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APRENDIZAGEM E REAPRENDIZAGEM NAS EMPRESAS GESTÃO DO CONHECIMENTO.

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Apresentação em tema: "APRENDIZAGEM E REAPRENDIZAGEM NAS EMPRESAS GESTÃO DO CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 APRENDIZAGEM E REAPRENDIZAGEM NAS EMPRESAS GESTÃO DO CONHECIMENTO

2 ÍNDICE Tipos de conhecimento; Conhecimento explicito; Conhecimento inerte; Conhecimento tácito; Memória organizacional; Individual frames of reference Cultura organizacional Conclusões Bibliografia Questões & Sugestões

3 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito Facilmente reconhecido pelo indivuduo Facil de expressar ou de ser articulado mais aprendido a nivél individual

4 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito (de dificil aquisição e representação)

5 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito base para qualquer decisão Documentação (manuais, relatórios, paginas web) O principal factor que impede a aprendizagem e a tranferencia de conhecimento é a existencia de conhecimento prévio Lyndon, 1989

6 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento inerte O conhecimento explicito ao nivel organizacional é encontrado numa forma estatica, isto é, este conhecimento é documentado e pode ser encontrado em processos, procedimentos e protocolos de uma organização indicar que esta informação pode ser capturada, guardada e partilhada pelos membros da organização

7 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento inerte o conhecimento explicito influencia a aprendizagem e desaprendizagem ao nivel individual, então o conhecimento inerte influencia também a aprendizagem e desaprendizagem organizacional

8 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito termo utilizado para informação que não facilmente explicavel ou documentavel. conhecimento com ricas dimensoes tacitas é transferido informalmente atraves de processos de socialização e internacionalização, Swap, Leonard, Shields and Abram (2001) é adquirido e acumulado ao longo do tempo através da experiencia pessoal de cada individuo

9 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito Outro autor (Thorndike 1914, as cited in Vincent & Ross 2001) diz mesmo que aqueles que adquiriram determinado conhecimento e o usam durante um longo periodo de tempo, estão fortemente ligados a esse conhecimento e comportam-se de acordo com o mesmo Este facto torna-se um obstaculo ao processo de desaprendizagem

10 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito Competências dos RH Experiências profissionais Heurísticas associadas ao conhecimento procedimental Conhecimento adquirido através da experiência de trabalho Motivações pessoais / grupos de trabalho

11 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL terem os meios para reter e transmitir informação dos antigos para os futuros membros, Stein (1995) tem implicações relacionadas directamente com aprendizagem e desaprendizagem Levitt and March (1988) definem memoria organizacional como a forma que as organizações codificam, guardam e transmitem as lições da historia

12 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL compreende tanto os esquemas (elementos intangiveis) como os procedimentos operacionais padrao (elementos tangiveis). Repositório de conhecimento organizacional Uma memória organizacional tem por objectivo recolher, preservar e disseminar de uma forma sistemática os recursos de conhecimento da organização

13 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Motivações para a construção de Memórias Organizacionais Evitar a perda de capital intelectual quando um especialista deixa a empresa Explorar e reutilizar a experiência adquirida nos projectos passados para evitar a repetição de erros Melhorar a circulação e comunicação da informação na organização Integrar o saber fazer de diferentes partes da organização Melhorar o processo de aprendizagem individual e organizacional

14 QUADROS DE REFERENCIA INDIVIDUAIS valores que guiam e ditam as atitudes e comportamento do individuo aquilo que nós percebemos ou não percebemos é produndamente influenciado pelos quadros de referencia Reconhecer a existencia destes quadros de referencia ajuda na implementação de uma alteração pessoal, aprendizagem ou desaprendizagem

15 QUADROS DE REFERENCIA INDIVIDUAIS potencial de inflenciar a desaprendizagem individual A desaprendizagem abre caminho a novas respostas e quadros mentais (Hedberg 1981).

16 CULTURA ORGANIZACIONAL

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21 CONCLUSÕES Embora a aquisição de conhecimento seja fundamental para a organização, é tão ou mais importante conseguir manter o conhecimento adquirido e evoluir no sentido de saber quando se deve discartar conhecimento antigo.

22 BIBLIOGRAFIA Bulgarelli, W. (1993). Sociedades comerciais (5 ed.). São Paulo: Atlas. Denny, A. E. (2001). Ética e Sociedade. Capivari: Opinião. Lamy Filho, A., & Pedreira, J. L. (1992). A Lei das S. A. Rio de Janeiro: Renovar. Martins, I. G. (1999). Ética no Direito e na Economia. São Paulo: Pioneira. Moreira, J. M. (1999). A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira. Ourives, O. (s.d.). Ética Empresarial. INPG.

23 QUESTÕES & SUGESTÕES Apresentãção elaborada por: Fábio Dias Marco Pereira Tiago Curado


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