASE GRUPO 13 Ana Sampaio Hugo Frade Miguel Costa Tiago Abreu

2 Conteúdos Laboratórios de Informática IV 2 O que é uma Ferramenta CASE? Quais as vantagens e desvantagens do uso de uma Ferramenta CASE? Arquitectura de Ferramentas CASE Categorias de Ferramentas CASE: Upper-CASE Lower-CASE I-CASE Exemplos de Ferramentas CASE Ferramentas CASE nas empresas Conclusões

3 A sigla CASE designa Computer-Aided Software Engineering. É uma ferramenta automatizada, cujo objectivo é auxiliar um projecto de desenvolvimento de um Software, nas suas diversas etapas. Abrange todas ferramentas que auxiliam actividades de engenharia de software, desde análise de requisitos e modelagem, até à fase de implementação e testes. Ferramenta CASE | O que é ? 3 Laboratórios de Informática IV

4 Ferramentas CASE Laboratórios de Informática IV 4 As ferramentas CASE automatizam uma grande variedade de tarefas: Geração de documentação Testes Engenharia Reversa Geração de código Geração de Relatórios … Um dos componentes indispensáveis de uma ferramenta CASE é a modelagem visual, ou seja, a possibilidade de representar, através de modelos gráficos, o que está a ser definido. No nosso caso, essa representação será através da UML.

5 Ferramentas CASE: Vantagens Laboratórios de Informática IV 5 Vantagens do uso de ferramentas CASE: Qualidade no produto final. Productividade. Ajudar a gerir o tempo para tomar decisões. Menor quantidade de códigos de programação. Facilidade em rever, alterar e melhorar componentes do software.

6 Ferramentas CASE: Desvantagens Laboratórios de Informática IV 6 Desvantagens do uso de ferramentas CASE: Incompatibilidade de ferramentas. Preparação prévia para utilização.

7 Arquitectura de Ferramentas CASE Laboratórios de Informática IV 7 A arquitectura típica das ferramentas CASE é constituída por um conjunto de aplicações/componentes, suportados por um repositório integrado, como se representa na seguinte figura: Arquitectura genérica das ferramentas CASE (retirado do livro UML - Metodologias e Ferramentas CASE)

8 Categorias de Ferramentas CASE Laboratórios de Informática IV 8 Cada ferramenta é classificada de acordo com a função que desempenha: Front End ou Upper CASE: ferramentas centradas nas etapas iniciais de criação dos sistemas: as fases de planeamento, análise e projecção do programa/aplicação. Back End ou Lower CASE: ferramentas centradas na codificação, testes, e manutenção da aplicação. I-CASE ou Integrated CASE: ferramentas que abrangem todo o ciclo de vida do software, desde os requisitos do sistema até o controle final da qualidade (união de Upper e Lower CASE).

9 Exemplos de Ferramentas CASE Laboratórios de Informática IV 9 FuncionalidadeFerramentas Controlo de Versão CVS, Subversion, Git Gestão de Projectos Microsoft Project, dotProject, Xplanner Edição Notepad++, Jbuilder, Eclipe, NetBeans Prototipagem PageMaker, NetBeans, JBuilder, Delphi, Visual Basic Suporte à Programação Compiladores – JDK Bases de Dados – MySQL, SQL Server, Oracle Testes – Junit Geração de Código Velocity, Transformica, Unitech CodeFSW, JEE Spider Documentação Editores de texto – Microsoft Word, OpenOffice Geradores de documentos – Javadoc

10 Ferramentas CASE nas empresas Laboratórios de Informática IV 10 O mercado de desenvolvimento de software está a crescer a cada dia, levando as empresas do sector a procurarem alternativas que sirvam como diferencial competitivo: utilização de Ferramentas CASE recursos que podem minimizar o tempo de desenvolvimento de um software, mantendo o alto nível de qualidade. A utilização de Ferramentas CASE nas empresas baseia-se nas seguintes razões: aumento da produtividade; melhor qualidade; melhor capacidade de gestão; grande facilidade de manutenção; diminuição de custos.

11 Conclusões Laboratórios de Informática IV 11 As Ferramentas CASE constituem uma boa solução para o desenvolvimento de software. Um dos grandes desafios que esta tecnologia deve superar é a integração com outras ferramentas, para que se possa estabelecer um ambiente CASE integrado. Uma ferramenta CASE trás vários benefícios ao desenvolvimento de software, como aceleração do ciclo de desenvolvimento e sistemas com maior qualidade, levando a um maior grau de satisfação do cliente.

12 LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV FERRAMENTAS CASE GRUPO 13 Ana Sampaio Hugo Frade Miguel Costa Tiago Abreu


Carregar ppt "LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA IV FERRAMENTAS CASE GRUPO 13 Ana Sampaio Hugo Frade Miguel Costa Tiago Abreu 54740 54750 54746 54772."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google