A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Frederico Augusto. Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Frederico Augusto. Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho,"— Transcrição da apresentação:

1 Frederico Augusto

2

3 Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho, passamos a valorizar: Indivíduos e interação entre eles mais que processos e ferramentas Software em funcionamento mais que documentação abrangente Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos Responder a mudanças mais que seguir um plano Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita, valorizamos mais os itens à esquerda.

4

5 Gastar energia em tarefas que não agregam valor nenhum ao cliente realmente é perda de tempo e dinheiro; Prioridades e atividades devem ser claras.

6

7 A prioridade é satisfazer o cliente, entregando o mais rápido possível e de forma contínua software que tenha valor; Requisitos mutantes são bem vindos, mesmo no final do desenvolvimento. Os processos ágeis podem ser usados a favor de mudanças que tragam vantagem competitiva para o cliente; É importante entregar software funcionando freqüentemente, mensalmente, quinzenalmente ou, se possível, toda semana; Clientes e desenvolvedores devem trabalhar juntos diariamente num projeto; Projetos devem ser feitos por indivíduos motivados. Os indivíduos precisam da confiança de que seu trabalho será realizado. Eles devem ter suas necessidades atendidas e trabalhar num ambiente adequado;

8 Conversa face-a-face é SEMPRE a melhor forma de comunicação; Software funcionando é a primeira medida de progresso; O processo ágil torna o desenvolvimento sustentável. Patrocinadores, desenvolvedores e usuários devem manter a paz indefinidamente; Atenção constante à excelência técnica e bom design aumenta a agilidade; A chave é SIMPLICIDADE: minimizar a quantidade de trabalho desnecessário; As melhores arquiteturas, requisitos e design surgem de equipes auto-organizadas; A equipe reflete como se tornar mais eficiente, ajustando seu comportamento para atingir esse objetivo.

9 Scrum é um processo iterativo e incremental de gerenciamento de projetos ágeis; Entre suas principais características está a entrega de produtos de software totalmente funcionais em períodos curtos e pré- determinados;

10 O termo SCRUM deriva do jogo de Rugby, onde as duas equipes disputam a posse de bola e toda a equipe esta comprometida no evento.

11 A idéia principal do SCRUM é manter o foco na entrega que represente maior valor de negócio, no menor tempo possível; As necessidades de negócio do cliente determinam as prioridades da equipe SCRUM; As equipes se auto-organizam para definir a melhor maneira de entregar as funcionalidades de maior prioridade.

12

13 Dentre os valores do Scrum podemos citar: Transparência; Auto-organização; Comprometimento; Entregas representativas para o cliente; Comunicação...

14 Responsabilidade Compartilhada; Mais comunicação; Aumento da Qualidade; Disseminação do Conhecimento; Satisfação dos stakeholders…

15 Desenvolvimento de Software não Gera as mesmas saídas para as mesmas entradas

16 Bom, e o que Scrum faz então?

17

18 Sprint Planning Sprint Review Sprint Retrospective Visão do Produto

19 Papéis Product OwnerScrum MasterTime Cerimônias Planejamento da Sprint Reunião DiáriaRevisão da Sprint Retrospectiva da Sprint Artefatos Product BacklogSprint BacklogGráfico Burndown

20 Product Owner Definir a Visão do Produto Elaborar e manter o Product Backlog; Definir a prioridade e ROI; Representar o cliente; Aceitar ou rejeitar os entregáveis. SCRUM Master Ser um líder (servidor); Remover impedimentos; Proteger a equipe; Ajudar o PO (com Product Backlog); Ser o facilitador da equipe; Garantir as práticas SCRUM. Equipe SCRUM Fazer estimativa; Definir as tarefas; Desenvolver o produto; Garantir a qualidade do produto; Apresentar o produto ao cliente; Equipe: auto-gerenciável e multifuncional.

21

22 Participam PO, Scrum Master e Equipe Parte 1 : Entendimento dos requisitos e Definir a prioridade e itens que farão parte do SPRINT; Parte 2 : Sem a necessidade do PO a equipe realiza o planejamento tático para o desenvolvimento das tarefas.

23 Participam Equipe e Scrum Master O que eu fiz ontem ? O que irei fazer hoje ? Algum impedimento ?

24 Participam PO, Equipe, Scrum Master e convidados ; Reunião para demonstração resultado do Sprint; Informar ao PO todos os impedimentos;

25 Participam Equipe e Scrum Master Equipe se reúne para verificar o que deu certo e errado no SPRINT; O time identifica oportunidades de melhoria para a equipe e para empresa; A equipe formaliza as lições aprendidas e realiza os ajustes necessários para a próxima iteração; Não é permitido Power Point…

26 O Backlog do Produto é uma lista de itens priorizados que contém todas as funcionalidades que são desejadas para o produto. Todos os requisitos que precisam ser realizados para a finalização do projeto. Para gerenciar o Product Backlog é necessário que todos os itens estejam identificados, estimados pela equipe e priorizados pelo PO.

27

28

29 Fazer Em Andamento Feito Não PlanejadoImpedimentos

30 O gráfico Burndown representa o trabalho restante sobre o tempo planejado; Atualização diária, qualquer atraso ou antecipação vista imediatamente; Como um Projeto atrasa?

31

32 Os números menores refletem bem algo realmente possível de realizar; Os número maiores não são relatos muito claros, difíceis de estimar; Estes devem ser transformados em relatos menores para facilitar a realização;

33

34 ABU SAMRA,Nelson. Blog do Abu. Blog do Abu : SCRUM ApostilaDeApoio v2.1 Scrum Experience [O Tutorial SCRUM] v16 SCRUM, experience-o-tutorial-scrum.html experience-o-tutorial-scrum.html Manifesto Ágil: Acesso em :04/03/2010http://agilemanifesto.org/ SCRUM. SCRUM in Five Minutes. Disponível em:. Acesso em: 11/03/10.

35


Carregar ppt "Frederico Augusto. Estamos descobrindo maneiras melhores de desenvolver software fazendo-o nós mesmos e ajudando outros a fazê-lo. Através desse trabalho,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google