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APRENDIZAGEM E REAPRENDIZAGEM NAS EMPRESAS GESTÃO DO CONHECIMENTO 1.

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1 APRENDIZAGEM E REAPRENDIZAGEM NAS EMPRESAS GESTÃO DO CONHECIMENTO 1

2 ÍNDICE Tipos de conhecimento; Conhecimento explicito; Conhecimento inerte; Conhecimento tácito; Memória organizacional; Quadros de referencia individuais Cultura organizacional Conclusões Bibliografia Questões & Sugestões 2

3 DEFINIÇÃO DE CONHECIMENTO Mistura fluída da experiência condensada, valores, informação contextual; Estrutura para a avaliação e incorporação de novas experiências e informações. 3

4 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito Facilmente reconhecido; Fácil de expressar ou de ser articulado; Documentação (manuais, relatórios, paginas web); 4

5 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento explícito Nível individual; base para qualquer decisão; O principal factor que impede a aprendizagem e a tranferencia de conhecimento é a existencia de conhecimento prévio Lyndon,

6 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito Informação não facilmente explicavel ou documentavel; Adquirido e acumulado ao longo do tempo através da experiencia pessoal de cada individuo 6

7 TIPOS DE CONHECIMENTO Conhecimento tácito Experiências profissionais Motivações pessoais / grupos de trabalho Conhecimento com ricas dimensoes tacitas é transferido informalmente atraves de processos de socialização e internacionalização, Swap, Leonard, Shields e Abram (2001) 7

8 TIPOS DE CONHECIMENTO 8

9 Conhecimento inerte Semelhante ao conhecimento explícito; Nível organizacional. 9

10 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL terem os meios para reter e transmitir informação dos antigos para os futuros membros, Stein (1995) tem implicações relacionadas directamente com aprendizagem e desaprendizagem Levitt and March (1988) definem memoria organizacional como a forma que as organizações codificam, guardam e transmitem as lições da historia 10

11 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL compreende tanto os esquemas (elementos intangiveis) como os procedimentos operacionais padrao (elementos tangiveis). Repositório de conhecimento organizacional Uma memória organizacional tem por objectivo recolher, preservar e disseminar de uma forma sistemática os recursos de conhecimento da organização 11

12 MEMÓRIA ORGANIZACIONAL Motivações para a construção de Memórias Organizacionais Evitar a perda de capital intelectual quando um especialista deixa a empresa Explorar e reutilizar a experiência adquirida nos projectos passados para evitar a repetição de erros Melhorar a circulação e comunicação da informação na organização Integrar o saber fazer de diferentes partes da organização Melhorar o processo de aprendizagem individual e organizacional 12

13 QUADROS DE REFERENCIA INDIVIDUAIS valores que guiam e ditam as atitudes e comportamento do individuo aquilo que nós percebemos ou não percebemos é produndamente influenciado pelos quadros de referencia Reconhecer a existencia destes quadros de referencia ajuda na implementação de uma alteração pessoal, aprendizagem ou desaprendizagem 13

14 QUADROS DE REFERENCIA INDIVIDUAIS potencial de inflenciar a desaprendizagem individual A desaprendizagem abre caminho a novas respostas e quadros mentais (Hedberg 1981). 14

15 CULTURA ORGANIZACIONAL 15

16 CULTURA ORGANIZACIONAL 16

17 CULTURA ORGANIZACIONAL 17

18 CULTURA ORGANIZACIONAL 18

19 CULTURA ORGANIZACIONAL 19

20 CONCLUSÕES Embora a aquisição de conhecimento seja fundamental para a organização, é tão ou mais importante conseguir manter o conhecimento adquirido e evoluir no sentido de saber quando se deve discartar conhecimento antigo. 20

21 BIBLIOGRAFIA Bulgarelli, W. (1993). Sociedades comerciais (5 ed.). São Paulo: Atlas. Denny, A. E. (2001). Ética e Sociedade. Capivari: Opinião. Lamy Filho, A., & Pedreira, J. L. (1992). A Lei das S. A. Rio de Janeiro: Renovar. Martins, I. G. (1999). Ética no Direito e na Economia. São Paulo: Pioneira. Moreira, J. M. (1999). A Ética Empresarial no Brasil. São Paulo: Pioneira. Ourives, O. (s.d.). Ética Empresarial. INPG. 21

22 QUESTÕES & SUGESTÕES Apresentãção elaborada por: Fábio Dias Marco Pereira Tiago Curado


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